Por que Azul é primeira a lançar seguro auto popular?

por-que-azul-e-primeira-a-lancar-seguro-popularA Azul Seguros, do grupo Porto Seguro, é a primeira seguradora a lançar o seguro auto popular: confira novidade! 

Depois de tanta espera pelos consumidores e corretores de seguros, finalmente uma seguradora tomou a frente e lançou o seguro popular! No post de hoje observaremos os principais determinantes para que a Azul fosse a pioneira neste novo mercado. Faremos uma breve análise de como a relação da Azul com o Grupo Porto Seguro somada à criação de um novo modelo de negócios com a Renova Ecopeças foram peças chaves para que a azulzinha saísse a frente.

A comercialização do seguro popular iniciará em São Paulo (capital) e região metropolitana de SP. Se você está nessa região e deseja fazer uma cotação, clique abaixo e avise nossas vendedoras que deseja conhecer a opção do seguro auto popular.

Cotação Seguro Carro – 2

Seguro Popular X Seguro Tradicional

No vídeo abaixo explicamos em linhas gerais o que é o seguro popular e suas diferenças com relação ao seguro tradicional. Enquanto que no seguro “tradicional” é obrigatório o uso de peças novas e originais, no seguro popular é permitido o uso de peças usadas e recondicionadas desde que dentro dos critérios da Lei do Desmanche. [Maiores detalhes em: “5 diferenças entre seguro popular e seguro tradicional”]

O foco desta mudança está em baratear o seguro de veículos de modelos acima de 05 anos, cujo custo de reposição de peças originais é alto e acaba se refletindo no preço do seguro. Esse barateamento do seguro para modelos mais antigos tornará o seguro um serviço de proteção contra riscos mais acessível a uma população antes excluída, ampliando a frota segurada brasileira. [Veja mais em “Seguro popular: vantagens desta novidade”]

Ponto nº 1:
Azul Seguros como canal de popularização da Porto Seguro

Fazer parte do Grupo Porto Seguro foi o primeiro ponto que jogou a favor da Azul para ser pioneira no lançamento do seguro popular. Adquirida em 2004, a Azul seguros passou a fazer parte do Grupo que em 2008 se expandiria ainda mais com a aquisição da Itaú Auto+RE.

Fazer parte do Grupo Porto tem um grande peso no mercado de seguros automotivos brasileiro. A Porto Seguro é uma das empresas mais inovadoras do mercado segurador, com forte apelo de inovação dentro do próprio seguro de automóvel e ampla diversificação em outros setores (como alarmes e monitoramento, consórcios, financiamentos, telefonia móvel, cartão de crédito, serviços residenciais etc.). Essa ampla expertise em inovar e diversificar certamente foram determinantes para que o Grupo tomasse a frente no seguro auto popular, conseguindo desenhar um produto adequado dentro da Azul, antes de qualquer outra seguradora.

Mas, por que lançar o seguro popular na Azul e não na Porto?

É reconhecido entre os profissionais do mercado que a Azul é como uma “segunda linha” da Porto, no sentido de prover um seguro com pacotes de assistência e benefícios mais enxutos que do seguro auto da Porto. Assim, antes mesmo do lançamento do seguro popular, o Grupo Porto Seguro já tinha uma fórmula para viabilizar a contratação do seguro de automóvel tanto por consumidores que tem maior foco em preço (Seguro Auto Azul) quanto nos que buscam maiores benefícios (Seguro Auto Porto).

O lançamento do seguro auto popular dentro da Azul aproveita esta tendência de popularização via preço que já vinha sendo explorada há alguns anos pelo Grupo Porto Seguro por meio da Azul. Nesse sentido, podemos dizer que o primeiro ponto que fez da Azul a pioneira no seguro popular foi já ser, anteriormente, a linha popular da Porto Seguro.

Contudo, não bastava isso. A criação do seguro popular requereu inovação em nível mais complexo do que mera “economia de escopo” – a nosso ver, exigiu a criação de um novo modelo de negócios também no mercado de peças automotivas, como veremos a seguir.

Ponto nº 2
Renova Ecopeças como novo modelo de negócios
no mercado de peças usadas

Se o foco do seguro popular é baixar preços pelo uso de peças usadas, é essencial que haja cuidado com a procedência e qualidade dessas peças para não prejudicar o consumidor. Exatamente por conta disso a viabilização do seguro auto popular dependeu fundamentalmente da Lei 12.997/14, mais conhecida como “Lei do Desmanche”.

A Lei do Desmanche regulamenta o mercado legal de peças usadas no Brasil, criando critérios de qualidade vinculados ao INMETRO e amplo controle de rastreabilidade, para conhecer desde a origem até a destinação das peças. A Lei tem como principal intuito o combate ao roubo e furto de veículos, por meio da regulamentação dos desmanches e consequente combate ao mercado negro de peças automotivas. Essa regulamentação do setor vem estimulando a criação de novos modelos de negócio no mercado de peças usadas. O Grupo Porto Seguro, atento a este movimento, mais uma vez se colocou à frente, com a empresa de desmanche legal chamada Renova Ecopeças.

Aqui chegamos ao ponto nº 2 determinante para que a Azul fosse a primeira no seguro popular. Antes do lançamento do seguro em si, o Grupo Porto Seguro já vinha trabalhando fortemente na criação da Renova Ecopeças, uma empresa de desmanche legal com foco ambientalmente sustentável.

Ao criar a Renova Ecopeças e torná-lo um modelo eficiente de negócio, o Grupo Porto Seguro conseguiu criar uma fonte de peças usadas de procedência confiável e estritamente regulada. Se por meio da Azul o Grupo já tinha o conhecimento de como comercializar o seguro de automóvel em canais populares, com a Renova Ecopeças eles passaram a dominar também tecnologias e processos de reaproveitamento sustentável e seguro de peças usadas. Assim o Grupo tem não apenas o canal para comercialização do seguro popular, como tem também os recursos para atender os sinistros de perda parcial com reposição de peças adequadas e de confiança.

Início em São Paulo e Região Metropolitana SP

Como atualmente as operações da Renova Ecopeças concentram-se em São Paulo capital e região metropolitana de SP, o seguro auto popular Azul será comercializado inicialmente somente nesta região. A companhia ainda não se pronunciou quando expandirá para outras localidades, mas tudo indica que o fará conforme expandir a Renova Ecopeças e outros desmanches legais forem se estabelecendo e se adequando à Lei dos Desmanche à nível nacional.

Vamos observar e torcer pelo crescimento desta nova modalidade de seguro de automóvel :)

Enquanto isso, se você é de São Paulo, aproveite e peça sua cotação com a gente!

Como funciona o seguro popular Azul?

Se você quer conhecer como funciona o seguro popular Azul, leia este post: “Seguro Popular Azul: como funciona? Com opiniões”.

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

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