Como a Porto Seguro Seguradora vem crescendo?

COMO A PORTO SEGURO VEM CRESCENDOVeja nossa análise sobre como a seguradora Porto Seguro vem crescendo nos últimos anos de forma diversificada e inteligente.

A Porto Seguro é destaque entre as seguradoras no Brasil, sendo referência em atendimento diferenciado e projetos inovadores. No post de hoje vamos fazer uma breve análise das formas de crescimento que é possível observar ao longo da história da companhia.

Confira e peça sua cotação de seguro Porto Seguro conosco!

Cotação Seguro Carro – 2

Porto Seguro e o crescimento diversificado

Existem diversas formas de uma empresa crescer, sendo que uma delas é o crescimento diversificado, que visa à criação de novos produtos em novos mercados. Existem três tipos de crescimento diversificado:

  • Concêntrico: Busca o crescimento através de sinergias tecnológicas com as linhas de produção atuais. Atende um novo mercado criando um produto que aproveita a estrutura tecnológica que a empresa já possui para seus produtos atuais. É o caso, por exemplo, de um fabricante de carros de passeio que passa a fabricar motos.
  • Horizontal: Busca o crescimento através de sinergias mercadológicas, ou seja, canais comuns de distribuição ou perfis semelhantes de consumidor. Um fabricante de computadores pode identificar que os consumidores de seus produtos também consomem vídeo games e, pensando nisso, o fabricante optar por expandir suas atividades passando a produzir vídeos games.
  • Conglomerado: Busca o crescimento através de mercados completamente novos, sem qualquer sinergia ou relação com que a empresa já fazia anteriormente. É o caso por exemplo de uma rede de supermercados que passa a oferecer serviços financeiros.

Outra forma é de crescimento é por meio de fusões, aquisições e joint venture com outras empresas do ramo.

A Porto Seguro é assídua praticante de todas essas três formas de crescimento diversificado, o que pode ser observado desde seu início, quando atuava somente no ramo de seguros e resseguros em 1945 e foi comprada em 1976 por Abrahão Garfinkel, ex diretor da Boa Vista Seguros. Seu filho Jayme Garfinkel assumiria a empresa após o falecimento do pai. A expansão através de aquisições e junções também é presente na história da empresa.

Sabendo que a Porto Seguro nasceu como uma seguradora, abaixo fica claro como ela cresceu dentro do próprio mercado securitário e para outros mercados próximos ou totalmente distante dos seguros.

  • Em 1976 entraram no ramo de consórcio de automóvel – crescimento conglomerado.
  • Em 1986 fundou o Porto Seguro Vida e Previdência – crescimento concêntrico.
  • Em 1991 cria o Porto Seguro Saúde – crescimento horizontal.
  • Em 1995 funda a Porto Seguro Seguros Del Uruguay S.A, no Uruguai – crescimento concêntrico.
  • Em 1997 cria a Portopar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários – crescimento conglomerado.
  • Em 1998 funda a Porto Seguro Proteção e Monitoramento Ltda. – crescimento horizontal.
  • Em 2002 cria o Portoseg S.A Crédito, Financiamento e Investimento – crescimento conglomerado.
  • Em 2003 faz a aquisição da Axa Seguros Brasil, que passa a se denominar Azul Seguros – crescimento via fusão e aquisição.
  • Em 2004 abre capital na Bolsa.
  • Em 2009 anuncia junção com operações de seguro da Itaú Auto e RE – crescimento via fusão e aquisição.
  • E 2013 funda a Renova Ecopeças (desmonte e reciclagem de peças) – crescimento concêntrico.
  • Em 2013 funda a Porto Seguro Conecta (Telefonia Móvel) – crescimento conglomerado.
  • Em 2014 (não encotrei a data exata, mas presenciei o lançamento desses produtos em torno deste ano) cria o Porto Seguro Faz (serviços para residência) e o Carro Fácil Porto Seguro (aluguel de carros).
  • Em 2015 adquiri a empresa Helth For Pet (seguro saúde para animais de estimação) – crescimento concêntrico e via aquisição.

Pode ser que eu tenha deixado passar alguma empresa do Grupo. Se você identificar algum caso, escreva nos comentários ;)

Além de todos as empresas acima, a Porto Seguro tem um forte política de diversificação de produtos, com amplo portfólio de produtos no ramo de seguros, que deverá aumentar ainda mais nos próximos anos com a perspectiva do lançamento do seguro popular através da Azul Seguros.

Um gigante em fase de crescimento

Ao que tudo indica o Grupo Porto Seguro tem uma estratégia agressiva de expansão com foco no atendimento do maior número possível de demandas de serviços que um indivíduo possa ter: desde o seguro, até acesso a crédito (consórcio ou financiamento), investimentos, saúde (humana e pet), monitoramento, telefonia, aluguel de carros, serviços residenciais.

Crescimento Porto Seguro Seguros

O gráfico ao lado mostra que os intervalos de expansão da Porto vem diminuindo ao longo do tempo, com saltos cada vez mais altos, porém mais curtos.

Podemos dizer que a Porto Seguro é um gigante em fase de crescimento e se continuar nesta passada deverá se tornar uma das maiores empresas do Brasil em pouco tempo.

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Uma resposta para Como a Porto Seguro Seguradora vem crescendo?

  1. Pingback:Porto Seguro está de olho no mercado do seguro popular | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *