5 motivos para fazer seguro de terceiros

Veja 5 motivos pelos quais fazer o seguro somente de terceiros!

Quando falamos em “seguro de automóvel” todos pensam no seguro compreensivo, mais popularmente conhecido como seguro “total”. A grandíssima maioria das pessoas não sabe que diversas coberturas dentro do seguro compreensivo podem ser contratadas separadamente em um seguro simplificado. É o caso da cobertura de terceiros sobre a qual falaremos hoje.

A cobertura de terceiros faz parte do seguro compreensivo, mas também pode ser contratada separadamente num seguro somente de terceiros. Esta modalidade especial tem diversas vantagens e é extremamente indicada para veículos cujo modelo não tem aceitação no seguro total, ou condutores cujo perfil de alto risco torna o preço do seguro total inviável.

Confira abaixo as 5 principais vantagens do seguro somente de terceiros e aproveite para pedir sua cotação! :D

Cotação Seguro Terceiros - 2

#1 Proteção contra terceiros e suas seguradoras

Como o próprio nome já diz, o seguro somente de terceiros tem foco na proteção contra danos causados pelo veículo segurado a outras pessoas. Esse dano pode ser de ordem material, por exemplo quando colidimos acidentalmente contra outro carro ou o muro de uma casa; ou de ordem corporal, em atropelamento de pedestres ou ciclistas ou vítimas em outros veículos, causando despesas médico-hospitalares e até invalidez ou morte.

Vítima tem direitos: O causador tem responsabilidade civil pelos danos causados. Por conta disso a vítima tem o direito de cobrar do causador a restituição desses prejuízos tanto de ordem material quanto corporal. Isso significa que, qualquer motorista por mais habilidoso que seja, está sujeito a ter que pagar o conserto ou indenização integral de um carro se acidentalmente causar uma colisão. Nos casos de danos corporais os prejuízos podem ser ainda maiores, se a vítima sofrer danos graves. Por isso o seguro de terceiros é indispensável, pois não apenas garantirá que o causador cumprirá com seu dever de ressarcir a vítima, como ainda lhe poupará de um prejuízo que seria muito maior se não tivesse o seguro. Afinal, vale mais a pena gastar 600 reais (simulação) num seguro de terceiros do que 20.000 no conserto do carro de outra pessoa.

Seguradora também tem direitos: Muita gente pensa “Mas a vítima pode acionar o seguro dela e eu não terei que pagar nada”. Não é bem assim. Conforme explicamos neste vídeo, quando o seguro cobre o conserto ou indenização integral do carro do segurado e fica constatado que ele foi vítima, a seguradora pode ir atrás do causador para solicitar a restituição do valor que foi coberto pelo seguro. Isso ocorre pois os direitos da vítima passam à seguradora por sub-rogação. Então mesmo nos casos em que a vítima tem seguro, o causador não fica livre da cobrança dos prejuízos causados.

#2 É barato

Que o seguro de terceiros é indispensável, todo mundo já entendeu. Mas quanto custo isso?

Fico feliz em dizer: é barato!

Como o seguro somente de terceiros trata-se de um seguro simplificado focado em uma única cobertura, sua taxação é menor e seu preço mais acessível do que o seguro compreensivo.

Por isso quem não consegue pagar um seguro total, a melhor alternativa sempre é ter ao menos o seguro de terceiros.

#3 Tem assistência 24h

Apesar de o seguro de terceiros não ter cobertura para o próprio veículo segurado, ele garante assistência 24h para ele. Ela conta com guincho, chaveiro, assistência para pane elétrica ou pane seca e mais.

Assim como a proteção contra terceiros, ter uma assistência de guincho é indispensável para qualquer motorista. Nunca sabemos quando iremos precisar e o serviço de guincho particular em alguns casos pode sair mais caro do que o seguro de terceiros como um todo.

#4 Não tem perfil de risco

Trabalhamos com seguro de terceiros com e sem perfil de risco.  A modalidade mais procurada é a sem perfil de risco, que tem aceitação somente para veículos automotores particulares de uso particular ou comercial (exceto táxi e Uber). Na modalidade sem perfil de risco a grande vantagem está na taxação mais acessível e na contratação pouco burocrática. Além disso, não requer vistoria prévia, com contratação imediata e sem burocracia.

Para caminhões e motos é necessário perfil de risco. Nesta modalidade a vistoria prévia pode ser solicitada.

#5 Ampla aceitação de veículos

Por fim, o seguro de terceiros tem ainda a grande vantagem de ter ampla aceitação de veículos antigos, blindados, off road e muito mais.

Isso torna este produto acessível a praticamente todo público, independente do tipo de carro.

Cotação Seguro Terceiros

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *