Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

CONSULTAR SEGURADORA NA SUSEPAprenda a consultar seguradoras na SUSEP e qual a importância disso para o consumidor e corretor de seguros!

Para quem quer contratar um seguro com garantia regulada por lei, é sempre muito importante consultar a seguradora na SUSEP. Neste post mostraremos onde e como fazer esta consulta, e qual sua importância tanto para o consumidor quanto para o corretor de seguros.

Leia também:
“2 principais diferenças entre cooperativa e seguradora”
“Seguro por cooperativa é igual ao do corretor?”

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

Cotação Seguro Carro – 2

Como consultar seguradora na SUSEP?

Para consultar uma seguradora na SUSEP basta acessar este link (clique para ver) e preencher o nome da entidade. Você também pode filtrar a busca por Estado e por tipo de serviço.

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Importância de consultar seguradoras na SUSEP antes de contratar um seguro

Para os consumidores de seguro

A oferta de seguros, de todos os tipos, atualmente é regulada por lei. A entidade responsável por supervisionar o cumprimento dessas leis, em favor da proteção do consumidor e saúde do mercado segurador, é a SUSEP.

Recentemente tem crescido a oferta de seguros sem regulamentação da SUSEP através de associações e cooperativas, e com isso o consumidor que busca um seguro regulamentado dentro das leis do seguro pode ser ludibriado por empresas que vendem seguro com outros nomes, como por exemplo “proteção veicular”.

Ainda que nós particularmente não recomendemos a contratação de seguros por associação ou cooperativas, uma vez que não seguem as leis e normas do mercado de seguro, nosso ponto aqui não é questionar a legitimidade dessas entidades. Nosso foco está nos consumidores que prezam pela garantia prevista e protegida por lei, desejando contratar o seguro necessariamente com uma entidade regulada e dentro dos conformes da SUSEP.

Para esses consumidores, quando há qualquer dúvida sobre a idoneidade da empresa, o primeiro passo antes de contratar o seguro é fazer essa consulta na SUSEP. Se a empresa em questão não constar como “Entidade Supervisionada” significa que ela está operando sem aval da SUSEP e, portanto, não tem qualquer regulamentação em termos de cláusulas contratuais, fundo de reserva para atender muitos sinistros ao mesmo tempo etc.

Cabe ao consumidor escolher em arriscar ou não a contratação com uma associação ou cooperativa não regulamentada. A nós, corretores de seguros, cabe o papel de conscientização desses riscos, por isso nos colocamos a disposição de quem tiver dúvidas e desejar maiores informações sobre seguros regulares, atentando principalmente para as garantia do consumidor.

Para os corretores de seguro

O papel do corretor de seguros é sempre interceder em favor do segurado (cliente), não apenas cotando o seguro, mas também instruindo, tirando dúvidas, identificando os maiores riscos e necessidades etc. Em resumo, zelar pelo qualidade,transparência e tranquilidade do cliente em tudo que tange sua proteção pessoal e patrimonial.

Por isso essa consulta de seguradoras na SUSEP é fundamental também para os corretores de seguro. Antes de ofertar o seguro de novas seguradoras, é imprescindível checar se a seguradora em questão está devidamente cadastrada na SUSEP. Assim não há qualquer risco de ofertar serviços não regulamentados ao cliente, expondo-o a risco de golpes, fraudes ou contratos mal feitos.

O mesmo vale para a oferta de alguns serviços diferenciados. Corretores que trabalham com a oferta de rastreadores com seguro para roubo devem sempre checar se o seguro embutido no serviço de rastreamento se trata de apólice junto a uma seguradora devidamente regulada, e não de uma “garantia” dada pela própria empresa de rastreamento. Checar esse tipo de informação é uma forma de mostrar respeito e responsabilidade para com seus segurados.

Vídeo com passo a passo!

Preparamos um vídeo com passo a passo de como fazer a consulta de seguradoras e corretoras no site da SUSEP. Assista abaixo!

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

110 respostas para Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

  1. Telma Ferreira Ribeiro diz:

    Bom dia! Tenho um seguro mulher desde 2000, tive um câncer de ovário em 2014, mandei a documentação Junho 2016 a seguradora negou alegando que a apólice era vigente por 1 ano, mas continuo pagando. Isso é Correto?

    • Jessica diz:

      Telma, boa tarde!

      Primeiramente, torcemos para que a senhora se recupera. Conte com nosso apoio.

      Se o seguro consta vigente e a senhora continua pagando as parcelas em dia, a cobertura do seguro é garantida por todo o período de vigência e renovação automática.

      Recomendamos verificar se o seguro possui cobertura específica de diagnóstico de câncer e/ou cobertura de doenças graves que inclua cobertura para câncer maligno. Se o mesmo possui essas coberturas e consta vigente e com pagamentos em dia, a seguradora não pode negar cobertura. Sendo este o caso, recomendamos abrir uma reclamação no SAC e depois na Ouvidoria com a ajuda de seu corretor de seguros. Não havendo solução nestes canais, recomendamos abrir uma reclamação na SUSEP.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/wxfOmzcBn-g

      Atenciosamente,

  2. Maria da conceição silva oliveira diz:

    Bom dia! Hoje faz 26 dias que dei entrada de indenização DPVAT por morte, nos correios Apodi r/n. os correios fez entrega dia 19/05/2016 da documentação na seguradora.Não tive resposta de nada. quando ligo dizem que não existe nada no nome da vitima e nem beneficiário. o que faço? quando ligo para 0800 022 1204 nem chama mais.

    como saber a seguradora que recebeu essa documentação?

    • Jessica diz:

      Maria, boa tarde!

      Como não atuamos na abertura de sinistros DPVAT (atuamos apenas com seguros privados) não temos grandes informações sobre os trâmites de abertura dos processos. Contudo, se a senhora deu entrada através dos Correios, eles devem ter lhe entregue um protocolo de atendimento. Recomendamos voltar à agência que lhe atendeu com este protocolo em mãos e informar que a seguradora Líder (que administra do Dpvat) informa que não há sinistro em aberto para os beneficiários. Solicite para verificarem o que ocorreu e darem entrada com urgência, sempre exigindo que lhe entreguem um protocolo que comprove o atendimento e o serviço.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

      Atenciosamente,

  3. poliano diz:

    Tive um acidente dia 10-05 no dia 15-05 a seguradora deu indenização integral pediu na data 18-05 cinco dias úteis pra análise após a data expirada me pediram mais 10 dias úteis a contar apartir da data 20-05 a qual expirou dia 03-06 e até agr ninguém da seguradora não falou nada só disse q ainda estar em análise.gostaria de saber qual o tempo que a seguradora tem pra esse análise? e o que devo fazer?

    • Jessica diz:

      Poliano, boa noite!

      O prazo que a Susep determina é de 30 dias para o pagamento da indenização após a entrega de toda documentação pelo segurado ou terceiro à seguradora. Contudo, a seguradora só libera a lista de documentação e recebe os documentos após a análise e liberação do processo de pagamento. O meio tempo entre esta análise e o envio da lista de documentos não possui uma determinação da SUSEP a qual estipule um prazo máximo.

      Contudo, pela nossa experiência, as seguradoras não costumam demorar mais que 03 ou 05 dias para fazer a análise e liberação. Quando há atrasos como o seu recomendamos solicitar ao corretor responsável pela apólice para verificar junto à seguradora qual o motivo de precisarem estender o prazo de análise recorrentemente e abrir um reclamação no SAC e depois na Ouvidoria a fim de conseguir a liberação. Se necessário, procure também um órgão de defesa do consumidor.

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      Atenciosamente,

  4. Marcos C. Prestes diz:

    Boa noite eu gostaria de uma informação sobre um sinistro ,a pessoa bateu no meu carro e falou que iria acionar a seguradora dele para terceiro , pois o mesmo não me acionou porem qual caminho devo tomar . Porem tenho o numero do sinistro dele , desde já fico agradecido.

    • Jessica diz:

      Marcos, boa noite!

      Recomendamos que com o número de sinistro informado pelo causador, contate a seguradora dele, informe que é terceiro na colisão e que deseja saber como está o andamento do sinistro. Eles lhe informarão quais documentos são necessários de sua parte para dar sequência.
      É recomendável também solicitar ao causador o contato do corretor de seguros dele para lhe ajudar a dar andamento no sinistro.

      Caso o causador não tenha acionado a cobertura de terceiros para você, é importante contatá-lo para solicitar a abertura do sinistro de terceiros. Não havendo disposição da parte dele em lhe cobrir como terceiro, recomendamos consultar um advogado ou as Pequenas Causas.

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      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  5. Augusto Cesar Neves diz:

    Fizemos um seguro de Condomínio com a Tokio Marine Condomínio sediada em São Paulo. Houve sinistro de dano elétrico no elevador. So querem pagar R$4.000,00 num sinistro de R$38.000,00 alegando que o seguro fora feito com franquia. Isto é legal ou subterfúgio da Seguradora? Podemos reclamar judicialmente? Aliás todos os itens segurados na apólice ainda em vigor estão com franquia.

    • Jessica diz:

      Augusto, boa tarde!

      Sua pergunta é muito importante. Assim que der um tempinho vou aproveita – la para escrever um post aqui no blog, obrigada pela participação.

      Nos seguros de condomínio pode haver franquia para diversas coberturas, como por exemplo a danos aos elevadores. A cobrança desta franquia e seu respectivo valor deve obrigatoriamente constar na apólice do seguro. Sugerimos que verifique na apólice qual a franquia que consta lá e se ela confere com o que está sendo informado pela seguradora.

      Esta cobertura é tecnicamente mais complexa, porque cada seguradora trabalha de uma forma com elevadores. Além da franquia, também podem existir regras para utilização da cobertura, por exemplo: troca de peças ao encargo do condomínio ou prestador da manutenção dos elevadores (Atlas, Schindler, etc.). Por isso ao ler a apólice também é importante checar se há alguma determinação neste sentido do rateio dos custos ou coresponsabilidades.

      Para maiores detalhes, recomendamos que solicite ao corretor que cuida da apólice para checar nas Condições Gerais todas as regras da seguradora para esta cobertura. Assim ele poderá checar como argumentar dentro do contrato.

      Primeiramente, recomendamos que procurem um acordo dentro do que está estipulado no contrato. Contudo, se não houver como chegar a um senso comum, é recomendável consultar um advogado.

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      Atenciosamente,

  6. Linete Socorro diz:

    [Nome da corretora] Ltd
    A como faço para averiguar se é confavel e se está realmente escrita pelos meios legais.

  7. Anderson diz:

    Recebi um email dizendo que eu tenho dinheiro pra receber

    • Jessica diz:

      Anderson, bom dia!

      Nós recebemos alguns relatos de pessoas dizendo ter recebido email em nosso nome e em nome da Susep dizendo que teriam dinheiro a receber.
      Esses emails são FALSOS, por isso pedimos que o ignore e não abra nenhum anexo.
      Infelizmente há muita gente tentando dar golpes ou espalhar vírus pela Internet e para isso criam emails falsos em nome de empresas.

      Obrigada por nos contatar.

      Atenciosamente,

  8. Renato B.Serrano diz:

    Gostaria de saber se a auto visa rio e idonia

    • Jessica diz:

      Renato, boa tarde!

      Não trabalhamos com esta empresa, por isso não sabemos dizer. Recomendamos que consulte se ela possui cadastro na Susep para se certificar que é um seguradora habilitada.

      Somos uma corretora de seguros, por isso se desejar podemos cotar o seguro para você também em nossas seguradoras parceiras, todas muito boas e de confiança :)

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      Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bPR6YHdizxg

      Atenciosamente,

  9. Camila diz:

    Bom dia, gostaria de saber de a Empresa Seguro Auto Fácil é idônea. Os

  10. Marcia diz:

    Email dizendo ter depósito de vcs nainha conta. @mogipet. R verdadeiro?

    • Jessica diz:

      Marcia, boa noite!

      Não é verdadeiro. Não enviamos este email e peço para que não abra nenhum anexo e nem faça nenhum tipo de deposito se o email estiver solicitando.

      A senhora é a terceira pessoa que nos contatou com esta informação. Vou lhe enviar um email com nossos contatos para verificarmos o que está ocorrendo e identificar quem está usando nosso nome indevidamente.

      Agradeço por nos avisar sobre esta fraude e por nos ajudar a pegar quem está fazendo isso. Iremos denunciar aos órgãos responsáveis.

      Fico a disposição.

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