Diferença entre cobertura de terceiros e APP no seguro auto

diferença entre cobertura de terceiros e APP no seguroDescubra qual a diferença entre cobertura de terceiros e cobertura de passageiros (APP) no seguro de carro!

Temos falado bastante sobre o seguro APP esta semana, explicando por exemplo o passo a passo de como funciona o seguro APP e se o seguro APP cobre ou não despesas médico-hospitalares. Hoje trataremos de outro assunto muito importante e sobre o qual geralmente muita gente faz confusão: qual a diferença entre cobertura de terceiros e cobertura de passageiros no seguro de carro?

Confira e peça também sua cotação de seguro de terceiros ;D

Cotação Seguro Terceiros

Regra básica:
Coberturas de terceiros = somente para quem está fora
Cobertura de passageiros = somente para quem está dentro

A diferença entre a cobertura de terceiros e a cobertura de passageiros (APP) no seguro é muito simples: a cobertura de danos a terceiros (sejam esses danos materiais ou corporais) indenizará prejuízos causados a pessoas que estão fora do veículo segurado. Já a cobertura de passageiros cobrirá danos (mais especificamente, morte e invalidez permanente) de quem está dentro do carro segurado, ou seja, motorista e passageiros.

Outra diferença importante é que existe seguro somente para terceiros, enquanto que não existe seguro somente para APP. Ou seja, você pode optar por fazer um seguro sem cobertura para carro e que cubra somente os danos materiais e corporais causados a outras pessoas. Mas não existe um seguro que cubra somente danos causados a passageiros do carro. Maiores detalhes neste post: “Cobertura APP não pode ser contratada sozinha”.

Para quem quer se aprofundar um pouco mais, aqui nós explicamos o que é o seguro APP e aqui explicamos o que é o seguro de terceiros.

Por que essa diferença é importante?

Essa diferença pode parecer trivial, mas na verdade ela é muito importante. Por conta do nome “cobertura de danos a terceiros” muita gente acha que contratando essa cobertura terá também cobertura para seus passageiros, que a seu ver seriam considerados “terceiros”. Porém, como vimos, não é assim.

Portanto, para se prevenir de danos aos passageiros é preciso olhar além da cobertura de danos a terceiros, e checar se há cobertura de APP significativa, para não haver surpresas ruins no caso de um acidente com vítimas dentro do carro.

Se você tiver apenas cobertura de terceiros e não tiver de APP, danos aos passageiros não estarão cobertos pelo seguro do carro e deverão ser indenizados diretamente por você.

Vale ainda ressaltar que a cobertura de APP ampara não apenas passageiros, mas também o motorista. Somente com cobertura de danos a terceiros, você também estaria abrindo mão de uma cobertura para você, motorista, que só o APP permite dentro do seguro de carro.

Peça sua cotação de seguro para terceiros aqui:
Cotação Seguro Terceiros - 2

Peça sua cotação de seguro APP aqui:
Cotação Seguro APP

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

2 Responses to Diferença entre cobertura de terceiros e APP no seguro auto

  1. Renata Valéria Sepulveda de Oliveira diz:

    Bom dia! O carro do uber foi roubado na minha porta com os meus pertences, que inclui malas de viagem e bolsa de uso diário, porém eu ainda estava fora do carro. Tenho direito a indenização a terceiros, caso o motorista tenha essa opção de seguro?

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *