Carro reserva seguro PCD Itaú: como funciona?

Saiba como funciona carro reserva no seguro auto Itaú para pessoas com deficiência (PCD)!

A cobertura de carro reserva é muito importante para consumidor-segurado que não pode ficar sem carro por alguns dias se ocorrer um sinistro. Para o público PCD, é importante se atentar a detalhes desta garantia do seguro de automóvel antes de contratá-la. No post de hoje explicaremos como funciona o carro reserva no seguro auto Itaú para PCD.

Faça cotação do seu seguro automóvel conosco! :)

Cotação Seguro Carro - 2

Importante: Todas as informações deste post estão alinhadas às Condições Gerais com do seguro de automóvel da Itaú Auto RE com versão de novembro de 2018. Sempre verifique com seu corretor se houve mudanças ;)

Formas de carro reserva no seguro Itaú

Em algumas seguradoras, como é o caso da Itaú Auto RE, há duas formas de ter carro reserva:

  • Benefício: O benefício é gratuito e pode ser utilizado dentro das regras previstas no contrato (Condições gerais).
  • Cobertura adicional: A cobertura adicional é contratada mediante pagamento de prêmio (preço) adicional. Ela é mais flexível que o benefício e as regras também constam no contrato (Condições gerais).

Abaixo explicaremos ambos caminhos!

Benefício gratuito
ao levar em oficina referenciada

Nem toda seguradora oferece benefício de carro reserva. No caso da Itaú Auto RE o benefício é concedido se o consumidor-segurado levar o veículo sinistrado em oficina referenciada da seguradora e for constatada perda parcial (orçamento de reparo inferior a 75% do valor do carro conforme apólice).

Ele pode escolher entre a quantidade de diárias de carro reserva prevista na apólice ou então desconto na franquia. É um ou outro: se optar pelo benefício de carro reserva, não terá o desconto na franquia, e vice-versa.

Se for constatada perda total (danos acima de 75%), o benefício de carro reserva não é disponibilizado.

Quais as diferenças para veículo segurado PCD? No caso de veículos de pessoas com deficiência (PCD) não há diferenças no benefício se o veículo não tiver adaptações. Já se o carro segurado for adaptado, o benefício poderá ser trocado por 2 utilizações de táxi por dia limitadas a 50 reais cada, pela mesma quantidade de dias que seria concedido o carro reserva.

Na Imagem 1 abaixo você confere como essas informações aparecem nas cláusulas contratuais (Condições Gerais).

Imagem 1 – Cláusula benefício carro reserva – Condições Gerais seguro automóvel – Itaú Auto RE – versão novembro 2018

Cobertura adicional de carro reserva

Além do benefício gratuito, o consumidor-segurado pode optar por contratar cobertura adicional de carro reserva. A vantagem desta contratação é que a utilização é mais flexível: enquanto o benefício só existe quando levado em oficinas referenciadas e constatação de perda parcial, a cobertura adicional de carro reserva pode ser acionada sempre que ocorrer 1) sinistro indenizável em seu seguro ou 2) se entrar como terceiro no seguro do causador e orçamento atingir franquia do seu próprio seguro.

Quais as diferenças para veículo segurado PCD?  Na Itaú essa cobertura adicional prevê apenas carros sem adaptação. Diferente do benefício, que nos casos de veículos adaptados oferece opção de troca por 2 viagens de táxi ao dia, na cobertura adicional não existe essa opção. A seguradora deixa a critério do consumidor-segurado pegar um carro com especificações diferentes, pagando a diferença.

Por isso ao público PCD que tiver veículo adaptado, atenção! Contrate a cobertura de carro extra somente se ela atender suas necessidades. Assim não gasta dinheiro à toa :)

Na Imagem 2 abaixo você confere como essas informações aparecem nas cláusulas contratuais (Condições Gerais).

Imagem 2 – Cláusula benefício carro reserva – Condições Gerais seguro automóvel – Itaú Auto RE – versão novembro 2018

Outros detalhes importantes

Há ainda alguns detalhes importantes a serem observados tanto no benefício quanto na cobertura adicional opcional, independente de o segurado ser ou não PCD. Esses detalhes deverão constar nas Condições Gerais. No geral, os principais são:

  • Condutor do carro reserva deve ser maior de 21 anos;
  • Condutor do carro reserva deve ter cheque caução ou cartão de crédito com limite dentro das exigências da locadora. Ambos precisam estar em seu nome.

Faça sua cotação de seguro automóvel com nossos especialistas!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *