Bateram no meu carro antigo. Como seguro de terceiros indenizará?

“Bateram no meu carro antigo e não há peças para o conserto. O que o seguro do causador fará?” Confira resposta!

Recebemos a seguinte dúvida de nosso visitante Thiago:

“Olá! Uma mulher bateu no meu carro, ela assumiu a culpa. O meu carro é antigo e não há peças para conserto. A seguradora pagará como perda total? Se sim, irá pagar com base na Fipe? Mas o valor é inferior ao que realmente vale em mercado. Como faço?”

Confira nossa resposta:

Thiago, boa tarde! Tudo bom?

Como você está entrando como terceiro no sinistro, nestes casos a recomendação é primeiramente aguardar a análise da seguradora para checar qual será a proposta dela.

Quando o veículo é antigo e não há peças novas e originais disponíveis no mercado, geralmente a seguradora propõe um dos dois caminhos: 1) a perda total do veículo com indenização integral; ou 2) o conserto do carro, de modo que o seguro arca com parte dos custos e o proprietário se responsabiliza por providenciar as peças, podendo neste caso buscar peças recondicionadas.

Se ela propuser o caminho (1) da perda total, como o senhor é terceiro não há clúausla contratual que a obrigue pagar a indenização integral com base na Tabela FIPE. Por conta disso a companhia poderá propor o pagamento da indenização com base na Tabela FIPE ou então com base em uma pesquisa do valor médio de veículos equivalentes ao modelo do seu em sua região.

Se o senhor não estiver de acordo com o valor proposta, recomendamos fazer um levantamento de 03 orçamentos de veículo equivalente ao seu (inclusive em estado de conservação e uso) para fazer uma contra-proposta. Será necessário buscar um acordo com a seguradora. Não sendo possível chegar a um senso comum, a recomendação é levar o caso às Pequenas Causas ou recorrer judicialmente com a instrução de um advogado.

Por fim, se a proposta feita pela seguradora for pelo caminho (2), do conserto do veículo, recomendamos negociar o valor do conserto com a seguradora, levando em conta que ele será menor que o valor que seria pago em caso de indenização integral. É comum, neste caminho, a seguradora solicitar ao terceiro que assine uma carta na qual ela afirma estra de acordo com o procedimento e se responsabilizar pela aquisição das peças, isentando a seguradora de responsabilidade tendo em vista não serem peças novas e originais com garantia de fábrica.

Esperamos que estas informações ajudem! :)

O seguro auto roubo tem boa aceitação e preços acessíveis para veículos antigos. Aproveite e peça uma cotação!

Cotação Seguro Roubo Carro – 2

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

2 Responses to Bateram no meu carro antigo. Como seguro de terceiros indenizará?

  1. Shirley Chisté diz:

    Oi, obrigada por ajudar respondendo.
    Bateram no meu carro(ano 1999), pintaram somente a parte afetada, dando diferença entre os brancos, o meu carro está encardido, porém o seguro da pessoa que me atingiu não cobriu pintar o carro todo. Isto está correto eu posso aceitar pegar meu carro com a parte do parachoque branco neve e o restante do carro branco amarelado?
    Como faço neste caso?

    • Jessica diz:

      Shirley, boa tarde!

      O seguro cobre somente os reparos (inclusive pintura) dos itens e áreas danificados pelo motorista segurado. Para área não afetadas no sinistro, não há cobertura de reparo ou pintura, ficando a encargo do proprietário a manutenção.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *