5 motivos para fazer seguro de terceiros

Veja 5 motivos pelos quais fazer o seguro somente de terceiros!

Quando falamos em “seguro de automóvel” todos pensam no seguro compreensivo, mais popularmente conhecido como seguro “total”. A grandíssima maioria das pessoas não sabe que diversas coberturas dentro do seguro compreensivo podem ser contratadas separadamente em um seguro simplificado. É o caso da cobertura de terceiros sobre a qual falaremos hoje.

A cobertura de terceiros faz parte do seguro compreensivo, mas também pode ser contratada separadamente num seguro somente de terceiros. Esta modalidade especial tem diversas vantagens e é extremamente indicada para veículos cujo modelo não tem aceitação no seguro total, ou condutores cujo perfil de alto risco torna o preço do seguro total inviável.

Confira abaixo as 5 principais vantagens do seguro somente de terceiros e aproveite para pedir sua cotação! :D

Cotação Seguro Terceiros – 2

#1 Proteção contra terceiros e suas seguradoras

Como o próprio nome já diz, o seguro somente de terceiros tem foco na proteção contra danos causados pelo veículo segurado a outras pessoas. Esse dano pode ser de ordem material, por exemplo quando colidimos acidentalmente contra outro carro ou o muro de uma casa; ou de ordem corporal, em atropelamento de pedestres ou ciclistas ou vítimas em outros veículos, causando despesas médico-hospitalares e até invalidez ou morte.

Vítima tem direitos: O causador tem responsabilidade civil pelos danos causados. Por conta disso a vítima tem o direito de cobrar do causador a restituição desses prejuízos tanto de ordem material quanto corporal. Isso significa que, qualquer motorista por mais habilidoso que seja, está sujeito a ter que pagar o conserto ou indenização integral de um carro se acidentalmente causar uma colisão. Nos casos de danos corporais os prejuízos podem ser ainda maiores, se a vítima sofrer danos graves. Por isso o seguro de terceiros é indispensável, pois não apenas garantirá que o causador cumprirá com seu dever de ressarcir a vítima, como ainda lhe poupará de um prejuízo que seria muito maior se não tivesse o seguro. Afinal, vale mais a pena gastar 600 reais (simulação) num seguro de terceiros do que 20.000 no conserto do carro de outra pessoa.

Seguradora também tem direitos: Muita gente pensa “Mas a vítima pode acionar o seguro dela e eu não terei que pagar nada”. Não é bem assim. Conforme explicamos neste vídeo, quando o seguro cobre o conserto ou indenização integral do carro do segurado e fica constatado que ele foi vítima, a seguradora pode ir atrás do causador para solicitar a restituição do valor que foi coberto pelo seguro. Isso ocorre pois os direitos da vítima passam à seguradora por sub-rogação. Então mesmo nos casos em que a vítima tem seguro, o causador não fica livre da cobrança dos prejuízos causados.

#2 É barato

Que o seguro de terceiros é indispensável, todo mundo já entendeu. Mas quanto custo isso?

Fico feliz em dizer: é barato!

Como o seguro somente de terceiros trata-se de um seguro simplificado focado em uma única cobertura, sua taxação é menor e seu preço mais acessível do que o seguro compreensivo.

Por isso quem não consegue pagar um seguro total, a melhor alternativa sempre é ter ao menos o seguro de terceiros.

#3 Tem assistência 24h

Apesar de o seguro de terceiros não ter cobertura para o próprio veículo segurado, ele garante assistência 24h para ele. Ela conta com guincho, chaveiro, assistência para pane elétrica ou pane seca e mais.

Assim como a proteção contra terceiros, ter uma assistência de guincho é indispensável para qualquer motorista. Nunca sabemos quando iremos precisar e o serviço de guincho particular em alguns casos pode sair mais caro do que o seguro de terceiros como um todo.

#4 Não tem perfil de risco

Trabalhamos com seguro de terceiros com e sem perfil de risco.  A modalidade mais procurada é a sem perfil de risco, que tem aceitação somente para veículos automotores particulares de uso particular ou comercial (exceto táxi e Uber). Na modalidade sem perfil de risco a grande vantagem está na taxação mais acessível e na contratação pouco burocrática. Além disso, não requer vistoria prévia, com contratação imediata e sem burocracia.

Para caminhões e motos é necessário perfil de risco. Nesta modalidade a vistoria prévia pode ser solicitada.

#5 Ampla aceitação de veículos

Por fim, o seguro de terceiros tem ainda a grande vantagem de ter ampla aceitação de veículos antigos, blindados, off road e muito mais.

Isso torna este produto acessível a praticamente todo público, independente do tipo de carro.

Cotação Seguro Terceiros

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *