ABC do consórcio: o que é, para que serve e como surgiu

ABC do consórcio - o que é e como surgiuConfira o ABC do consórcio imobiliário e do consórcio de carro: o que é, para que serve, como surgiu e muito mais!

Texto de Tarciza Dalcol,
sócia-proprietária da Muquirana Seguros Online

Sonhos que solteiros e casados têm – ter um carro, uma casa, um prédio comercial próprio e algo mais que o dinheiro ainda não pode comprar, não é verdade? Financiar sonhos como esses também pode ser uma receita desgastada quando se observa a alta dos juros nas prestações que acompanham os novos patamares de inflação. Tantas demandas por cuidar, tantas necessidades para se atingir aquele padrão de vida melhor, nem sempre cabem no orçamento já apertado com outras despesas, sejam elas pessoas, familiares ou dos negócios, não é mesmo?

Vem aquela sensação de que toda aquela “empolgação” para mudar de vida nunca vai se concretizar, certo? ERRADO! O consórcio imobiliário e o consórcio de carro estão aí para provar o contrário. Dá até para acreditar e até ter fé de receber “uma bolada” e resolver o problema em menos tempo que num financiamento.

Conheça melhor sobre a história destes tipos de consórcio que tem tudo para “emplacar”, neste e nos próximos posts aqui da Muquirana Seguros!

Afinal…
O que é o Consórcio?

Consórcio é a reunião de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado, promovida pela Administradora, com a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição do bem, por meio de contribuições mensais.

Qual a finalidade do consórcio?

O consórcio possibilita às pessoas físicas e jurídicas, a aquisição de bens duráveis, ao menor juros possível, a partir da composição de um fundo comum que centraliza os recursos dos vários participantes formado mediante contribuições mensais, administrado por especialistas e que realiza sorteios regulares que irão contemplar todos os participantes do grupo progressivamente, até o final do período de contribuição previsto no plano.

Como surgiu o Consórcio no Brasil?

Em 1962, a alta concentração de renda da economia e a ausência de mecanismos de financiamento, determinaram um cenário econômico que restringiu a demanda por produtos do setor de bens de consumo duráveis em nosso país.

A retração nas taxas de crescimento do país e a aceleração inflacionária naquela época (coincidência, né?), faziam com que a população não tivesse como absorver alguns produtos que começavam a ser fabricados por aqui, como o automóvel. O consórcio surge nesse contexto, como uma “saída” para o consumo de bens duráveis.

Como o consórcio foi sendo organizado em nosso país?

A ideia das contribuições mensais para a aquisição de bens duráveis através do consórcio deu tão certo que, com o crescimento da procura em 1967, foi criada a ABAC (Associação Brasileira de Administração de Consórcio), empresa pioneira que passou a atuar junto às administradoras, a fim de organizar o moralizar o segmento.

Em 1972, visando estruturar a administração do segmento consorcias, a Secretaria da Receita Federal passou a controlar as administradoras de consórcio sendo que atualmente, é o Banco Central que regulamenta a contribuição e condução dos grupos de consórcios, por meio de normas que as administradoras devem respeitar.

Qual lei dispõe sobre o consórcio?

A Lei 11.795/08 é relativamente recente. Criada em outubro de 2008,  dispõe pelo funcionamento desse sistema desde 6 de fevereiro de 2009 quando passou a vigorar.

Conceitos-chave do consórcio

Agora que você já sabe o que e como surgiu o consórcio, é importante conferir alguns conceitos-chave sobre esse produto financeiro. Confira neste post “Consórcio: conceitos-chave para entender seu funcionamento” (clique para ler!) e fique afiado!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Uma resposta para ABC do consórcio: o que é, para que serve e como surgiu

  1. Pingback:Consórcio: conceitos-chave para entender como funciona | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *