Bateram no meu carro e ele desvalorizou. Quem processar?

“Bateram no meu carro e depois de consertar, ele desvalorizou… De quem é o prejuízo: meu, da oficina, da seguradora?” Veja resposta aqui!

Nossa visitante Simone nos enviou a seguinte dúvida:

“Tive um sinistro de uma colisão traseira onde um caminhão bateu no meu carro pois perdeu o freio na praça de pedágio. A [seguradora] consertou meu carro em uma oficina [concessionária] porem agora na venda do veiculo as concessionarias me pedem uma avaliação do veiculo em empresa especializada e o mesmo é reprovado portanto meu carro ficou desvalorizado ele é novo ano 2013 e não conseguirei usar o mesmo na troca por um okm. Posso acionar a seguradora e a concessionaria na justiça? Obrigada”

Confira nossa resposta a esta dúvida:

Simone, boa noite!

O primeiro passo é verificar se a oficina concessionária de sua escolha é credenciada da seguradora que cobriu seu veículo.

Se a oficina for credenciada da seguradora então a garantia do serviço é tanto da oficina quanto da seguradora. Se a oficina não for credenciada, a garantia do serviço é somente da própria oficina. Geralmente oficina concessionárias não são credenciadas, mas é importante checar o seu caso específico para ver se não trata de uma exceção.

Se o carro está sendo reprovado em vistoria de segurança, então é seu direito apresentar este laudo à oficina (e  à seguradora, se a oficina for credenciada) e solicitar que o serviço seja refeito até que o veículo seja entregue em perfeito estado de segurança. Caso não concordem em refazer o serviço mesmo com a apresentação do laudo será necessário buscar instrução de um advogado para entrar com uma ação contra a oficina (e seguradora, se for o caso).

Por outro lado, se o carro está sendo aprovado nas vistorias de segurança e o único ônus é a desvalorização em razão da colisão, infelizmente não é possível cobrar este prejuízo nem da oficina nem da seguradora. Perdas decorrentes de desvalorização financeira ou depreciação não são cobertas pelo seguro de automóvel e também fogem ao escopo de responsabilidade das oficinas. Neste caso, o que recomendamos é que procure mensurar o tamanho dessa perda financeira e procure inicialmente negociar com o causador do acidente. Não havendo acordo, a única forma será tentar ser ressarcida por esse prejuízo na Justiça.

Espero ter ajudado.

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Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
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4 Responses to Bateram no meu carro e ele desvalorizou. Quem processar?

  1. Adriana Gomes diz:

    Bom dia!
    Um rapaz de 12 anos bateu no meu carro, o mesmo está conduzindo uma moto. Tive alguns danos no meu veículo como amassados e arranhões nas portas do lado esquerdo e no retrovisor esquerdo também. A mãe do responsável se propôs a pagar o meu prejuízo porém foi a mesma que escolheu a oficina para tal reparo. O dono da oficina já mexeu no carro duas vezes e o serviço não fica bom, irei retornar pela terceira, caso não fique como deveria ser o que eu faço?

  2. Jessica diz:

    Jessica,
    Sobre a dica acima, caso a vitima consiga um laudo da concessionaria descrevendo que o veiculo desvalorizou em função da batida, a vitima pode ingressar com uma ação contra a seguradora e o causador, o juiz irá considerar como uma perda material e a seguradora será obrigada a indenizar dentro da cobertura de danos materiais (respeitando os limites contratados). Tenho alguns casos deste tipo com exito na justiça.

    • Jessica diz:

      Jessica, boa tarde!

      Muito interessante! Desconhecia essa informação.
      Como se trata de situação determinada pelo juiz, traves de processos jurídicos, não está previsto nas Condições Gerais e por isso não sabíamos dessa possibilidade.

      Obrigada por compartilhar está informação conosco!! :)

      Abraços!

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

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