Carro reserva do seguro não tem carro adaptado para deficiência

“Contratei carro reserva no meu seguro, mas não há opção de veículo adaptado para deficiência”. Confira nosso comentário sobre esta situação.

Recebemos um depoimento muito importante de nossa visitante Daniele:

“Bom dia! Sou deficiente física , amputei o pé direito e sou segurada pela Sul America, como pode um corretor vender um produto pra um deficiente sem dizer q não tem carro automático na reserva??so a franquia do meu carro custa 3.500,00 seguro completo, como faço pra requerer isto? ja que dependo disso pra fazer minhas coisas?”

Nosso comentário:

Daniele, bom dia! Tudo bom?

Infelizmente situações como essa são mais comuns do que se imagina.

Nós já contatamos diversas seguradoras (a Sul América inclusive) para pontuar que é de extrema urgência que coloquem opções de carro reserva adaptados para pessoas com deficiência física. Porém, eles informam que não há a disponibilidade porque as locadoras não fornecem esses veículos especiais.

Existe um projeto de lei (PL3274/2015, veja detalhes aqui) o qual trata de acessibilidade, para obrigar as locadoras a ofertarem veículos adaptados. Porém, este projeto vem sendo debatido desde 2012 com o projeto de lei original PL4334/2012 e ainda está em vias de ser aprovado. Até isso ocorrer, infelizmente nenhum seguro terá garantia que ao ofertar a cobertura de carro reserva, a locadora disponibilizará veículos adaptados para pessoas com deficiência.

De minha parte, acho isso um absurdo. A meu ver, a cobertura de carro reserva não poderia ser liberada sequer no cálculo (e também não na contratação) de seguros para pessoas com deficiência física, uma vez que a mesma não terá utilidade para este segurado com necessidades especiais. O corretor que por desatenção não questionar se o segurado possui deficiência física poderá, mesmo que sem querer, vender uma cobertura sem utilidade. E a seguradora a mesma coisa.

Além disso, também penso que as locadoras deveriam ter carros adaptados independente de a lei ser ou não aprovada, pois se trata de responsabilidade social e não prover este serviço é excluir uma parcela da população do direito a este serviço.

Mas ainda assim, será necessário aguardar a aprovação desta lei para evitar situações como a que a senhora infelizmente está vivenciando. Espero que isso ocorra o quanto antes.

Abraços!

Recentemente surgiu uma novidade sensacional, por isso estou atualizando este texto!

Agora existe uma forma de segurados portadores de deficiência receberem 100% da Tabela FIPE com os impostos já quitados. Veja mais neste post: “Novidade: Seguro auto de pessoa com deficiência garante 100% da Tabela FIPE”.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *