Existe seguro para lentes de câmeras fotográficas e filmadoras?

Descubra se existe seguro para lentes de câmeras fotográficas e filmadoras

existe seguro para lentes de câmeras fotográficas e filmadorasMuitas pessoas procuram nossa corretora, a Muquirana Seguros Online, para fazer o seguro de câmera fotográfica e filmadoras. Nessas horas, a pergunta mais comum é se é possível fazer também o seguro das lentes e outros acessórios, como monopés. Essa é uma pergunta muitíssimo importante, porque como sabem os apaixonados por fotografia, muitas vezes o preço da lente é muito maior que o da própria câmera.

Leia também: “Como funciona o seguro de câmera fotográfica? É caro?”

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar fotógrafos profissionais e amadores a protegerem seu equipamento através de contratação de um seguro adequado às necessidades de seu equipamento. Confira e deixe suas dúvidas nos comentários!

Existe seguro para lentes?

Para a felicidade dos profissionais de fotografia e outros apaixonados por esse universo, a resposta é: sim, existe seguro para lentes de câmeras fotográficas e filmadoras.

Como contratar?

O seguro das lentes não se trata de um seguro convencional, mas de um cobertura dentro do seguro de câmeras fotográficas ou do seguro de filmadoras. Ou seja, ao contratar o seguro de sua câmera fotográfica ou filmadora, você contrata uma cobertura opcional que protege suas lentes.

Leia também: “Existe seguro de câmera filmadora? Qual o preço?”

Essa cobertura chama-se “cobertura de acessórios”, e serve para qualquer acessório da câmera segurada. Ou seja, além das lentes, também é possível segurar outros equipamentos relacionados à câmera, como monopé, bolsa etc.

É preciso ter a nota fiscal da lente?

Sim, é necessário ter a nota fiscal da lente e outros acessórios, como monopé e bolsas. A seguradora não exige essas notas na hora da contratação do seguro, mas caso venha a ocorrer um sinistro coberto pelo seguro, a seguradora exigirá a apresentação da nota fiscal.

Por essa razão é muito importante exigir a nota fiscal no ato da compra de seus equipamentos de fotografia ou filmagem. Além de serem garantia de seus direitos de consumidor dentro da loja escolhida, são também fundamentais para viabilizar a contratação do seguro.

Quais os riscos cobertos?

Ao contratar o seguro de sua câmera fotográfica ou filmadora você escolha coberturas, como subtração de bens (roubo qualificado), danos elétricos e garantia internacional (para quando a pessoa viaja para o exterior). As coberturas contratadas se estendem para os acessórios cobertos, no caso, as lentes.

Ou seja, se eu contratar a cobertura de subtração de bens para minha câmera e contratar cobertura acessória para minha lente, então minha lente também está protegida contra roubo qualificado ou furto com indícios.

A cobertura de acessórios sai muito caro?

Tenho certeza que depois de tudo isso, a pergunta que não sai da cabeça do leitor é: fica muito caro? A resposta é ótima: não, não sai nem um pouco caro.

A cobertura de acessórios não gera grandes acréscimos no preço do seguro. No geral, sai bem em conta se comparado ao preço das lentes e outros equipamentos.

Se eu trocar minha lente, posso mudar a cobertura acessória?

Outra situação muito comum é quando o cliente compra uma lente de valor superior a que já tinha, e quer mudar a cobertura acessória para a nova lente estar protegida pelo seguro. Fica a dúvida: isso é possível?

Sim, é possível. Há duas possibilidades nesse caso. Você pode fazer o seguro da nova lente, sem tirar a antiga do seguro, ficando com as duas lentes seguradas. Ou então pode tirar a antiga lente do seguro e incluir somente a nova. Este último caso é indicado para as situações em que a lente antiga foi vendida ou não é mais utilizada.

Cotação Seguro de Câmera

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

2 respostas para Existe seguro para lentes de câmeras fotográficas e filmadoras?

  1. Iago diz:

    Eu tenho uma 5D MK II sem nota pois comprei usada, e uma 17-40 recentemente adquirida em loja com nota, é possível colocar so a lente no seguro, ja que nao poderei resgatar o reembolso da camera por nao ter uma nota?e como proceder?

Estamos de volta! Envie sua pergunta e responderemos toda sexta-feira. E por favor retribua nossa ajuda compartilhando nossos canais com amigos e familiares! :D

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *