Franquia do seguro de automóvel: o que é e quando não tenho que pagar?

Saiba o que é a franquia dos seguros e em que tipos de sinistro você não precisa pagá-la

 No dia a dia da corretora percebemos que uma das maiores dúvidas dos clientes sobre o seguro está na questão da franquia. Qual parte do custo é da seguradora e qual parte é do segurado? Como é definido esse valor? Para não levar sustos na hora de acionar o seguro, é fundamental saber o que é a franquia, como ela funciona e os casos em que não é necessário seu pagamento.

Leia também: “Franquia de seguro de carro pode ser parcelada?”

Ao contratar o seguro, principalmente o seguro de automóvel, muitas pessoas não dão a devida atenção à franquia. Pensando somente no preço do seguro, contratam franquias muito altas e, quando o azar bate a porta com uma colisão, sofrem para arcar com sua parte dos custos. Por essas e outras, muquirana que preze por seu bolso (rs!) não olha só o preço do seguro, mas também a franquia.


O que é franquia do seguro de automóvel?

A franquia é a participação obrigatória do segurado nos custos de perda parcial do veículo. Ou seja, se o veículo sofrer danos mas não chegar a dar perda total (quando a recuperação atinge 75% ou mais do valor segurado), então o segurado pagará a franquia, e a seguradora o restante.

Como funciona a franquia no seguro de carro?

Perda total: não paga franquia. 

Por exemplo: Suponha que no seguro de seu automóvel o valor segurado é de 100% da Tabela Fipe (para saber como funciona a tabela fipe, veja aqui). Num cruzamento sem querer você bateu o veículo. Se na época seu carro valia R$30.000,00 pela Tabela FIPE, então os custos de reparo teriam que chegar à 75% de 30.000 (ou seja, R$22.500,00) para caracterizar perda total. Nesse exemplo, se a recuperação ficar igual ou acima de R$22.500,00 o segurado não pagará franquia, pois houve perda total.

Perda parcial: paga franquia

Suponha que o conserto de seu carro ficou abaixo de 75% do valor segurado, por exemplo R$6.000,00. Veja que 6.000 equivale apenas 20% de 30.000. Por isso, neste caso a perda é parcial, e não total. Neste caso, o segurado pagará franquia. Se a franquia do seu seguro for de R$1.500,00 então você pagará R$1.500 e o seguro pagará a diferença: 6.000 – 1.5000 = R$4.500,00.

Não há pagamento de franquia quando…

Além da situação de perda total do veículo, não há pagamento de franquia nas seguintes situações:

  • Incêndio, Raio e Explosão acidental (saiba mais aqui)
  • Quando você entra como terceiro na cobertura de danos materiais e morais a terceiros do seguro do responsável pelo acidente (saiba mais aqui)
  • Quando o veículo é roubado e não é encontrado. No caso de ser encontrado, haverá pagamento de franquia para reparar danos que o automóvel possa ter sofrido nas mãos dos ladrões.
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Importante ressaltar que apesar de nesses casos não haver pagamento de franquia, o acionamento do seguro levará à perda de bônus como em qualquer outra situação de sinistro.

Mal negócio…
O que não fazer com sua franquia

Quando você usa seu seguro para perda parcial, você tem que pagar a franquia. Nos casos em que você é vítima, posteriormente você tem direito de exigir do causador do acidente o ressarcimento da franquia paga por você. Isso é 100% legal, pois você está exigindo um direito seu enquanto vítima.

Porém, nos casos em que o responsável pelo acidente não tem seguro, pode acontecer de ele fazer uma proposta indevida:

Se você é considerado vítima no acidente (ou seja, você não é culpado), pode ocorrer de você ser chantageado pelo responsável pelo acidente que, não tendo seguro, afirma que só lhe indenizará sua franquia se você assumir a culpa no seguro e usar sua cobertura de terceiros para o carro dele. Ele estaria aproveitando sua necessidade de ter sua franquia ressarcida forçando você a assumir a culpa pelo que não é sua culpa. Assim, ele que não tem seguro se aproveitaria do seu seguro para consertar o carro dele.

O pagamento de sua franquia é usado como barganha pelo causador do acidente para usar sua cobertura de terceiros indevidamente. Não aceite esse tipo de proposta, pois poderá implicar em cancelamento do seu seguro e no não-pagamento de sua indenização. Apesar de parecer uma solução “prática”, é condenada nos artigos 765 e 768 do Código Civil brasileiro.

A cobertura de terceiros do seu seguro só pode ser  usada nos casos em que você é considerado culpado pelo acidente, e não como “moeda de troca” pelo ressarcimento de sua franquia. Não se deixe enganar: se você é vítima, o ressarcimento da franquia é um direito seu, e não uma barganha do causador do acidente.

Algumas dicas e casos especiais

Para brações e azarados, melhor se garantir…
Franquia reduzida

Todas as seguradoras oferecem as opções de franquia normal e franquia reduzida. A franquia reduzida, como o próprio nome já diz, é menor. A contrapartida disso é que o preço do seguro fica mais caro. O quão mais caro, dependerá de cada caso.

Confira aqui lista de dicas para avaliar qual o melhor escolha de franquia para seu caso.

Para pessoas com deficiência:
Descontos de franquia

Em seguradoras como a Porto Seguro, existem ainda casos especiais para pessoas com deficiência: essas pessoas podem ter até 25% de desconto na franquia. Os casos variam, mas no geral pessoas com deficiência tem condições especiais no seguro, por isso é importante consultar o corretor antes de fechar o seguro.

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Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas pela UNICAMP, é sócia da Muquirana Seguros Online. Trabalha nas áreas de Search Engine Optimization (SEO) e Gestão Empresarial com foco em administração financeira e gerenciamento de processos.
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285 Responses to Franquia do seguro de automóvel: o que é e quando não tenho que pagar?

  1. andre diz:

    Boa noite Jessica…Como vai?

    Fui vitima num acidente de trânsito e a culpada, alegou não possuir seguro. Entretanto, uma pessoa que estava proximo ao acidente, me disse que ouviu a culpada falando ao telefone que não iria acionar o seguro dela, mesmo declarando sua culpa e que me diria que não possui seguro.

    Ou seja, minha pergunta é:

    Há alguma maneira de descobrir se a culpada é segurada, bem como o valor de sua franquia ou demais dados da apolice?

    Existe algum órgão responsavel por essas informações?..Qual é?

    É possivel solicitar normalmente? Ou só através de uma ação judicial? Ou em nenhuma dessas possibilidades?

    desde já agradeço e parabenizo seu blog.

    Um abraço.
    até breve
    André

    • Jessica diz:

      André, bom dia!

      Muito obrigada pelos parabéns! Espero que o blog possa ajudar sempre.

      Sobre suas questões:
      Mesmo se a culpada tiver o seguro, nenhum órgão poderá lhe passar essas informações sem autorização da mesma. Por isso a única maneira é conversando diretamente com essa pessoa.

      Recomendamos que procure argumentar junto a responsável pelo acidente que o acionamento da cobertura de terceiros não tem franquia e por isso não gerará custos adicionais a ela. A única coisa é que ela perderá uma classe de bônus na renovação do seguro, mas se ela já acionou o seguro para o próprio carro dela, então ela perderia esse bônus de qualquer maneira.

      Não havendo acordo em usar o seguro ou acertar os prejuízos diretamente com você, será necessário abrir um processo jurídico para receber indenização por seus prejuízos.

      Ficamos a disposição se precisar de mais alguma informação!
      Faça uma cotação de seguro conosco :)

  2. jair natalicio da costa diz:

    boa noite em um cruzamento o rapaz não respeitou a parada obrigatoria,foi feito o bo numa boa.ele falou que ia pagar tudo direito,eu tenho seguro e ele não,mais na hora que a seguradora foi negociar com ele,o mesmo disse que não ia pagar nada.ai a seguradora me ligou e disse que eu vou ter que pagar a franquia para que meu carro seja consertado eu gostaria de saber se é justo eu que não tenho nada a haver com isso.

    • Jessica diz:

      Jair, bom dia!

      Nos casos de perda parcial (quando há conserto) a franquia é obrigatória. Nessas situações o segurado paga a franquia e a seguradora paga o restante dos consertos que ultrapassarem a franquia.

      Como o senhor foi vítima no acidente, tem direito de solicitar o ressarcimento dessa franquia ao causador do acidente. Caso ele se recuse a ressarci-lo, será necessário acioná-lo nas pequenas causas ou juridicamente. Para se resguardar para essa situação, guarde toda a documentação relativa ao seu sinistro (Boletim de Ocorrência, documentação do sinistro junto à seguradora, comprovantes de pagamento e outras provas).
      Sua seguradora também deverá procurar o causador do acidente para receber a parte paga pelo seguro.

      Vale ressaltar que esse acordo entre seguradora com causador do acidente e o acordo entre segurado (você) com o causador do acidente são negociações independentes é,por isso mesmo que a seguradora venha a procurar/processar o causador, a negociação ou processo pela franquia cabe ao senhor.

      Ficamos a disposição caso continue com alguma dúvida!
      Faça sua cotação conosco quando for renovar seu seguro. Temos departamento de sinistro que ajuda em situações como a sua e ficaremos felizes em atendê-lo :)

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: informe a data do vencimento do seu seguro e nos dê a chance de cotá-lo para você! Todas dúvidas são respondidas.

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