Existe seguro para livrarias? Como funciona?

Saiba como funciona o seguro para livrarias, quais os principais riscos cobertos e as vantagens para seu negócio

existe seguro para livrarias e como funcionaAo contrário de outros países como os EUA, onde a venda de livros físicos vem caindo frente a venda de e-books, no Brasil a venda de livros físicos vem crescendo. Talvez pelo gostinho de sentir o livro nas mãos, talvez pela força do costume… O fato é que o Brasil ainda está longe de abandonar os livros em seu formato tradicional. A contrapartida disto tem sido um crescimento significativo da venda de livros, tanto nas lojas físicas quanto nas lojas virtuais brasileiras. Para fazer frente a esse crescimento, é necessário pensar em como profissionalizar cada vez mais sua livraria, inclusive com a contratação de um seguro para livrarias que cubra os principais riscos a que seu negócio está sujeito.

Leia também: “Existe seguro para home office?”

O seguro para livrarias é um seguro empresarial com algumas coberturas especiais, pensadas sob medida para riscos a que sua livraria está mais sujeita do que outros tipos de loja. Confira e deixe opiniões e dúvidas nos comentários!

Faça-já-cotação-do-seu-seguro-de-automóvel

Como funciona o seguro para livrarias?

O seguro para livrarias funciona como um seguro empresarial comum: você contrata um limite máximo de cobertura, e este será o valor máximo a receber em caso de sinistro. A diferença principal do seguro para livrarias está na possibilidade de contratar coberturas exclusivas para livrarias, que não existem dentro do seguro empresarial comum.

Leia também: “Seguro cobre painel, anúncio luminoso e letreiro”

Ou seja, além das coberturas básicas de incêndio, raio, explosão, e de coberturas adicionais como danos elétricos, vendaval, quebra de vidros etc., as livrarias tem a opção de contratar as seguintes coberturas exclusivas:

  • Responsabilidade Civil para eventos culturais no local segurado;
  • Danos às mercadorias em trânsito;
  • Despesas extraordinárias com salários de temporários;
  • Impedimento de acesso ao local segurado;
  • Impedimento de acesso on-line;
  • Danos causados por problemas hidráulicos;
  • Responsabilidade Civil guarda de veículos – Percurso entre local segurado e garagem;
  • Veículos em estacionamento do segurado.

Mas o que quer dizer tudo isso? Vejamos algumas dessas coberturas exclusivas com mais profundidade.

Coberturas exclusivas do seguro para livrarias

Detalhar cada uma dessas coberturas exclusivas levaria bastante tempo, pois há diversos detalhes. Por isso é importantíssimo o papel do corretor de seguros: ele saberá identificar suas necessidades e fazer o seguro adequado para sua livraria. A Muquirana Seguros Online é especializada na consultoria de seguros, e está a disposição para dúvidas e cotações que você venha a solicitar.

Responsabilidade Civil para eventos na livraria

Em outro artigo já escrevemos sobre a importância do seguro de responsabilidade civil para proteger empresas de situações inusitadas que podem levar a pagamento de indenizações e outros encargos (clique aqui para ler o artigo completo!). No caso da responsabilidade civil para eventos nas livrarias não é diferente.

Muitas livrarias promovem eventos, grandes e pequenos, como leitura de histórias e teatrinhos para crianças, sessões de autógrafos, coffee break, música ao vivo, exposição de fotos e quadros, enfim… Livro é cultura, o que torna as livrarias um espaço esplêndido para eventos culturais! Nesses eventos é fundamental estar coberto por um seguro de responsabilidade civil.

Despesas extraordinárias com salários de temporários

Quando seu funcionário fica doente ou tem que se afastar por algum motivo, é complicado não substituí-lo ainda que temporariamente. Você tenta quebrar o galho, mas logo se vê atolado com infinitas tarefas e a qualidade do atendimento decresce.

Para se prevenir desse tipo de risco, você conta com a cobertura de despesas extraordinárias com salários de temporários: os custos com substituto temporário de seu funcionário são pagos pelo seguro e garantem sua tranquilidade.

 Danos a mercadorias em trânsito

Seu maior ativo, você sabe, são seu livros! Por isso é preciso sempre protegê-los para evitar transtornos e prejuízos. O seguro contra danos a mercadorias em trânsito garante essa segurança para além das portas de sua livraria.

Veículo em estacionamento do segurado e responsabilidade civil para guarda de veículo

Outro diferencial muito importante do seguro para livrarias é o seguro para o estacionamento de sua loja. Hoje em dia, qualquer estabelecimento que ofereça o conforto de um estacionamento está sujeito a riscos envolvendo o automóvel de seu cliente e, por isso, não pode ficar desprotegido.

Para aquelas livrarias que oferecem ainda serviço de manobrista, é fundamental a responsabilidade civil de guarda de veículos que garante indenização (até o valor contratado) de acidente ocorridos enquanto o manobrista levava o automóvel do cliente à garagem.

E as demais coberturas?

Se você quer saber mais sobre as demais coberturas exclusivas do seguro para livrarias, envie suas dúvidas e sugestões nos comentários. Estamos sempre a disposição para ajudá-lo e desenvolver de maneira segura seu negócio!

fazer-pedido-de-cotação-de-seguro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *