Como funciona seguro de carro em caso de engavetamento?

como funciona seguro de automóvel em casos de engavetamentoDescubra como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento!

Os engavetamentos são situações mais comuns do que se imagina, principalmente por conta da correria do dia a dia, que aumenta distrações e imprudências no trânsito. Ao ocorrer um engavetamento é uma grande confusão… Fica no ar quem é responsável pelo quê e, quando as pessoas envolvidas tem seguro, não se sabe o seguro de quem se deve acionar.

Neste artigo explicaremos como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento. Daremos alguns exemplos para você entender melhor, mas caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar seu caso pessoal, escreva nos comentários para que possamos ajudar.

Esbarrão X Empurrão

Os motivos do engavetamento geralmente são de dois tipos: ou alguém freia bruscamente e ocorre um esbarrão atrás do outro; ou alguém que vem atrás da fila dá um empurrão em todo mundo. Veja alguns exemplos para visualizar melhor o que queremos dizer por “esbarrão” e por “empurrão”:

  • Um esbarrão atrás do outro: um animal na pista, um pedestre ou ciclista desavisado, um semáforo por fechar, enfim, uma distração ou susto qualquer que causa uma freada brusca e inesperada, deixando o motorista que vem atrás sem tempo de reagir. Nesses casos o engavetamento começa na ponta da frente da fila de carros.
  • Um empurrão inicial impulsiona todos os demais: O último da fila vem com tudo e, colidindo com o penúltimo da fila, impulsiona todos os demais carros fazendo-os colidir. Pode ser um apressadinho, um distraído, um afobado, um motorista inexperiente, mas no final o que ocorre é um grande empurrão de trás da fila. Nesses casos o engavetamento começa na ponta de trás da fila de carros.

Abaixo você confere como saber quem é o culpado quando o engavetamento é causado por um “esbarrão” e quando o engavetamento é decorrente de um “empurrão”.

“De quem é a culpa?”
“O seguro de quem deve ser acionado?”

Em todas as situações de engavetamento o culpado é sempre que bate atrás. O seguro de automóvel funciona da mesma maneira.

Cotação Seguro Carro – 2

A lei de trânsito determina que os carros circulem dentro de uma distância segura a qual garanta tempo de reação. Quando alguém colide na traseira de outro veículo, aos olhos da lei significa que a pessoa que vinha atrás não mantinha uma distância segura, expondo seu veículo e o da frente ao risco de um acidente. Para o seguro de automóvel, a regra é a mesma.

É realmente uma situação complicada, pois sabemos que em diversos pontos das cidades e estradas é praticamente impossível manter essa distância considerada segura. Mas para efeitos da lei, essa é a regra.

Agora vejamos como essa regra funciona para os casos de “esbarrão” e para os casos de “empurrão”.

Nos casos de esbarrão, geralmente são vários “culpados”
“Ele parou e não deu tempo de frear!”

Os casos de engavetamentos decorrentes de esbarrão são os mais complicados, pois no geral tem vários culpados. Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil.

Suponha que você está dirigindo numa fila de carros e, subitamente, o carro da frente freia. Você bate na traseira dele. Na sequência, o carro que vinha atrás de você bate na sua traseira. De quem é a culpa? O seguro de quem deverá cobrir o quê?

É preciso analisar por partes:

  1. A primeira colisão foi da sua frente com a traseira do primeiro carro. Portanto, você será considerado responsável pela traseira dele e pela frente do seu carro. Nesse caso, você deverá acionar seu seguro para cobrir a frente do seu carro e para o terceiro em quem você colidiu.
  2. A segunda colisão foi do carro atrás de você com seu carro. Ele será considerado responsável pela sua traseira e pela frente do carro dele. Ele deverá acionar o seguro dele para consertar a sua traseira e a frente do carro dele.

Nos casos de empurrão, geralmente há um único “culpado”
“Um carro bateu no final da fila e empurrou todo mundo!”

No casos de engavetamento decorrente de um empurrão inicial vindo detrás, é mais fácil identificar o culpado, pois geralmente é uma única pessoa.

Suponha que você está numa fila de veículos parados e logo atrás de você está o último da fila. De repente um carro desgovernado vem e bate no último. Esse último não consegue segurar o carro, que bate no seu. Você também não consegue segurar o carro e bate no da frente. De quem é a culpa?

É como se fosse um efeito dominó, em que o carro desgovernado que veio por último empurra todos. Sem o empurrão inicial dele, ninguém haveria colidido. Exatamente por isso ele é considerado culpado por todos os demais carros. Ele deverá acionar o seguro dele para consertar o carro dele e todos os demais veículos.

Eis a importância da cobertura de terceiros!

É nos casos de engavetamento que as pessoas descobrem a importância de ter uma boa cobertura de danos materiais a terceiros no seguro de automóvel. Particularmente, na Muquirana Seguros Online recomendamos sempre a contratação de no mínimo R$100.000 de danos materiais a terceiros.

Imagine um engavetamento decorrente de empurrão, em que você empurrou acidentalmente todos os demais. Já pensou no conserto de quantos carros você poderá ter de arcar? Os custos podem ser altíssimos e gerar um grande prejuízo para você. Uma cobertura de danos materiais a terceiros bem feita pode ser sua salvação numa situação como essa.

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

288 respostas para Como funciona seguro de carro em caso de engavetamento?

  1. Jean Carlo diz:

    Boa tarde, Jéssica!
    Me envolvi em um engavetamento de três veículos, fui o primeiro da fila, ou seja, só tive avarias na minha traseira.
    O problema é que a seguradora do veículo que empurrou os outros dois está alegando que, para dar seguimento ao meu processo, precisa da vistoria do carro do meio (que até então não a fez).
    Eu necessito do meu carro para vir trabalhar e até mesmo para meu conforto, já estou sem usá-lo há uns +/- 15 dias.
    Há alguma forma de eu solicitar que liberem meu reparo mesmo sem o veículo do meio realizar vistoria?

    Att,
    Jean.
    Eu não acho justo que eu fique sem meu carro por esse motivo (obviamente eles estão querendo a vistoria do outro veículo para terem certeza de que me envolvi no acidente, porém, o ônus da prova não deve ser meu…).

    • Jessica diz:

      Jean, boa noite!

      Recomendamos solicitar o contato do corretor de seguros do causador para lhe ajudar na intermediação do sinistro.
      Informe que precisa que o veículo seja reparado logo e, se possível, ajude a agilizar a realização da vistoria com o veículo do meio.
      Dificilmente a seguradora liberará o reparo sem essa vistoria, pois ela precisa se certificar que a origem do dano foi o segurado dela e não este do meio.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

  2. Guilherme Souza diz:

    Fui dar uma ré e bati com a traseira no muro, um mês depois, arranhei toda a lateral do carro. Fui no seguro e ele quer cobrar duas franquias, uma pela traseira e o outro pela lateral, isto é correto?

  3. Sabrina diz:

    Bom dia, me envolvi em um engavetamento com mais 3 carros, no boletim o primeiro carro alega que tinha um acidente na frente por isso teve que freiar bruscamente, então veio o segundo, o terceiro e o quarto que fui eu. o carro que estava na minha frente teve perda total o mesmo veiculo tinha seguro e agora a seguradora dele quer que eu arca com o valor total. Esta certo isso?

  4. Cesar santos diz:

    Bati num carro.Fiz acordo com a proprietária do outro carro ,fomos ao cartório e redigimos um acordo de pagamento dos danos,ja que a proprietária não quis fazer o serviço na oficina por mim indicada,só que esta pessoa ao invés de fazer o serviço,ela pagou a franquia á seguradora e agora a seguradora esta me cobrando. Ja disse á seguradora que tenho acordo assinado ,mas eles dizem não ter valor,porque a dona do carro não podia ter feito este acordo.Me oriente por favor.

    • Jessica diz:

      Cesar, boa tarde!

      Quando a vítima aciona o próprio seguro ela pode cobrar do causador o ressarcimento da franquia. A seguradora pode cobrar a diferença acima da franquia.
      Explicamos como isso funciona neste vídeo.

      O fato de o segurado ter cobrado indevidamente o valor total de fato não isenta a seguradora do direito de cobrar a parte dela. Explicamos por que neste outro vídeo. Se a vítima cobrou o valor integral dos danos, e não somente a franquia, ela deverá lhe devolver a diferença acima da franquia para que o senhor possa fazer esse acerto com a seguradora. Recomendamos contatar a vítima para negociar esta devolução da parte que era devida a seguradora e não a ela. Se não houver acordo em lhe devolver a parte que foi cobrada indevidamente, recomendamos apresentar os comprovantes à seguradora para mostrar que o segurado cobrou indevidamente o valor total do sinistro. Se a seguradora continuar cobrando o senhor ao invés de buscar acerto com o segurado, será necessário buscar ajuda de um advogado.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I

      Atenciosamente,

  5. sebastião ramalho de alencar diz:

    Não se tem a certeza de como aconteceu o engavetamento. Pensa-se que o carro detrás colidiu com o da frente e assim sucessivamente, envolvendo cinco veículos. O causador não tem seguro nem condições financeiros. seguinte, também. Do terceiro ao quinto são segurados. O terceiro estaria obrigado a cobrir o quarto e o quinto. Ou cada qual resolve seu problema.

    • Jessica diz:

      Sebastião, bom dia!

      Será necessário os envolvidos buscarem um consenso sobre como ocorreu o engavetamento. Se não houver possibilidade de um consenso, é recomendável buscar intermediação de um advogado.
      O seguro do terceiro ao quinto carro só poderão ser acionados se os mesmos assumirem a culpa pelos respectivos veículos com os quais colidiram e se a análise de suas seguradoras confirmarem essa culpa. Como não é clara a origem da cada colisão, é complicado opinarmos se haverá cobertura ou não, pois depende do proprietário de cada carro e da análise de cada seguradora.

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      Atenciosamente,

  6. Diogenes diz:

    Quando um carro desse desgovernado ebate em um carro estacionado e esse tem seguro e é empurrado em cima de outro que não tem como funciona. ..São 3 carros envolvidos

    • Jessica diz:

      Diogenes, boa tarde!

      Como o carro que desceu desgovernado empurrou os demais carros uns contra os outros, trata-se de um único evento no qual o que desceu desgovernado desencadeou todas demais colisões. Por conta disso ele será responsável por todos os danos.
      Se não houver acordo entre os envolvidos sobre de quem é a culpa, é recomendável consultar um advogado.

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      Atenciosamente,

  7. renato queiros diz:

    boa noite mim envolvir em um gavetamento entre 3 veiculos endo o meu o terceiro porem foi causado pelo o primeiro veiculo que freiou bruscamente ai o segundo veiculo bateu no primeiro e o meu bateu no segundo e so o primeiro veiculo tem seguro gostaria de saber se o seguro do primeiro veiculo pode arca com prejuizo do segundo carro e do terceiro pois foi causado justamente pelo primeiro veiculo aguardo resposta.

    • Jessica diz:

      Renato, boa tarde!

      Desculpe a demora em responder!

      No geral as seguradoras interpretam que quando ocorre colisão traseira, o culpado é aquele que colidiu atrás por não ter mantido a distância e velocidade de segurança. No geral essa interpretação se baseia é culpa presumida baseada no Código de Trânsito wue determina ser obrigatório manter distância de segurança.

      Por conta disso dificilmente a seguradora do primeiro veículo acatará que o segurado dela foi culpado. Porém é necessário fazer abertura do sinistro para checar qual será a interpretação.

      Pela sua descrição entendemo que primeiro houve uma colisão do segundo com o primeiro carro. Depois do terceiro com o segundo.
      Sendo este o caso tratam-se de duas colisões independentes, sendo o segundo carro responsável pela traseira do primeiro e pela dianteira dele mesmo. E o terceiro responsável pela traseira do segundo e por sua própria dianteira.
      Caso haja dúvidas sobre a culpa ou os envolvidos não cheguem a um acordo, é recomendável consultar um advogado.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
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      Atenciosamente,

  8. Rodrigo diz:

    Boa tarde !

    Em uma curva não sinalizada um motorista alcoolizado invadiu a contra mão e bateu de frente com um gol que com o impacto foi arremessado para trás, com isso batei na lateral do gol, quem arcará com o meu prejuízo ?

    • Jessica diz:

      Rodrigo, boa noite!

      Se o carro que colidiu com o seu foi arremassado pelo carro do motorista alcoolizado, este motorista é responsável pelos danos todos os três carros envolvidos: dele próprio, do segundo e do seu.

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      Atenciosamente,

  9. Humberto diz:

    Eu carro 1 parado o carro do 2 parado e o carro 3 em movimento chocou o carro 3 no carro 2 empurrando contra o meu carro 1 o carro 3 e um chevete nao tem condiçoes de pegar nem,as franquias o carro 2 acionou,o seguro mais Segundo avaliaçao da seguradora que pagara o carro 2 que e seu cliente e o meu carro 1 que devo arcar com meus prejuijos,ou acionar na justiça o carro 3 procede obrigado

    • Jessica diz:

      Humberto, boa noite!

      Pela sua descrição entendemos que tratou-se de uma única colisão ocasionada pelo empurrão do carro 3 cotra o carro 2 jogando-o contra seu carro 1. Sedno este o caso, o carro 2 não pode ser responsabilizado pelos danos ao carro 1, na medida em que foi empurrado. O carro 3 deverá ser cobrado pelos prejuízos causados a todos os envolvidos. Se ele não concordar em arcar com seus prejuízos mediante negociação amigável, de fato será necessário buscar uma solução judicialmente.

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      Atenciosamente,

  10. Eduardo diz:

    Boa noite meu nome é Eduardo. Estava dirigindo o carro da frente parou bruscamente e eu conseguir parar o meu carro sem colidir com carro da frente, mas o cara que vinha atras do meu não conseguiu parar e bateu na traseira do meu me arremeçando na traseira do carro que estava na minha frente. A seguradora não quer pagar o conserto da dianteira do meu carro só querem pagar o conserto da traseiro. Isto está correto?

    • Jessica diz:

      Eduardo, boa tarde!

      Recomendamos verificar junto à seguradora do causador como consta a descrição do acidente feita na abertura do sinistro. Se esta descrição não deixar claro que o veículo segurado empurrou o seu carro contra o primeiro da fila, a seguradora poderá estar interpretando que primeiro o senhor colidiu e depois foi colidido. Nesta interpretação, o senhor seria responsável pela traseira do carro a frente e pela sua própria dianteira, sendo o segurado responsável somente por sua traseira.

      Se de fato houver divergência na descrição do acidente, recomendamos conversar com o causador para que faça retificação da informação junto a seguradora para uma reanálise a fim de que cubram também a dianteira do seu carro e a traseira do primeiro da fila. Não havendo acordo com o segurado em fazer esta retificação, recomendamos procurar instrução de um advogado.

      Importante checar também como consta a descrição do acidente no Boletim de Ocorrência.

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      Atenciosamente,

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