Carta verde e extensão de perímetro: qual a diferença?

Saiba qual a diferença entre carta verde e extensão de cobertura para viagens de carro a países do Mercosul: Argente, Uruguai e Paraguai!

Quem pretende viajar para Argentina, Uruguai ou Paraguai deve estar atento a alguns detalhes. Dentre estes, a obrigatoriedade da Carta Verde e a opção de extensão de perímetro no seu seguro de automóvel. No post de hoje explicaremos qual a diferença entre as duas coisas.

Aproveite e faça sua cotação de seguro carta verde conosco!

Cotar Seguro Carta Verde

Carta Verde: o que é?

A Carta Verde é um seguro para danos materiais e danos corporais a terceiros dentro dos países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). Trata-se de um seguro com foco em prejuízos que o veículo segurado possa causar a outra pessoas durante a viagem. Portanto não há cobertura para o próprio veículo segurado, apenas para outras pessoas.

Os limites de garantia são dados em dólar, sendo de 40 mil dolares para danos materiais e 200 mil dolares para danos corporais. Dentro desses limites há um sub-limite de 20 mil dólares de danos materiais por terceiro e um sub-limite de 40 mil dólares de danos corporais por vítima. No vídeo abaixo damos maiores detalhes com exemplos.

Por fim, a apólice da Carta Verde precisa ser impressa em papel sufite verde. Tem que ser levada na viagem junto com o documento do carro.

Extensão de perímetro: o que é?

Já a extensão de perímetro não é obrigatória. Trata-se de um opção ou benefício gratuito dentro do seguro de automóvel compreensivo que você já tem (ou vai fazer – para isso, clique aqui).

O foco da extensão de perímetro não está nos terceiros, mas no próprio veículo segurado. Ela garante que as coberturas de casco serão garantidas também em países listados nas cláusulas contratuais (geralmente, países da América do Sul e não apenas do Mercosul).

Então se um seguro de automóvel tem cobertura de casco com garantia para incêndio, colisão, roubo, furto e danos pela natureza, com a extensão de perímetro essas garantias também terão validade fora do Brasil, desde que nos países listados nas cláusulas contratuais.

Sem a extensão de perímetro, o veículo não terá cobertura fora do Brasil.

A extensão de perímetro pode ser gratuita (dada como benefício pela seguradora) ou paga (sendo cobrado para o período da viagem). Por isso é necessário qual o modelo adotado por sua seguradora.

Damos maiores detalhes no vídeo abaixo.

Então qual são as diferenças?

Podemos então resumir as diferenças entre Carta Verde e extensão de perímetro nos seguintes tópicos:

  • Tipo de cobertura: Carta Verde garante danos a terceiros, enquanto extensão de perímetro garante o próprio veículo segurado
  • Obrigatoriedade: Carta Verde é obrigatória para viajar na Argentina, Paraguai e Uruguai de carro. Já a extensão de perímetro é opcional ou dada como benefício pela seguradora, conforme cada caso.
  • Papel verde: A Carta Verde precisa ser impressa em papel sufite verde e levada junto na viagem. Já a extensão de perímetro não precisa ser impressa em nenhum papel específico e não precisa ser levada durante a viagem.

No vídeo abaixo você confere mais sobre o assunto. Aproveite para se inscrever em nosso canal ;)

Cotar Seguro Carta Verde

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP) e MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), integrando também a Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É cofundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado e difusão gratuita de informações por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na área de seguros privados.

Estamos de volta! Envie sua pergunta e responderemos toda sexta-feira. E por favor retribua nossa ajuda compartilhando nossos canais com amigos e familiares! :D

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *