Documentação atrasada exime seguradora de pagar danos?

Confira se seguradora pode negar cobertura a terceiros por atraso no envio da documentação!

Nosso visitante Roberto Mariano nos enviou a seguinte questão:

“Bom dia! A documentação atrasada exime a seguradora de pagar danos a terceiro?”

Confira nossa resposta:

Olá Roberto, tudo bom?

Agradecemos o envio de sua questão. Ela é bem interessante e pode ajudar outras pessoas que tenham a mesma dúvida.

O mero atraso no envio da documentação não é motivo para negativa em pagamento de indenização tanto ao segurado quanto ao terceiro, se a análise já tiver considerado tratar-se de risco com cobertura.

O atraso pode influenciar outros aspectos do processo de sinistro:

Sinistro “encerrado” é diferente de sinistro “negado”

Sinistro encerrado por falta de documentação: Se o atraso tiver muito grande, a seguradora pode encerrar o processo de sinistro por falta de documentação. Se isso tiver ocorrido, a recomendação é solicitar ao segurado e corretor da apólice para reabrirem o processo de sinistro junto a seguradora para dar continuidade.

Sendo possível a reabertura, poderá ser necessário refazer alguns trâmites, conforme exigência da seguradora. Por exemplo: se no sinistro “original” tinha sido feito orçamento de reparo do veículo, ele não terá mais validade. Por isso a seguradora poderá exigir que seja feito novo orçamento e novo processo de análise e aprovação do mesmo. A nova análise poderá ser solicitada mesmo que o orçamento anterior/antigo tenha sido aprovado no passado.

Veja que o fato de o sinistro ter sido “encerrado” não é a mesma coisa que ter sido “negado”. O status de “encerrado” diz apenas que o processo foi finalizado e arquivado, sem efetivamente ter sido paga indenização. Já o status de “negado” é diferente, significando que a seguradora analisou as circunstâncias do sinistro e, por motivos que ela deverá informar, considerou não estar dentro das coberturas garantidas na apólice e portanto não terá cobertura.

E qual o prazo para pagamento da indenização após envio de toda documentação?

Após o envio de toda documentação pelo segurado e terceiro referente a liberação do pagamento da indenização, a seguradora tem até 30 dias para efetuar a transferência do valor ao beneficiário. Por isso uma dica importante é enviar os documentos o quanto antes para que a contagem desses dias inicie também o quanto antes.

Atenção ao prazo de prescrição!

Prazo de prescrição: Isso tudo muda se já tiver passado o prazo de prescrição.

O prazo de prescrição para o segurado exigir a cobertura para o veículo dele que consta na apólice é de 01 ano. Já o prazo de prescrição para o terceiro (vítima) exigir a indenização de seus prejuízos por meio da cobertura de danos a terceiros do causador é de 03 anos.

Se o atraso no envio de documentação tiver sido grande o suficiente a ponto de extrapolar o prazo de prescrição contado a partir da data de encerramento do processo, não há mais garantia de indenização por meio do seguro.

Explicamos em maiores detalhes como funciona o prazo de prescrição do seguro neste post e vídeo. Recomendamos fortemente assistir, pois é bem interessante.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel com a gente!

Cotação Seguro Carro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP) e MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), integrando também a Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É cofundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado e difusão gratuita de informações por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na área de seguros privados.

Estamos de volta! Envie sua pergunta e responderemos toda sexta-feira. E por favor retribua nossa ajuda compartilhando nossos canais com amigos e familiares! :D

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *