Circulares SUSEP: O que são e onde encontrar?

circular susep - o que é e onde encontrarSaiba o que são as Circulares SUSEP e onde você pode encontrará-las!

A SUSEP é o órgão que regulamenta e fiscaliza o mercado de seguros. Neste outro post nós explicamos o que é SUSEP em mais detalhes. Essa regulamentação é feita através de Circulares, que determinam em linhas gerais o que a seguradora pode ou não pode fazer.

No caso dos seguros de automóvel, mais comumente contratado no Brasil, as circulares são:

Para cada ramo de seguro há circulares específicas. Confira abaixo onde você pode encontrá-las.

Onde encontro as Circulares SUSEP?

O site da SUSEP é bastante completo, mas também é bastante difícil de encontrar as coisas por lá. Eu vivo vasculhando o site deles e compartilhando aqui no blog, porque fica mais fácil de encontrar depois.

Para facilitar, você pode consultar as circulares SUSEP clicando aqui ou acessando este link http://www2.susep.gov.br/bibliotecaweb/prodvigor.aspx

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

3 respostas para Circulares SUSEP: O que são e onde encontrar?

  1. Pingback:Seguro não pode consertar carro com danos acima de 75% | Muquirana Corretora de Seguros

  2. romullo peixoto diz:

    ola meu veiculo estacionado um outro veiculo colidiu nele um choque ,sendo que ate o brat sair demorou uns 4 dias e a smartcar que eu nao sei se é seguradora de verdade faz a cobertura do carro do cara o meu nao tem seguro.meu carro pasou 12 dias na rua onde tava estacionado sem ser reboquado,falei pra levar pra vw autorizado eles falaram que nao cobria,levaram meu carro pra um lugar depois mim passaram o endereço fui la é é uma oficina fundo de quital nem placa de recuperadora tem .es a questao oq posso fazer ja faz 22 dias do acontecido ninguem mim liga ,eu sendo o terceiro posso ligar e exigir que meu veiculo seja encaminhado pra outro lugar do meu gosto e qual o tempo pra eles mim entregarem o veiculo posso processar o condutor que colidiu por danos morais pois estou sem carro pra ir trabalhar to preocupado com isso ainda nao procurei um advogado pra mim ajudar

    • Jessica diz:

      Romullo, bom dia!

      A empresa informada trata-se de Associação de seguro, e não de uma Seguradora. Nós trabalhamos somente com seguradoras regulamentadas pela SUSEP, por isso não sabemos lhe informar qual o procedimento das associações.

      Para lhe ajudar, abaixo algumas informações de como as seguradoras regulamentadas procedem:

      O guinchamento é agendado assim que o sinistro é aberto, inclusive para evitar que o carro sofra com saques ou outros danos por ficar exposto na rua, de modo que a demora de 12 dias para guinchar está totalmente fora da normalidade.

      No caso de seguros regulares, quando a cobertura de terceiros é acionada a seguradora leva o carro do terceiro até uma oficina. Apesar de a seguradora sugerir algumas oficinas credenciadas, o terceiro é livre para escolher um oficina de sua preferência. A única diferença é que na oficina credenciada a garantia de qualidade é dada tanto pela oficina quanto pela seguradora, enquanto que na oficina não credenciada a garantia é somente da própria oficina.
      Optando por uma oficina não credenciada, é necessário que haja acordo entre os serviços e valores propostos pela oficina e a seguradora.
      Caso o senhor não esteja de acordo com a oficina para onde levaram seu veículo, recomendamos que solicite a remoção para uma oficina de sua escolha e/ou que lhe passem mais algumas opções.

      Nas seguradoras regulares, quando o veículo é utilizado para trabalho, é possível tentar receber indenização pelos dias parados através de lucros cessantes. Para isso é necessário ter comprovação de renda vinculada a utilização do veículo, a qual será submetida à análise da seguradora.

      Como dissemos inicialmente, essas informações valem para seguros regulares, de modo que não temos qualquer garantia de que associações de seguro respeitem essas regras, pois estão à margem das leis do mercado segurador. Por essa razão, recomendamos que consulte um advogado para melhor lhe instruir. Recomendamos também que, em se sentindo lesado, abra uma reclamação formal na SUSEP.

      Ficamos a disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *