Bônus no seguro de automóvel: posso transferir?

BONUS NO SEGURO DE AUTOMOVEL - POSSO TRANSFERIR PARA OUTRA PESSOADescubra se é possível transferir o bônus do seguro de automóvel para outras pessoas!

O bônus é muito importante para ajudar a melhorar o preço do seguro de automóvel. Quando você renova seu seguro sem ter tido sinistro durante a vigência, você ganha uma classe de bônus que servirá de desconto. Exatamente por essa razão, uma pergunta bastante recorrente é se é possível transferir o bônus do seguro de automóvel para outra pessoa.

Leia também:
“Como funciona o bônus no seguro de carro?”
“Meu bônus subiu mas o preço do seguro também: por quê?”

Cotação Seguro Carro - 2

Neste artigo você descobre a resposta! Confira e escreva suas dúvidas nos comentários.

Bônus do seguro pode ser transferido…
mas não para qualquer pessoa

Algumas seguradoras aceitam fazer transferência direta do bônus do seguro de automóvel, mas desde que a transferência ocorra entre pessoas com alguma das seguintes relações:

  • cônjuges: marido e mulher casados ou em união estável há mais de 2 anos registrada em cartório.
  • pais e filhos.

Outras situações como transferência de bônus entre irmãos, avós e netos etc., não costumam ter aceitação, sendo necessário consultar caso a caso.

Qual o procedimento para transferir bônus do seguro de automóvel?

Nos casos de seguro de automóvel em que a transferência de bônus é permitida pela seguradora, o procedimento é bastante simples. Será necessário enviar uma carta à seguradora solicitando a transferência, junto a cópia dos documentos que comprovem a relação de marido e mulher (por exemplo, documentos pessoais dos cônjuges junto à certidão de casamento) ou pai e filho (por exemplo, documentos pessoais dos pais e filhos junto à certidão de nascimento).

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

37 Responses to Bônus no seguro de automóvel: posso transferir?

  1. Marcelo Dantas diz:

    Bom dia Jessica, Posso transferir o seguro de minha moto para o meu carro e ainda aproveitar o bônus?

    • Jessica diz:

      Marcelo, boa noite!

      É necessário verificar as regras de aceitação das seguradoras de seu interesse.
      No geral, nas seguradoras com aceitação para este procedimento é possível aproveitar os bônus descontando 02 classes. Mas é necessário confirmar caso a caso durante as cotações.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/yx53w16XnbY

      Atenciosamente,

  2. EDILBERTO SANTIAGO OLIVEIRA diz:

    Bom dia Jessica, trabalho em uma concessionaria toyota em Fortaleza, fiz um seguro de um cliente, que o bonus era no nome da esposa e o carro foi faturado no nome do conjuge, a segurado enviou uma carta informando que não foi aceito a transferencia dos bonus devido o conjuge não ser o condutor principal, isso procede, existe essa regra???
    Edilberto

    • Jessica diz:

      Edilberto, bom dia!

      Cada seguradora pode definir suas próprias regras de bônus, por isso oriento a solicitar as Condições Gerais e Manual de Operação da seguradora em questão para verificar as regras.

      Algumas seguradoras estão transitando para essa nova regra: Bradesco, Sul América e Sompo, por exemplo, colocam essa exigência de que exista vínculo e que o beneficiário dos bônus conste anteriormente como principal condutor. Irei atualizar essas informações no post acima, pois são mais recentes do que quando escrevi.

      Outras seguradoras como Porto, Azul e Itaú trabalham com autorização de transferência de bônus entre cônjuges, pais e filhos, empresa e sócios, sem restrições com relação a ser ou não principal condutor anteriormente. Geralmente essa exigência do principal condutor existe quando o vínculo não é direto e ocorre falecimento do antigo segurado: por exemplo neto e avô, no qual o avô falece e os bônus são transferidos diretamente ao neto, mas ele já constava como principal condutor.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

  3. Fernando diz:

    Outra dúvida… Eu tentei cancelar o seguro da minha esposa na Bradesco Seguros e constatei que o valor de reembolso é bem abaixo do que foi pago integralmente, veja só:
    Em 22/08/16 renovamos o seguro no valor total de R$ 1786,44, pagamento integral a vista.
    Hoje, 27/10/16, para cancelar o seguro receberíamos apenas R$ 1.164,00, no meu conhecimento os descontos são bem acima dos poucos 2 meses de uso. Esse Call Center deles não soube me responder quais eram os valores e taxas que são descontados no cancelamento, eles trabalham apenas com um “sistema” parecem um robô. Você acha certo esse desconto? Você tem alguma informação a respeito?
    Muito Obrigado..

  4. Fernando diz:

    Olá Jessica, muito bom o seu site..

    Minha dúvida: Até ontem (26/10) eu estava com um carro segurado no Itau, vendi o carro e agora pretendo transferir minha classe de bonus para a minha esposa que já possui um seguro vigente na Bradesco Seguros. Acabei de ligar para o atendimento deles, que é um Call Center, e me informaram que eles não aceitam essa transação de outras seguradoras, só aceitariam a transferencia se fosse da mesma seguradora. Isso é correto? Existe alguma forma de eu brigar pelo os meus direitos?
    Obrigado!

    • Jessica diz:

      Fernando, bom dia!

      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado :D

      Infelizmente não há uma norma da SUSEP que estipule um padrão sobre essas regras, de modo que as regras de transferência de bônus cabem a cada seguradora. A Bradesco é uma das poucas que trabalha com esta regra mais engessada, não permitindo a transferência de outras companhias.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  5. tadeu martins diz:

    Boa noite minha dúvida e a seguinte:
    O carro esta no nome da minha esposa e vou colocar o seguro no nome do meu pai porque ele tem um seguro antigo e vai vender o carro, sendo assim vou usar o bônus dele e eu serei o principal condutor .
    Isso pode ser feito ?
    Grato

    • Jessica diz:

      Tadeu, bom dia!

      Primeiramente, convido o senhor a pedir uma cotação deste seguro com a gente ;)
      Para pedir uma cotação sem compromisso clique aqui:http://muquiranaseguros.com.br/

      O proprietário e o segurado não precisam ser a mesma pessoa, por isso mesmo o carro estando em nome de sua esposa, o seguro poderá ficar no nome de seu pai.

      Posteriormente, se desejarem que o seguro fique no nome do senhor ou de sua esposa (o que não é obrigatório), será necessário fazer uma carta de transferência de titularidade e de bônus. Essa transferência só pode ser feita entre pais e filhos, cônjuges, e sócios e empresas. Por isso em princípio será necessário transferir para o seu nome e somente depois poderá ser transferido para sua esposa.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  6. Wilson alves dos santos diz:

    Bom dia vou tranferir o bônus 9 da minha esposa pra mim, mas a apolice dela vencera daqui um mes e 4 dias, vai para bônus 10, tenho que esperar todo esse tempo ou da pra transferir com o bônus 10 antes, desde ja muito obrigado

    • Jessica diz:

      Wilson, bom dia!

      Na renovação do seguro o senhor poderá fazer as cotações e proposta em seu nome. Após a transmissão da proposta a seguradora solicitará a seu corretor o envio de carta de transferência de titularidade e bônus + comprovante de vinculo com o segurado anterior (no seu caso, cópia da certidão de casamento).

      Quando for renovar o seguro, aproveite para fazer uma cotação com a gente :)
      Se já quiser preencher o questionário, podemos ir cotando pro senhor: Clique aqui!

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  7. Edson diz:

    Tenho um carro com bônus 10, se eu comprasse mais um carro, conseguiria transferir parte do bonus para esse novo veículo, Exemplo transferindo 5 bônus para o outro, e o carro atual mantendo com 5 ?

  8. Tajima diz:

    Posso transferir meu bônus se trocar de seguradora e corretora? Grato

    • Jessica diz:

      Tajima, bom dia!

      Na renovação você pode mudar de seguradora ou corretora sem perder bônus. Para isso basta não ter ocorrido sinistro durante a vigência da apólice.

      Também respondemos esta questão em um de nossos vídeos do YouTube. É a pergunta n° 10 se não me engano. Da uma olhadinha lá :)
      Assista aqui: https://youtu.be/KB2_YQPImuE

      Atenciosamente,

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *