Como funciona seguro de carro em caso de engavetamento?

como funciona seguro de automóvel em casos de engavetamentoDescubra como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento!

Os engavetamentos são situações mais comuns do que se imagina, principalmente por conta da correria do dia a dia, que aumenta distrações e imprudências no trânsito. Ao ocorrer um engavetamento é uma grande confusão… Fica no ar quem é responsável pelo quê e, quando as pessoas envolvidas tem seguro, não se sabe o seguro de quem se deve acionar.

Neste artigo explicaremos como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento. Daremos alguns exemplos para você entender melhor, mas caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar seu caso pessoal, escreva nos comentários para que possamos ajudar.

Esbarrão X Empurrão

Os motivos do engavetamento geralmente são de dois tipos: ou alguém freia bruscamente e ocorre um esbarrão atrás do outro; ou alguém que vem atrás da fila dá um empurrão em todo mundo. Veja alguns exemplos para visualizar melhor o que queremos dizer por “esbarrão” e por “empurrão”:

  • Um esbarrão atrás do outro: um animal na pista, um pedestre ou ciclista desavisado, um semáforo por fechar, enfim, uma distração ou susto qualquer que causa uma freada brusca e inesperada, deixando o motorista que vem atrás sem tempo de reagir. Nesses casos o engavetamento começa na ponta da frente da fila de carros.
  • Um empurrão inicial impulsiona todos os demais: O último da fila vem com tudo e, colidindo com o penúltimo da fila, impulsiona todos os demais carros fazendo-os colidir. Pode ser um apressadinho, um distraído, um afobado, um motorista inexperiente, mas no final o que ocorre é um grande empurrão de trás da fila. Nesses casos o engavetamento começa na ponta de trás da fila de carros.

Abaixo você confere como saber quem é o culpado quando o engavetamento é causado por um “esbarrão” e quando o engavetamento é decorrente de um “empurrão”.

“De quem é a culpa?”
“O seguro de quem deve ser acionado?”

Em todas as situações de engavetamento o culpado é sempre que bate atrás. O seguro de automóvel funciona da mesma maneira.

Cotação Seguro Carro – 2

A lei de trânsito determina que os carros circulem dentro de uma distância segura a qual garanta tempo de reação. Quando alguém colide na traseira de outro veículo, aos olhos da lei significa que a pessoa que vinha atrás não mantinha uma distância segura, expondo seu veículo e o da frente ao risco de um acidente. Para o seguro de automóvel, a regra é a mesma.

É realmente uma situação complicada, pois sabemos que em diversos pontos das cidades e estradas é praticamente impossível manter essa distância considerada segura. Mas para efeitos da lei, essa é a regra.

Agora vejamos como essa regra funciona para os casos de “esbarrão” e para os casos de “empurrão”.

Nos casos de esbarrão, geralmente são vários “culpados”
“Ele parou e não deu tempo de frear!”

Os casos de engavetamentos decorrentes de esbarrão são os mais complicados, pois no geral tem vários culpados. Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil.

Suponha que você está dirigindo numa fila de carros e, subitamente, o carro da frente freia. Você bate na traseira dele. Na sequência, o carro que vinha atrás de você bate na sua traseira. De quem é a culpa? O seguro de quem deverá cobrir o quê?

É preciso analisar por partes:

  1. A primeira colisão foi da sua frente com a traseira do primeiro carro. Portanto, você será considerado responsável pela traseira dele e pela frente do seu carro. Nesse caso, você deverá acionar seu seguro para cobrir a frente do seu carro e para o terceiro em quem você colidiu.
  2. A segunda colisão foi do carro atrás de você com seu carro. Ele será considerado responsável pela sua traseira e pela frente do carro dele. Ele deverá acionar o seguro dele para consertar a sua traseira e a frente do carro dele.

Nos casos de empurrão, geralmente há um único “culpado”
“Um carro bateu no final da fila e empurrou todo mundo!”

No casos de engavetamento decorrente de um empurrão inicial vindo detrás, é mais fácil identificar o culpado, pois geralmente é uma única pessoa.

Suponha que você está numa fila de veículos parados e logo atrás de você está o último da fila. De repente um carro desgovernado vem e bate no último. Esse último não consegue segurar o carro, que bate no seu. Você também não consegue segurar o carro e bate no da frente. De quem é a culpa?

É como se fosse um efeito dominó, em que o carro desgovernado que veio por último empurra todos. Sem o empurrão inicial dele, ninguém haveria colidido. Exatamente por isso ele é considerado culpado por todos os demais carros. Ele deverá acionar o seguro dele para consertar o carro dele e todos os demais veículos.

Eis a importância da cobertura de terceiros!

É nos casos de engavetamento que as pessoas descobrem a importância de ter uma boa cobertura de danos materiais a terceiros no seguro de automóvel. Particularmente, na Muquirana Seguros Online recomendamos sempre a contratação de no mínimo R$100.000 de danos materiais a terceiros.

Imagine um engavetamento decorrente de empurrão, em que você empurrou acidentalmente todos os demais. Já pensou no conserto de quantos carros você poderá ter de arcar? Os custos podem ser altíssimos e gerar um grande prejuízo para você. Uma cobertura de danos materiais a terceiros bem feita pode ser sua salvação numa situação como essa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

288 respostas para Como funciona seguro de carro em caso de engavetamento?

  1. Josy Souza diz:

    Me envolvi num acidente com dois outros carros, sendo o meu o terceiro. O primeiro carro freou, o segundo nem pisou no freio e, em consequencia disto, bati na traseira do segundo. O motorista do 2º veículo no qual bati na traseira assumiu que não pisou no freio e que havia provocado o acidente. Então o seguro do 2º carro tem que pagar o conserto do meu?

    • Jessica diz:

      Josy, boa noite!

      Se o motorista do 2º carro se considera culpado, ele deverá acionar a cobertura de danos materiais a terceiros para o 1º e 3º carro. Contudo, a liberação da indenização aos terceiros depende também da análise da seguradora. Por isso é importante na descrição do acidente ele deixar claro como tudo ocorreu, pois no geral a interpretação da seguradora é de que colisões traseiras são de responsabilidade do carro de trás, havendo margem para ela recusar indenização ao 3º carro.

      A recomendação inicial é ele abrir o sinistro com a ajuda do corretor de seguros responsável pela apólice. Se eventualmente ocorrer recusa de cobertura para o 3º carro, o caminho é buscar contra-argumentar com a seguradora junto ao causador e, em última instância, recorrer nas Pequenas Causas ou judicialmente com um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  2. Renata diz:

    Boa tarde,
    O transito estava parado quando fui atingida por um carro que nao conseguiu parar. Meu carro foi projetado e bati na traseira do carro parafo a frente.
    O carro que me bateu nao tem seguro. O carro da frente quer que eu pague o dele.
    Pergunto:: quem deve pagar o que?

    • Jessica diz:

      Renata, boa tarde!

      Pela sua descrição entendemos que seu veículo foi empurrado pelo último da fila contra o veículo a sua frente.
      Neste caso, trata-se de um único evento sendo o último carro responsável pelo danos a todos os carros a frente que foram empurrados uns contra os outros.

      Se não houver acordo entre os envolvidos sobre como ocorreu o acidente e sobre a culpa, recomendamos consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  3. André Gama diz:

    Eu estava parada o carro bateu atrás do meu e em consequência bati no carro dá frente. O veículo detrás possui seguro e eu não. Nesse caso ele arca com os dois carros? E o meu deu perca total!!! Como funciona? A seguradora pode questionar o laudo dá oficina credenciada deles?

    • Jessica diz:

      André, bom dia!

      Pela sua descrição entendemos que o último carro da fila empurrou os demais, sendo um único evento no qual ele seria responsável pelos danos aos carros a frente e ao carro dele próprio. Nesse sentido, para que haja cobertura do seguro dele é necessário que ele faça abertura do sinistro assumindo a culpa e que a análise da seguradora sobre o acidente confirme a culpa dele. Cumprindo esses pré-requisitos, a seguradora dará andamento no sinistro solicitando as documentações e orçamento da oficina. Se a oficina for referenciada da seguradora em princípio não é normal haver divergência entre oficina e seguradora, pois já costumam trabalhar com tabelas alinhadas – já não caso de oficinas de livre-escolha pode haver divergência dependendo do caso, sendo necessário buscar acordo entre as partes.

      Se o motorista do último carro não assumir a culpa a cobertura de terceiros não poderá ser utilizada. Por isso caso haja divergências entre os envolvidos sobre a culpa, recomendamos dialogar para buscar um senso comum. Não sendo possível será necessário consultar um advogado ou as Pequenas Causas.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  4. mihara diz:

    Meu marido bateu mm traseira de um trafic por causa da Luz do sol enfim ele não conseguiu frear bateu e esse carro q meu marido bateu bateu no q estava na frente envolvendo um terceiro carro. Não tenho seguro queria saber se eu tenho q pagar o terceiro envolvido

    • Jessica diz:

      Mihara, boa tarde!

      Se o carro que seu marido colidiu foi empurrado contra o primeiro, entende-se que a colisão foi uma só ocasionada pelo empurrão inicial. Logo seu marido seria considerado responsável pelos danos aos dois carros à frente. Caso haja dúvidas sobre a responsabilidade na colisão, recomendamos consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  5. JACKSON NIEMEYER diz:

    BOM DIA
    ME ENVOLVI EM UM ENGAVETAMENTO COM 3 CARROS. EU ERA O ÚLTIMO. CAMINHÃO NÃO PAROU NO FIM DA FAIXA DUPLA OBRIGANDO O TERCEIRO CARRO FREAR BRUSCAMENTE, O SEGUNDO BATEU NO PRIMEIRO E EU BATI NO TERCEIRO, EU BATI MAIS FORTE MESMO. APENAS O SEGUNDO CARRO POSSUI SEGURO. A MOTORISTA ENTROU EM CONTATO COM O SEGURO QUE ME ORIENTOU A PAGAR A FRANQUIA PORQUE EU ERA O CULPADO. NÃO ACEITO ISSO. MAS BEM, SENDO PAGO A FRANQUIA O SEGURO PODE ME COBRAR ALGO MAIS FUTURAMENTE ????????????

    • Jessica diz:

      Jackson, bom dia!

      Desculpe a demora em responder, período de Natal e Ano Novo é bem corrido por aqui!

      A seguradora do segundo carro poderá lhe cobrar a diferença acima da franquia, porém referente ao conserto da traseira do carro segurado (Maiores detalhes neste vídeo).
      Como o carro segurado já havia colidido antes com o carro a frente, ele é responsável pelos danos a traseira do primeiro carro e pelos danos à dianteira dele próprio. Se não houver acordo sobre este ponto, recomendamos consultar um advogado para lhe ajudar na negociação com a seguradora.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  6. JAISON diz:

    Um carro bateu no meu depois de ter sido projetado por outro, o carro que bateu no meu tem seguro, mas o carro que bateu primeiro causando o empurrão não tem. A seguradora se negou a pagar o meu prejuízo alegando que o carro que bateu primeiro é o culpado, mas o carro do segurado só bateu no meu porque vinha muito próximo ao meu, apesar de ter sido projetado. Posso acionar a seguradora judicialmente para que ela repare meus danos?

    • Jessica diz:

      Jaison, bom dia!

      Como atuamos na área técnica de seguros, não podemos instruir com relação a dúvidas de caráter jurídico, desculpe. Recomendamos consultar um advogado para que possa lhe orientar melhor se há chance de ganho de causa num eventual processo judicial. Como opinião, acredito que o ideal seria processar o primeiro da fila já que ele quem empurrou.

      Em nossa experiência na área de seguros, em acidentes como este realmente a culpa é atribuída ao veículo que empurrou os demais. Mesmo que os veículos estivessem próximos, a seguradora interpreta que sem o empurrão inicial não teria havido colisão entre os demais, por isso a culpa é atribuída somente ao que empurrou os outros. É nesse sentido que acreditamos que seria mais interessante tentar recorrer judicialmente para receber os prejuízos do primeiro carro que empurrou os demais e não do segundo que foi empurrado. Mas como mencionamos acima, é importante consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  7. Débora diz:

    Olá, meu esposo bateu na traseira de um carro, que bateu no carro da frente, ou seja, houve um engavetamento envolvendo 3 carros. O carro que meu esposo bateu é segurado, e irá cobrir os danos do veículo. A dona do carro cobrou do meu esposo apenas o valor da franquia do seguro. Mas, várias pessoas disseram que a seguradora posteriormente, iria entrar na justiça para cobrar o valor que gastou com o conserto do carro. Isso procede? Ou seja, ele vai pagar a franquia e futuramente, terá que pagar o valor do conserto para a seguradora?

  8. Maria diz:

    Boa noite!
    Me envolvi num acidente onde na passagem pelo semáforo, o mesmo ficou amarelo e o carro da frente freou bruscamente. Freiei, porém, acabei encostando de leve na traseira do veículo. Na sequência, um terceiro veículo não conseguiu frear colidindo na traseira do meu veículo e me projetando a frente, que causou mais uma colisão no primeiro veículo. Quem deve acionar a seguradora? Agradeço se puder respondet. O terceiro veículo envolvido não apresentou BO a sua seguradora e não informou sobre o primeiro veículo.

    • Jessica diz:

      Maria, bom dia!

      Peço sinceras desculpas pela demora em responder. Este mês recebemos muitas dúvidas e acabei não dando conta de responder todas com agilidade.

      Pela sua descrição entendemos que primeiro houve uma colisão de menor proporção do seu carro contra o da frente e, depois, uma segunda colisão de maior proporção ocasionada pelo empurrão do terceiro carro da fila.

      Por conta das duas colisões subsequentes na mesma vítima, poderá haver divergência na interpretação de quais danos à traseira do primeiro carro foram causados pela senhora e quais foram causados pelo último da fila. Recomendamos fazer constatação da ocorrência em sua seguradora, informando todos os detalhes que a senhora mencionou. A seguradora analisará o caso e lhe orientará se considera ou não a senhor culpada e, se sim, por qual “proporção” dos danos.

      É importante solicitar ajuda do corretor da apólice para intermediar este diálogo com a seguradora e lhe instruir.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  9. Tatiane diz:

    Boa tarde .. a alguns meses mim envolvi em um acidente com vários carros 7 com o meu , fui a última a bater só que quando eu bati na traseira ,os carros da frente já estavam todos batidos , ajudei no concerto do carro q bati na traseira e arumei a frente do meu . So que agora a seguradora do primeiro carro entrou em contato querendo jogar a culpa em mim pq fui a última , o que fazer ?

    • Jessica diz:

      Tatiane, boa tarde!

      Pela sua descrição entendemos que a senhora foi responsável apenas pela colisão na traseira do ultimo carro, tendo em vista que os demais já haviam colidido antes e portão não foram empurrados pela senhora.

      Há algumas possibilidades de por que a seguradora do primeiro carro estaria lhe cobrando: a) Na descrição do acidente feita pelo segurado foi informado que a senhora empurrou a fila de carro; b) Na descrição o segurado informou não saber onde se originou a primeira colisão e, contatando o 2º, 3º, 4º etc. da fila, foram informando que teriam sido empurrados. Entre outras possibilidades.
      Como em ambas as possibilidades o problema está na descrição do acidente, recomendamos contra-argumentar com a seguradora que a senhora foi última e não a primeira a colidir. O depoimento do carro a sua frente poderá lhe ajudar. Se mesmo após essa tentativa a seguradora continuar considerando a senhora culpada e mantiver a cobrança, a recomendação é buscar as Pequenas Causas ou um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  10. Luciano diz:

    Olá
    Eu tentei ultrapassar o veículo que estava a minha frente em local proibido e acabei fechando a frente dele que acabou saindo da pista e colidindo.
    Eu sou segurado mas ultrapassei em local proibido e agora?

    • Jessica diz:

      Luciano, bom dia!

      Se o senhor se considera culpado pelo acidente, recomendamos abrir um sinistro de terceiros em sua apólice. Na descrição do ocorrido é importante informar exatamente como aconteceu, tendo em vista que o veículo segurado não terá marcas do acidente.
      Recomendamos também solicitar ajuda do seu corretor para fazer a abertura e dar sequencia no sinistro.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *