É verdade que seguro de carro cobra franquia 1 vez só?

É VERDADE QUE SEGURO COBRA SÓ UMA FRANQUIA NO ANOJá ouviu falar que se você precisar usar o seguro de automóvel duas vezes no ano, você paga uma franquia só? Saiba se é verdade ou mentira!

No dia a dia de atendimento a nossos clientes e respondendo às dúvidas dos visitantes aqui do blog nós percebemos que são muitos os boatos sobre como funciona o seguro de automóvel. Entre esses boatos está o de que a seguradora cobra franquia apenas uma vez no ano mesmo se o seguro for usado duas ou mais vezes ao longo da vigência. Neste post trataremos deste assunto, desmitificando esse boato de forma simples e rápida.

Antes de começar a leitura, recomendamos a leitura deste outro post: “O que é franquia no seguro de automóvel e quando não tenho que pagar?”

Escreva suas dúvidas nos comentários e compartilhe nosso blog com seus amigos! Aproveite e peça também uma cotação de seguro com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

“Seguro de carro cobra franquia só uma vez”
Isso é… boato!

Exemplo: “Você tem um sinistro, aciona o seguro para consertar seu carro e paga a franquia. Durante o ano, sofre um outro sinistro, aciona o seguro novamente e, desta vez, não tem que pagar a franquia, pois já pagou da primeira vez.”

Muita gente pensa que o seguro de automóvel funciona assim, mas isso é um boato. Abaixo vamos explicar certinho como realmente funciona.

Como funciona a cobrança de franquia no seguro?

Para cada sinistro de perda parcial é cobrada uma franquia pelo seguro. Isso vale inclusive para sinistros distintos que ocorrerem num mesmo dia ou até na mesma ocorrência. Vamos ver alguns exemplos para ficar mais claro:

  • Exemplo 1: Duas colisões no ano, em meses diferentes: Paga duas franquia

José está dirigindo quando bate o carro num terceiro. Ele aciona o seguro para consertar seu carro. Ele paga a franquia obrigatória e a seguradora paga a diferença acima dessa franquia.

Cinco meses depois, José bate o carro de novo. Para consertar o carro através do seguro, terá que pagar a franquia novamente, pois foram eventos distintos, inclusive ocorrendo em meses e situações totalmente diferentes.

O fato de ele ter pago a franquia no primeiro sinistro não o isenta de pagar a franquia no segundo sinistro, pois são eventos distintos.

  • Exemplo 2: Duas colisões no mesmo dia: Paga duas franquias

Maria está dirigindo e bate o carro na traseira de um terceiro. Desce para conversar com o terceiro, passar seus dados e etc. Tudo acertado, ela entra no carro para ir embora e dá ré para manobrar. Não vê um poste que está atrás e bate nele também.

A segunda colisão não tem qualquer relação com a primeira, sendo considerados eventos distintos. Por essa razão o seguro cobrará duas franquias: Uma franquia para o conserto da dianteira do carro de Maria, e outra franquia para o conserto da traseira.

O fato de as duas colisões terem ocorrido no mesmo dia (e praticamente na mesma hora) não isenta Maria do pagamento de duas franquias, pois se trataram de eventos distintos, não havendo relação de causalidade entre os mesmos.

  • Exemplo 3: Duas colisões num mesmo evento: Paga uma única franquia

Clóvis está dirigindo quando por acidente invade uma preferencial cortando a frente de outro carro. Os dois carros se chocam, amaçando a lateral do carro de Clóvis. Com a colisão, o carro de Clóvis é jogado contra um terceiro carro, danificando a dianteira de Clóvis.

Neste caso, a segunda colisão foi causada pela primeira colisão. Por conta disso, as duas colisões são consideradas parte de um único evento e Clóvis terá que pagar apenas uma única franquia para consertar tanto a lateral quanto a dianteira do seu carro.

Quando não é cobrada franquia no seguro de carro?

A franquia não é cobrada nos casos de perda total por colisão, de roubo/furto sem recuperação do veículo e incêndio.

Nessas situações, o segurado recebe indenização integral com base no percentual da Tabela FIPE contratado, e não tem nenhum custo adicional no seguro. O único ônus é a perda de uma classe de bônus na renovação, o que ocorre também nos casos de perda parcial com acionamento do seguro para consertar o carro.

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

34 respostas para É verdade que seguro de carro cobra franquia 1 vez só?

  1. Dina diz:

    Bati meu carro e deu PT, a seguradora pode recusar novo seguro para mim ou cobrar mais caro?

    • Jessica diz:

      Dina, bom dia!

      Após o acionamento do seguro para sinistro de indenização integral ocorre a perda de uma classe de bônus e a renovação do seguro será feita com status “renovação com sinistro”. Isso gera um agravo do risco e por isso pode ocorrer aumento do preço.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  2. Carlos Andrade diz:

    Olá! Bati o carro e acionei o seguro. Porém enquanto aguardava o envio das peças bati novamente no mesmo local, atingindo as mesmas peças e mais algumas. Mudei de oficina porque ocorreu em cidades diferentes. Nesse caso devo pagar duas franquias? O primeiro conserto não foi realizado e não houve custo algum para a oficina e a seguradora. Todo conserto será realizado na oficina indicada no 2º sinistro.

    • Jessica diz:

      Carlos, bom dia!

      Este caso é um pouco complicado, já que a segunda colisão ocorreu afetando o mesmo local que a primeira colisão.
      Em princípio se a segunda colisão agravou os danos sendo necessário reparos adicionais, serão cobradas duas franquias pelo fato de os danos terem sido decorrentes de dois eventos independentes. Se não houve alteração do orçamento e reparos necessário inicialmente, será necessário solicitar ajuda do corretor responsável pela apólice para checar se é possível dispensar a segunda franquia mesmo tendo aberto o segundo sinistro, argumentando que não houver agravo dos danos – será necessário de acordo da seguradora.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  3. Tobias diz:

    Bati meu carro a cinco meses atras, paguei a franquia normalmente e foi resolvido, a 15 dias sofri outro acidente e a seguradora quer cobrar franquia dobrada? Isso é correto?

    • Jessica diz:

      Tobias, bom dia!

      Para evento de sinistro independente é cobrada uma franquia. Porém o valor da franquia é sempre o mesmo, conforme estipulado no contrato, não podendo ser alterado ao longo da vigência a não ser que tenha sido feito endosso a pedido do segurado com esta alteração.

      Se a oficina está cobrando o mesmo valor de franquia cobrado anteriormente no primeiro sinistro, está correto.
      Já se estão lhe cobrando uma franquia que é o dobro da franquia paga anteriormente no primeiro sinistro, não está correto.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  4. Clau diz:

    Bateram no meu carro a 3 semanas dei entrada no sinistro e continuei rodando com o carro aguardando chegar às peças para fazer o serviço. Porém hojé tentaram furtar o carro e perfuraram a porta. Neste caso devo registrar outr sinsitro e pagar duas franquias?

  5. Fabio turazzi diz:

    Ola eu bati em um carro ,eu nao tenho seguro mais ele tem ,eu nao me neguei a pagar ,mais ele acionou o seguro e eu tenho que pagar a franquia so que eu me informei com a seguradora dele e ela disse qe eu teria q pagar a franquia e depois a seguradora iria cobrar o concerto do carro esta correto??…ja que foi eu que bati eu deveria eacolhe aode arrumar e se ele nao quiser arruamar na chapeacao onde eu escolher ?e se eu me negar a pagar oque acontece ?

    • Jessica diz:

      Fábio, bom dia!

      Recomendamos assistir este vídeo onde tratam deste assunto: https://youtu.be/tBvlFDUco7A

      A vítima tem direito de escolher onde fazer o reparo do veículo dela. Porém se houver grandes diferenças de valores, recomendamos negociar.
      Se não houver acordo sobre a franquia e/ou cobrança da franquia pela seguradora, recomendamos consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  6. Mayara diz:

    Hoje bateram no carro do meu primo, o outro carro capotou e deu PT, o seguro do meu primo cobrirá o outro carro, mas uma dúvida: se caso ocorrer outro PT na mesma vigência do seguro, o seguro cobriria novamente ?

  7. Vinicius Dantas de Souza diz:

    Bati o carro o mês retrasado e acionei o seguro, paguei a franquia e o carro foi arrumado, bati novamente esse mês, posso acionar o seguro novamente?

    • Jessica diz:

      Vinicius, boa noite!

      Sim, pode acionar normalmente.
      O único detalhe é que para cada sinistro de perda parcial coberto na apólice é cobrada uma franquia e ocorre a perda de uma classe de bônus.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

      Atenciosamente,

  8. Thais Nunes diz:

    Meu veiculo foi atingido por outro, ela acionou o seguro dela para o meu! Mas apos alguns dias do acidente pois nao haviamos entrado em acordo! Agr ela acionou mas ja arrumou o carro dela pois foram danos superficiais, so funilaria ! Ela me ligou disse que talves meu conserto demore mais pois tem que fazer vistoria no dela ! E agr como vao fazer vistoria se ela ja arrumou! O seguro pode negar o concerto do meu?

    • Jessica diz:

      Thais, boa noite!

      Recomendamos que solicite a segurada o contato do corretor de seguros dela, pois ele poderá lhe passar detalhes destes procedimentos e prazos.

      Provavelmente a seguradora está solicitando uma vistoria do veículo da segurada para verificar se confere com a descrição da colisão no BO. Como o conserto já foi feito, o corretor que está cuidando do caso poderá enviar fotos ou checar com a seguradora o que ela precisa para dar sequência.

      Não temos como ajudar muito pois são dúvidas que só o corretor que está cuidando deste sinistro conseguirá lhe instruir melhor.

      Apoie nosso projeto!:)
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/-RSoGYtJ0As

      Atenciosamente,

      Atenciosamente,

  9. Jefferson de Almeida da Silva diz:

    Bati o carro no dia 19 de dezembro, no carro de um terceiro acionei o seguro e fiz a vistoria no meu veículo, mas ainda não fiz o conserto.
    Por que no dia 01 de Janeiro houve uma outra batida, gostaria de saber se vou ter que pagar as duas franquias.
    Sendo que não fiz o concerto do 1º Sinistro, que acionei justamente por causa do terceiro.
    Ambas batidas do mesmo lado.

    • Jessica diz:

      Jefferson, boa tarde!

      Sendo constatado pela seguradora que houveram duas colisões independentes, será cobrado uma franquia para cada colisão, conforme consta nas Condições Gerais do seguro. Como as batidas foram do mesmo lado, a seguradora deverá tentar identificar quais foram os danos decorrentes de cada colisão comparando com a vistoria feita anteriormente.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube: assista aqui! :)

      Ficamos à disposição!

  10. roberto la ferrera diz:

    Tive uma colisao na quarta feira e tres diss depois roubaram meu carro e teve varias avarias. Tenho que pagar duas franquias?
    Obrigado
    Roberto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *