Como evitar danos elétricos a equipamentos eletrônicos

Conheça as principais causas de danos elétricos a equipamentos eletrônicos e saiba como proteger seus aparelhos

Como evitar danos elétricos a equipamentos eletrônicosOs danos elétricos a equipamento eletrônicos e eletrodomésticos são mais comuns do que se pode imaginar. Lá está você num dia de chuva, feliz e contente com sua nova televisão assistindo um filmão com aquela pipoquinha amanteigada… e zummm! A tv apaga. Ou então… lá foi você carregar a bateria de seu tablet e, devido a forte oscilação de corrente elétrica, o aparelho simplesmente não funciona mais. Os custos de reparação desses danos elétricos acabam sendo uma facada no coração (e no caso dos muquiranas, no bolso…), por isso o melhor caminho é se prevenir, seguindo dicas simples que podem preservar seus aparelhos e, naquelas situações irreversíveis, amenizar os prejuízos.

Leia também: “Brasil é país com mais quedas de raio: como se proteger?”

Esse alto risco é comprovado pelo altíssimo número de seguros residenciais que nos meses de chuva (como março, na região Sudeste) são acionados devido a danos elétricos a equipamentos eletrônicos.  Em algumas seguradoras os sinistros residenciais relacionados a danos elétricos superam 40% dos casos nesses períodos! Se pensarmos que além dessas residências também há diversas empresas equipadas com computadores e outros eletrônicos, veremos que o são muitos os afetados por esse risco. Por isso é importante que você saiba como proteger os equipamentos de sua residência e de sua empresa.

Por que meu aparelho eletrônico queimou?
Raios, Oscilação de energia, Queda de luz, Curtos circuitos

Aparelhos eletrônicos (como televisões, computadores, consoles de video game) e eletrodomésticos (como a geladeira e o freezer) podem queimar devido à sobrecarga de energia.

No Brasil as tomadas são majoritariamente de tensões de 127 e 220 volts. A tensão elétrica está ligada a força da corrente elétrica. Se você liga um aparelho próprio para 127 volts em uma tomada de 220 volts ele queima porque não aguenta a força da corrente elétrica.

Situações como quedas de raio e oscilação de energia geram exatamente esse tipo de situação, mas de maneira involuntária: seu aparelho está ligado na tomada de voltagem correta, mas o raio ou uma oscilação de energia (sobre os quais você não tem controle) aumentam a tensão e queimam o aparelho. Isso também pode acontecer quando acabar a luz (o conhecido “apagão”): quando a energia volta, ela vem com muita potência, aumentando bruscamente a tensão.

Também podem ocorrer curtos circuitos: nesses casos, trata-se de uma corrente elétrica que sai do gerador e percorre todo o circuito e volta com intensidade muito alta.

Como evitar danos elétricos

Para cada uma das situações acima há dicas simples que podem ajudar a evitar danos elétricos a seus aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

– A começar pelos distraídos: cheque sempre a voltagem das tomadas e de dos aparelhos. Se tiver aparelhos bivolts, procure guardá-los com a chave no 220, para em caso de distrações perigosas não danificar o aparelho.
– No caso de chuvas e tempestades com raio e queda de luz: desligue os aparelhos das tomadas. Não basta não estar assistindo tv ou não estar usando o computadores. Mesmo desligados, se estiverem ligados a tomada, podem ser danificados pela sobrecarga de energia. Os casos em que a energia fica caindo e voltando, também podem ser danosos.
– Para essas situações e para oscilações de energia do dia a dia: use estabilizadores de energia, módulos isoladores ou no-breaks, conforme sua necessidade.

Qual a diferença entre estabilizador, módulo isolador e no-break?
Qual a melhor opção para o meu caso?

estabilizador de energia para proteger equipamentos eletrônicos de danos elétricos

Estabilizador de energia

Os estabilizadores de energia são a opção mais acessível, com ótimo custo-benefício. Eles fazem o “meio de campo” entre seu equipamento eletrônico e a rede elétrica, protegendo-o de oscilações de energia. Serve também para adaptar equipamentos de diferentes tensões. No geral, as pessoas conhecem os estabilizadores de computador, mas também existem estabilizadores próprios para eletrodomésticos.

no break para proteger equipamentos eletrônicos de danos elétricos

No-break

Os no-breaks são um tipo de estabilizador mais “completo”, porque além fazer o papel do estabilizador na proteção dos eletrônicos contra oscilações de energia, ele possui bateria interna que permite continuar trabalhando tempo suficiente para salvar arquivos e não perder nada. Esse tempo varia de no-break para no-break.
No geral, são uma ótima opção para empresas.

módulo isolador para proteger equipamentos eletrônicos de danos elétricos

Módulo isolador

Os módulos isoladores são um tipo de substituto (não perfeito, porém preventivo) para o aterramento. Mas o que é aterramento? É o famoso “fio-terra” – descarrega na terra cargas eletrostáticas acumuladas, não permitindo sobrecargas. Para casas sem aterramento (ou de aterramento questionável ou duvidoso rs!) o módulo isolador pode ser o grande salvador de seus eletrônicos e eletrodomésticos.

 …

Seguros cobrem danos elétricos
Seguro residencial, empresarial e de gadgets

Infelizmente, às vezes não tem precaução que salve. Você protege o computador, mas a geladeira queima. Você protege a geladeira, e a máquina de lavar bate as botas eletrizantemente. Vixi! Aí é brincadeira, hein muquirana? Já é o caso de procurar uma benzedeira ou um exorcista rs! Mas enfim… O fato é que nem sempre temos controle sobre os riscos e, para essas situações, existem diversos tipos de cobertura de seguro que protegem contra danos elétricos.

Leia também: “Cobertura contra queda de raio para seguro de automóvel não tem franquia”

No seguro residencial, seguro empresarial e no seguro de gadgets (smartphones, tablets, notebooks, máquinas fotográficas e filmadoras) a cobertura contra danos elétricos é opcional e, no geral, gera acréscimos pouco significativos no preço final do seguro. Se você já está optando por contratar um seguro desses, não há porque não contratar essa cobertura devido ao ótimo custo-benefício.

Curiosidades a parte, esses dias um conhecido estava me contando que o seguro de seu tablet tinha vencido e ele decidiu não renovar. Tinha ficado em torno de 110 reais. No dia seguinte (juro!) ele estava carregando a bateria do aparelho e… adivinha? Pois é, oscilação de energia. A tela ficava preta e não voltava. Para consertar ficou em 500 reais.

 Agora, se a culpa for da distribuidora de energia…
Exija seus direitos

Se seu equipamento eletrônico ou eletrodoméstico queimou devido a queda de energia de responsabilidade da distribuidora, você tem o direito de ressarcimento dos danos. Isso é um direito previsto pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). São até 90 dias após o dano para exigir o ressarcimento, garantido para donos de eletrônicos de tensão igual ou inferior a 2,3 kV.

E você, já teve uma experiência assim? Conte pra gente!

Faça já cotação do seu seguro residencial: clique abaixo ou nos contate!
fazer-pedido-de-cotação-de-seguro
atendimento@muquiranaseguros.com.br
(19) 3304 9920

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

30 Responses to Como evitar danos elétricos a equipamentos eletrônicos

  1. Newton diz:

    Não adianta solicitar ressarcimento à Eletropaulo!
    Meu PC queimou devido à oscilação e queda de raio na rede, todo o bairro ficou sem energia por mais de 4 h., quando solicitei a indenização, adivinhem!!!!! A Eletropaulo simplesmente respondeu: “Não existem registros de anomalias elétricas em sua área na data e hora mencionadas”; citei então o nº do protocolo que havia feito no momento da ocorrência, e a mesma afirmou que tal protocolo não podia ser localizado. Coisas do Brasil mesmo.

    • Jessica diz:

      Newton, boa tarde!

      É realmente um absurdo este tipo de situação. Já tivemos casos de clientes na mesma situação que o senhor, cuja única saída foi acionar a cobertura de danos elétricos do seguro para posteriormente tentar o reembolso na companhia elétrica da cidade, mas tivemos apenas um caso que conseguiu a restituição, sendo todos os outros negados da mesma maneira que o senhor mencionou.

      É sempre importante tentar receber, afinal, é um direito como consumidor. Mas infelizmente nem sempre conseguimos.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  2. Bom dia a todos! Como evitar queimas de aparelhos elétricos e motores ligados a sua rede elétrica? Para explicar de uma forma mais simples para entendimento de todos, o que ocorre é que a energia que chega nas nossas empresas e escritório adentram em nossas redes com muita instabilidade e variações que chamamos de HARMONICAS, essas Harmônicas são responsáveis pelo baixo fator de potência, variações de frequências, oscilações na rede e consequentemente a queima de aparelhos elétricos ligados a ela e aumento significativo nas faturas de energia elétrica. Existe no mercado um dispositivo que elimina essas variações e estabilizado a rede e protegendo contra esses surtos de energia. Maiores informações acessem: https://www.facebook.com/alcancepro/

  3. Jenyffer diz:

    O aterramento ele é somente para segurança de pessoas contra choques ou para evitar a queima do equipamento? Quais exemplos de ocorrências que mesmo com aterramento ocorre a queima do equipamento .

  4. Giovanni diz:

    Procuro uma peca mas não lembro o nome,serve para proteger a parte elétrica e começa com letra p talvez

  5. Armando Monteiro diz:

    Muito obrigado!

  6. João Ricardo diz:

    meu computador começou a desligar e auto ligar após uma hora de funcionamento. disseram que a placa-mãe estava queimada. trocaram a placa, mas também resolvi comprar um módulo isolador novo. ainda não sei se é problema de oscilação de energia.

    fiz certo?

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *