Carro em nome de outra pessoa: como fazer seguro APP para Uber?

carro em nome de outra pessoa - como fazer seguro app para uberVeja como fazer o seguro APP para Uber no caso de você ser o motorista e o carro estar em nome de outra pessoa.

Recebemos a dúvida abaixo de nosso visitante Carlos Ricardo:

“Tô colocando meu carro na uber mais o veículo não está no meu nome. Como devo contratar esse serviço sem o carro estar no meu nome?”

Vamos à resposta!

Olá Carlos, tudo bom?

Sua pergunta é muito importante e pode ajudar muito outros usuários do aplicativo Uber, por isso fizemos este post especialmente para respondê-lo.

Como o senhor já sabe, o Uber exige do motorista parceiro a contratação de um seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) com cobertura mínima de R$50.000,00 por passageiro.

É importante observar as regras da seguradora sobre a contratação deste seguro a fim de garantir a cobertura e proteção dos passageiros e motorista. No seguro APP com o qual trabalhamos na Muquirana Seguros Online, a seguradora determina que a proposta deve ser feita em nome do proprietário que consta no DUT do veículo e não do motorista.

Isso não impede que o carro seja dirigido por outros motoristas habilitados, pois o seguro APP não possui perfil de risco e portanto não vincula o risco e um “motorista principal”. A cobertura está estritamente vinculada ao veículo segurado. Isso significa que, apesar de o seguro estar no nome do proprietário, a cobertura é garantida para todo motorista e passageiro desde que estejam dentro do carro que consta na apólice.

Portanto, confira sempre com atenção os dados do veículo na proposta do seguro APP: o modelo, placa, chassi, ano e número de passageiros devem obrigatoriamente ser iguais ao que consta no documento do carro.

Em resumo, no seguro APP de nossa seguradora parceira tem as seguintes regras:

  • O seguro tem que ser feito em nome do proprietário do veículo;
  • Desde que estejam dentro do veículo que consta na apólice, a cobertura é garantida para qualquer motorista ou passageiro (observada a limitação de idade de 14 anos, sobre a qual falamos neste outro post)
  • O motorista tem sempre que ser devidamente habilitado.
  • Dados do veículo na proposta de seguro APP: placa, chassi, ano, modelo e número de passageiros devem estar de acordo com o que consta no DUT.

Outros posts sobre o assunto podem ser interessantes para o senhor: “Seguro APP: Principais dúvidas e respostas [VÍDEO]”“Cobertura APP pode ser contratada sozinha?” e

Espero que essas informações ajudem!

Aproveite e peça sua cotação de seguro de passageiros conosco. É fácil de contratar e o preço é bastante acessível.

Cotação Seguro APP

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

55 Responses to Carro em nome de outra pessoa: como fazer seguro APP para Uber?

  1. Felipe Pimentel de souza diz:

    Olá Boa noite . .
    Minha dúvida . . Estou esperando meu veículo chega para pode começa a trabalhar no uber , só que o carro e o seguro vai está no nome do meu pai . .isso impede algo deu trabatrabalhar sou abilitado .. se puderem me resporesponde nesse e-mail abaixo ..obrigafo

    • Jessica diz:

      Felipe, bom dia!

      Com relação ao seguro de acidentes pessoais a passageiros (APP) não há impeditivo pelo fato de o veículo estar em nome de seu pai. É necessário fazer a apólice em nome do proprietário que consta no documento e haverá cobertura para qualquer motorista devidamente habilitado e dentro da capacidade máximo de passageiros que consta no documento CRLV do veículo.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs

      Atenciosamente,

  2. mari diz:

    posso fazer um seguro app, em meu nome, pois o carro e da minha cunhada. Mas sou eu quem dirige. Pois ela nao tem habilitacao?

    • Jessica diz:

      Mari, boa tarde!

      O seguro APP deve ser feito em nome do proprietário que consta no DUT do veículo. Não tem problema o segurado não ter habilitação. Ele apenas não poderá dirigir, pois não há cobertura para condutores não habilitados.
      A senhora ou outros condutores devidamente habilitados poderão dirigir normalmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

  3. Marcia Castro diz:

    Minha seguradora não aceita alterar as clausulas do seguro para alterar o perfil do motorista, impossibilitando que eu utilize o mesmo e tenha cobertura por utilizar meu carro na uber. Isto é legal? Devo cancelar esta apólice? E se a franquia ficar impagável? Já cadastrei o carro, posso cancelar este cadastro, caso o seguro fique muito caro?

    • Jessica diz:

      Marcia, bom dia!

      As seguradoras são autonomia para determinar suas regras de aceitação. Quando há alteração do tipo de utilização do veículo para atividade não aceita pela seguradora (por exemplo um carro que muda de uso particular para uber) a recomendação é cancelar o seguro e refazê-lo em seguradora com aceitação para a atividade em questão.

      Se já tiver sido pago parte do prêmio (preço) deverá ser feito cálculo de devolução conforme Tabela de Prazo Curto. Explicamos como fazer este cálculo neste post.

      Se a franquia ficar muito alta, também é recomendável cotar outras companhias e ver se vale a pena trocar de seguradora.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  4. Valtencir Santos do Nascimento diz:

    Valtencir, boa noite!

    Estou para me tornar um pareciro da Uber, mas o carro está no nome da minha noiva, sendo assim:

    – Posso trabalhar com carro dela ?
    – A conta para depósito das corridas tem que ser do propietário do veículo ?

    Desde já agradeço,

    • Jessica diz:

      Valtencir, bom dia!

      Atuamos na área técnica de seguros, por isso não temos informações sobre as regras de cadastro de parceiros no Uber. Recomendamos contatar diretamente o suporte do aplicativo por poderão lhe instruir melhor ;)
      Com relação ao seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP), é muito importante contratá-lo já que trabalhará diariamente com passageiro. O preço é super acessível e a cobertura indispensável. Precisando, é só clicar aqui para pedir sua cotação.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  5. Douglas diz:

    Bom Dia!
    Estou para me tornar um parceiro. Porem ouvi boatos de que com as novas regras não será permitido dirigir um carro em nome de terceiros. No meu casso da minha irmã.gostaria de saber se essa informação procede?

    Desde ja agradeço.

    • Jessica diz:

      Douglas, boa tarde!

      Não temos informações sobre as regras e pré-requisitos sobre a propriedade para cadastro no aplicativo. Sobre essas questões recomendamos consultar diretamente o suporte do aplicativo para se certificar.
      Com relação ao seguro de acidentes pessoais a passageiros (APP) permanece a regra de que o seguro deve ser feito em nome do proprietário que consta no documento. Qualquer motorista devidamente habilitado pode dirigir com cobertura, desde que respeitado o enquadramento do tipo de veículo.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  6. Thiago diz:

    Queria saber se posso trabalhar de motorista para outra pessoa fazendo cadastro no nome dele. Eu somente dirigir???

    • Jessica diz:

      Thiago, boa tarde!

      Não temos informação sobre as regras de cadastramento do Uber com relação a motoristas e proprietário do veículo. Sobre este tipo de dúvida recmoendamos consultar diretamente o suporte do aplicativo.
      Com relação ao seguro de acidentes pessoais a passageiros (APP) ele garante cobertura para qualquer motorista devidamente habilitado, desde que o enquadramento do seguro esteja correto e o seguro seja feito em nome do proprietário que consta no documento.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *