Como fazer renovação de CNH?


renovação cnh - como fazerConfira o passo a passo de como fazer a renovação da CNH e a importância disso para seu seguro de automóvel!

Esses dias tive que renovar minha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foi um processo bastante simples, mas percebi que atenção a alguns detalhes de documentação e prazos podem ser de grande ajuda para quem está fazendo a primeira renovação ou já não se lembra bem como funciona. Pensando nisto, neste artigo mostraremos o passo a passo de como fazer a renovação de CNH e a importância disso para a validade do seu seguro de automóvel.

Leia também:
“Seguro de automóvel cobre sinistro com CNH vencida?”

Confira a matéria e se tiver dúvidas, escreva nos comentários!

Informações básicas sobre a renovação da CNH

  • Obrigatoriedade: A renovação da CNH é obrigatória em todos os estados brasileiros.onde ver a data de vencimento da CNH
  • Prazo: A renovação deve ser feita no prazo máximo de até 30 dias após a data de vencimento.
  • Quem faz: A renovação da CNH deve ser feita pelo próprio motorista.
  • Órgão responsável: O DETRAN é responsável pela renovação das Carteiras de Habilitação e geralmente atendem dentro de órgãos como o Poupatempo e Ciretran da cidade.
  • Restrições: É preciso estar com a CNH regular para fazer a renovação. Motoristas com CNH cassada ou suspensa não poderão fazer a renovação antes de regularizar a situação.
  • Penalidades: Dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias é considerado infração de trânsito gravíssima, implicando em 7 pontos de penalidade na Carteira e multa de R$191,54 atualmente.
  • Data de vencimento: Ao lado você confere onde encontra a data de vencimento em sua CNH. Na parte inferior da face da CNH há um campo chamado “Validade” onde consta a data em questão.

Recebimento de Carta com Aviso e Orientações

Antes de passarmos o passo a passo de renovação da CNH, vale ressaltar que na grande maioria dos estados brasileiros o DETRAN envia ao motorista uma carta com aviso sobre vencimento da CNH com orientações sobre a renovação da mesma em sua cidade e os valores das taxas.

Essa carta geralmente é enviada 10 dias antes do vencimento da CNH – servindo como lembrete – e traz os valores a serem pagos e onde deve ser feita a renovação.  Contudo, como há o risco de não receber a carta é sempre importantíssimo colocar em sua agenda a data de vencimento para não correr o risco de ela vencer e você se esquecer.

Se você não recebeu essa carta não tem problema nenhum, pois ela serve unicamente como meio para facilitar o acesso a informações. Além do mais, quem precisa de cartas como essa quando se tem o Google né? rs!

Passo a passo da renovação de CNH

  1. Agendamento:  A renovação da CNH é feita no Ciretran ou Poupatempo de sua cidade. Porém, antes de se dirigir aos mesmos é necessário fazer o agendamento prévio através do site do DETRAN de seu estado.
  2. Protocolo de atendimento: Quando você fizer o agendamento será gerado um protocolo de atendimento com as especificações do local e horário agendados. Imprima esse protocolo para levar consigo na data programada.
  3. Renovação: Na data agendada dirija-se ao local de sua escolha dentro do horário agendado. É recomendado chegar 10 minutos antes para evitar atrasos ou transtornos. É obrigatório ter em mãos os documentos e cópias simples listados no próximo item.
  4. Exame médico: Após apresentação de todos esses documentos, você fará um exame médico. No caso de motoristas que exercem atividades remuneradas com o veículo também é necessário um exame psicotécnico. No meu caso fiz o exame médico no mesmo dia, no próprio Poupatempo.
  5. Pagamento: Após todos esses passos é feito o pagamento da taxas, que você confere no próximo item.
  6. Retirada da nova CNH:  No prazo informado, retire a CNH renovada no mesmo local. Caso tenha optado pelo recebimento por correio, a Carteira deverá chegar dentro de 15 dias úteis no endereço cadastrado.
Cotação Seguro Carro - 2

Documentos necessários

Não vá se esquecer de levar os documentos e cópias simples que são obrigatórios na hora de ir renovar sua CNH! Falo por experiência a própria: Eu estava tão tranquila por conta do agendamento que por pouco não fui até o Poupatempo sem metade dos documentos necessários rs…

  • Protocolo de agendamento – original.
    Você pode imprimi-lo logo que faz o cadastro pela internet.
  • CNH – original e cópia simples.
     Em caso de furto ou perda da CNH apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.) ou Declaração de Perda;
    • Em caso de CNH vencida recolhida em procedimento de fiscalização de trânsito apresentar a guia de apreensão/recolhimento.
  • CPF – original e cópia simples.
    Pode ser substituído por:
    • Documento próprio da Receita Federal, como o comprovante de situação cadastral, que pode ser obtido na página da Receita Federal do Brasil;
    • Número do CPF que consta no RG.
  • RG – original e cópia simples.
    Pode ser substituído por
    • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE)*;
    • Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE)*;
    • Documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica);
    • Documentos de identificação funcional emitidos pelas polícias federal e estaduais;
    • Documentos de identidade de conselhos ou ordens de classe, com foto;
    • Passaporte, com documentos que informem a filiação e o CPF;
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com documentos que informem a filiação e o CPF.
  • Comprovante de endereço – original e cópia simples.
    São aceitos os seguintes comprovantes (recebidos pelos Correios ou impressos obtidos na internet):
    • Contas de energia elétrica, água, gás e telefone;
    • Carnês do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), de condomínio e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
    • Correspondências recebidas de instituições financeiras públicas e privadas ou de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, da administração direta ou autárquica.
    Validade: a emissão do comprovante deve ter acontecido há, no máximo, três meses.
    Observação: se o interessado não tiver comprovante de endereço em seu próprio nome, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais, irmãos e filhos, desde que seja apresentado documento original que comprove o parentesco ou estado civil (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável).
  • Formulário eletrônico entregue pelo médico/psicólogo
    Será feito no momento da renovação e entregue pelo próprio médico/psicólogo.
  • Comprovante de pagamento das taxas de serviço
    Será entregue no momento da renovação após a efetivação do pagamento. Abaixo você confere as taxas cobradas.

Taxas de serviço

As taxas de serviço variam de estado para estado, por isso é importante checar no site do DETRAN de seu estado. Abaixo elencamos todas as taxas cobradas, mas não colocamos os valores na medida em que são diferentes de um local para outro.

  • Taxa de exame médico (aptidão física e mental)
  • Taxa de avaliação psicológica (somente para motoristas que exercem atividade remunerada)
  • Taxa de emissão da renovação da CNH
  • Custo de envio da CNH pelos correios (É opcional – quem preferir, pode retirar no próprio local sem o pagamento desta taxa)

Importância da renovação da CNH
para o trânsito e para o seu seguro de automóvel

Apesar das taxas e do tempo despendido para fazer a renovação da CNH, esse procedimento é muito importante para ajudar a melhorar as condições do trânsito brasileiro, reconhecido mundialmente por sua violência e atrocidades. Obviamente ninguém gosta de pagar taxas ou gastar um tempão no Poupatempo… Mas pense sempre que essa triagem garante por exemplo que pessoas com problema de vista sejam conscientizadas antes de voltar a dirigir colocando outros em risco. Certamente não resolve tudo, mas é um triagem importante.

Também é importante para seu seguro de automóvel: Se ocorrer sinistro com a CNH vencida, a seguradora poderá exigir a regularização da mesma para só então liberar a indenização. Neste outro artigo (clique para ler!) tratamos desta assunto. Para evitar dores de cabeça e atrasos com relação ao seu seguro, mantenha sempre sua CNH no prazo.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

2 respostas para Como fazer renovação de CNH?

  1. elisabeta diz:

    fiz a renovacao da carta de motorista,onde ja esta o codigo de deficiente letra g, o que preciso fazer para adquirir um novo carro .

    • Jessica diz:

      Elisabeta, boa tarde!

      Peço desculpas, mas não podemos instruí-la sobre esse tipo de questão. Como atuamos na área técnica de seguros, prestamos orientação somente em seguros.
      Recomendamos consultar um despachante veicular pois ele poderá lhe instruir corretamente :)

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

Estamos de volta! Envie sua pergunta e responderemos toda sexta-feira. E por favor retribua nossa ajuda compartilhando nossos canais com amigos e familiares! :D

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *