D&O: seguro para diretores e administradores. Como funciona?

Saiba como funciona o seguro para diretores e administradores: D&O. O que significa, quais as coberturas e principais seguradoras!

Amplamente difundido em países desenvolvidos como EUA e Inglaterra, a procura pelo D&O tem crescido também no Brasil. O D&O tem se colocado como item indispensável entre os benefícios oferecidos pelas empresas para seus diretores e administradores. Pensando nisso, no post de hoje explicamos o que significa D&O, quais as coberturas garantidas e as principais seguradoras com atuação neste ramo.

Aproveite e faça a cotação do D&O de sua empresa conosco. Temos ampla parceria com as seguradoras com atuação neste ramo e poderemos lhe instruir.

O que significa D&O?

A sigla D&O significa “Directors and Officers Liability Insurance”. Trata-se de um seguro de responsabilidade civil para altos executivos: diretores, administradores, conselheiros e gerentes.

Quais as coberturas do D&O?

O D&O tem como foco a cobertura de atos de gestão de altos executivos que involuntariamente acarretem em prejuízos a terceiros e pelos quais o profissional venha a ser responsabilizado. Quando o executivo é responsabilizado judicial ou administrativamente, o seguro D&O permite proteger seu patrimônio, cobrindo os custos de defesa (custos de processos e honorários advocatícios) e condenações pecuniárias.

Estas garantias podem ocorrer por meio de 1) indenização ao segurado (executivo) ou 2) reembolso ao tomador (empresa ou controlada na qual o executivo trabalha) se o tomador tiver previamente indenizado o segurado. As cláusulas contratuais de cada seguradora deixam claro como funciona em cada caso e havendo interesse no seguro podemos entrar a fundo nesses pontos.

Desta maneira o D&O garante um ambiente de trabalho saudável no qual diretores, administradores e gerentes podem tomar decisões com maior tranquilidade.

Como funciona a contratação do D&O?

O D&O é um seguro coletivo que deve ser contratado pela empresa. Desta forma, para efeitos da apólice de seguro, a empresa assumirá o papel de “tomador” e seus altos executivos o papel de “segurados”. O contrato também tem validade para empresas controladas pelo tomador.

O cálculo do seguro não requer informações individuais dos diretores e administradores. As seguradoras exigem informações da empresa, como por exemplo Razão Social, CNPJ, ramo de atividade, se tem capital aberto ou fechado, Balanço Patrimonial, DRE e entre outros.

Principais seguradoras com atuação no D&O

As principais seguradoras com as quais operamos o D&O são Zurich e AIG, ambas com ampla expertise em seguros de linha financeira. Estamos prontos a atendê-los em ambas seguradoras.

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *