Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

CONSULTAR SEGURADORA NA SUSEPAprenda a consultar seguradoras na SUSEP e qual a importância disso para o consumidor e corretor de seguros!

Para quem quer contratar um seguro com garantia regulada por lei, é sempre muito importante consultar a seguradora na SUSEP. Neste post mostraremos onde e como fazer esta consulta, e qual sua importância tanto para o consumidor quanto para o corretor de seguros.

Leia também:
“2 principais diferenças entre cooperativa e seguradora”
“Seguro por cooperativa é igual ao do corretor?”

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

Cotação Seguro Carro – 2

Como consultar seguradora na SUSEP?

Para consultar uma seguradora na SUSEP basta acessar este link (clique para ver) e preencher o nome da entidade. Você também pode filtrar a busca por Estado e por tipo de serviço.

consultar-seguradora-na-susep-passo-a-passo

Importância de consultar seguradoras na SUSEP antes de contratar um seguro

Para os consumidores de seguro

A oferta de seguros, de todos os tipos, atualmente é regulada por lei. A entidade responsável por supervisionar o cumprimento dessas leis, em favor da proteção do consumidor e saúde do mercado segurador, é a SUSEP.

Recentemente tem crescido a oferta de seguros sem regulamentação da SUSEP através de associações e cooperativas, e com isso o consumidor que busca um seguro regulamentado dentro das leis do seguro pode ser ludibriado por empresas que vendem seguro com outros nomes, como por exemplo “proteção veicular”.

Ainda que nós particularmente não recomendemos a contratação de seguros por associação ou cooperativas, uma vez que não seguem as leis e normas do mercado de seguro, nosso ponto aqui não é questionar a legitimidade dessas entidades. Nosso foco está nos consumidores que prezam pela garantia prevista e protegida por lei, desejando contratar o seguro necessariamente com uma entidade regulada e dentro dos conformes da SUSEP.

Para esses consumidores, quando há qualquer dúvida sobre a idoneidade da empresa, o primeiro passo antes de contratar o seguro é fazer essa consulta na SUSEP. Se a empresa em questão não constar como “Entidade Supervisionada” significa que ela está operando sem aval da SUSEP e, portanto, não tem qualquer regulamentação em termos de cláusulas contratuais, fundo de reserva para atender muitos sinistros ao mesmo tempo etc.

Cabe ao consumidor escolher em arriscar ou não a contratação com uma associação ou cooperativa não regulamentada. A nós, corretores de seguros, cabe o papel de conscientização desses riscos, por isso nos colocamos a disposição de quem tiver dúvidas e desejar maiores informações sobre seguros regulares, atentando principalmente para as garantia do consumidor.

Para os corretores de seguro

O papel do corretor de seguros é sempre interceder em favor do segurado (cliente), não apenas cotando o seguro, mas também instruindo, tirando dúvidas, identificando os maiores riscos e necessidades etc. Em resumo, zelar pelo qualidade,transparência e tranquilidade do cliente em tudo que tange sua proteção pessoal e patrimonial.

Por isso essa consulta de seguradoras na SUSEP é fundamental também para os corretores de seguro. Antes de ofertar o seguro de novas seguradoras, é imprescindível checar se a seguradora em questão está devidamente cadastrada na SUSEP. Assim não há qualquer risco de ofertar serviços não regulamentados ao cliente, expondo-o a risco de golpes, fraudes ou contratos mal feitos.

O mesmo vale para a oferta de alguns serviços diferenciados. Corretores que trabalham com a oferta de rastreadores com seguro para roubo devem sempre checar se o seguro embutido no serviço de rastreamento se trata de apólice junto a uma seguradora devidamente regulada, e não de uma “garantia” dada pela própria empresa de rastreamento. Checar esse tipo de informação é uma forma de mostrar respeito e responsabilidade para com seus segurados.

Vídeo com passo a passo!

Preparamos um vídeo com passo a passo de como fazer a consulta de seguradoras e corretoras no site da SUSEP. Assista abaixo!

Cotação Seguro Carro

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

110 respostas para Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

  1. Gilson diz:

    Bom dia,
    Renovei meu seguro auto na Porto Seguro a 21 dias, e até hoje eles não deram resposta a proposta. Meu corretor disse que as vezes demora mesmo,mas que ele está cobrando.Isso é normal?

    • Jessica diz:

      Gilson, bom dia!

      A seguradora tem até 15 dias para aceitar ou recusar a proposta do seguro. Se ao longo desses dias a seguradora nem aceitou nem recusou o seguro, ela deverá aceitar e emitir a apólice obrigatoriamente.
      Às vezes acontece de atrasar o envio por correio, mas o senhor pode solicitar a via digital em PDF.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  2. Marcelo diz:

    Alguém pode me passar uma seguradoras regulamentada o nome

    • Jessica diz:

      Marcelo, bom dia!

      Alguns exemplos são: Tókio Marine, Porto Seguro, Azul, Bradesco, Itaú, Liberty, Sul América, Zurich, Allianz, AIG, Suhai.
      Consultando esses nomes o senhor verá que aparece o cadastro no link da SUSEP indicado no post.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  3. Deize Pereira Batista diz:

    Meu carro foi roubado na ultima quinta feira dia 25/05 e como estou com uma restrição na caixa econômica e aprece no detran a Seguradora disse que não tem como me ressarcir nada. Isso é correto???? Como devo proceder??

    • Jessica diz:

      Deize, boa tarde!

      Em princípio a seguradora não pode negar o pagamento da indenização por situação cadastral, a não ser que a restrição seja referente ao carro sinistrado. Se a restrição for relacionada ao veículo segurado sinistrado, de fato a seguradora não consegue fazer o pagamento da indenização até que a situação do veículo seja regularizada, pois do contrário não poderá transferir o salvado do veículo para propriedade dela.

      Não se tratando de restrição do veículo e sim no CPF do segurado, recomendamos verificar se a dificuldade em pagarem a indenização não está no fato de a conta corrente informada para recebimento não consta bloqueada e/ou se o dinheiro seria retido pelo banco após ser depositado pelo seguro. Se for este o caso, uma alternativa é passar outra conta corrente. Sendo outro problema diferente deste, recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável para levantar junto à seguradora o que está ocorrendo e intervir.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  4. Elias diz:

    Seguradoras cobrem colisões de veículos cujo associado passou no sinal vermelho de madrugada onde diz que pode pois tem placa de cont olé de avanço de sinal liberado de noite?

    • Jessica diz:

      Elias, bom dia!

      Será necessário aguardar a análise da seguradora.
      Há cobertura quando o segurado avança no sinal vermelho acidentalmente. Se tiver passado intencionalmente caberá análise podendo ocorrer recusa.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  5. irene diz:

    preciso fazer uma reclamacao de uma seguradora qual o caminho?

  6. Deise Rodenas diz:

    Meu pai faleceu há um ano teria com saber se existe algum seguro em seu nome?
    Não encontrei nenhum documento mas as vezes ele comentava.

    • Jessica diz:

      Deise, boa tarde!

      Meus pêsames pela sua perda!

      Recomendamos verificar se seu pai tinha um corretor de confiança e checar se ele tinha uma apólice de seguro de vida. Se ele também tinha relacionamento com o banco dele, é possível checar se não fez o seguro pelo banco ao invés do corretor.
      Se isso não for possível, a única maneira será contatar as principais seguradoras que operam com seguro de vida e pedir para que chequem.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  7. Cátia diz:

    Olá boa tarde meu veículo e assegurado pela Future clube benefícios do Brasil mas não encontrei o registro o q faço.

    • Jessica diz:

      Cátia, boa tarde!

      Empresas sem registro Susep podem tratar-se de Associação ou Cooperativa.
      Nossa recomendação e cotar opções em seguradoras regulares e fazer novo seguro com uma delas, cancelando o serviço de proteção veicular na empresa sem registro Susep.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  8. Valter diz:

    Boa noite!

    Gostaria de saber se a Youse Seguradora é registrada como seguradora,pois fui procurado para fazer seguro auto.

  9. simone cristina quer de azevedo diz:

    Bom dia,encontrei uma apolice do meu avo de 1962,como devo proceder,moro em Cutitiba.

    • Jessica diz:

      Simone, boa tarde!

      A prescrição para solicitação do seguro de vida pelos beneficiários, em princípio, é de 3 anos.
      Recomendamos consultar um advogado para checar se é possível recorrer para receber após essa prescrição.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  10. joão gomes diz:

    Ao completar 60anos, a seguradora pode cobrar o premio em dobro?,mesmo ixistinto contrato que não preve essa cobrança.

    • Jessica diz:

      João, bom dia!

      Em princípio as regras de reajuste devem constar nas cláusulas contratuais.
      Se não está especificado e o senhor considera o ajuste abusivo, é recomendável primeiramente solicitar ajuda do corretor de seguros responsável pela apólice para intervir e contra-argumentar com a seguradora. Se eventualmente não houve resolução, pegue os protocolos de atendimentos com o corretor e com este material busque os órgãos de defesa do consumidor e se necessário abra denúncia na SUSEP.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *