Franquia normal, franquia reduzida e franquia dobrada no seguro

franquia normal, franquia reduzida e franquia dobrada no seguroConfira em que casos franquia normal, franquia reduzida e franquia dobrada são recomendadas no seguro de carro!

Quando contratamos um seguro de carro costumamos olhar os preços. Porém, para economizar também é necessário olhar as opções de franquia. Para ajudá-lo, neste post trataremos das principais opções no seguro: franquia normal, franquia reduzida e franquia dobrada. Mostraremos do que se trata cada uma delas e em que caso são indicadas.

Leia e se ajudar compartilhe com seus amigos! Vai que eles também tem essa dúvida ;)
Aproveita e escreva também suas dúvidas nos comentários!

Por que é importante olhar a franquia antes de contratar o seguro?

Antes de tratarmos das opções de franquia é bom entender por que é tão importante olhar esta informação antes de contratar o seguro.

A franquia no seguro é a “participação obrigatória do segurado em caso de perda parcial“. Ou seja, sempre que seu carro sofrer um dano e houver possibilidade de conserto, você terá que pagar a franquia e o seguro pagará a diferença que ultrapassar essa franquia.

Pensando em minimizar seus prejuízos numa colisão, é fundamental escolher uma franquia que caiba no seu bolso e atenda suas expectativas em termos de utilização do seguro. Abaixo mostraremos como fazer essa escolha olhando os principais tipos de franquia.

Opções de Franquia no Seguro

A grandíssima maioria dos seguros de carro conta com três tipos de franquia mais comuns:

  • Franquia normal, que é a franquia “integral” e, portanto, equivale a 100% da franquia.
  • Franquia reduzida, que é metade da franquia normal, ou seja, equivale a 50% da franquia.
  • Franquia dobrada, que é o dobro da franquia normal, ou seja, equivale a 200% da franquia.

A regrinha básica é:

  • Quanto maior a franquia, menor o preço do seguro.
  • Quanto menor a franquia, maior o preço do seguro.

Com essas informações em mente, vamos ver cada caso e para quem ela e indicada:

Cotação Seguro Carro - 2

Franquia normal

A franquia normal é a mais comum, contratada pela grandíssima maioria dos consumidores de seguro. Com ela você terá o preço “mediano” do seguro. Para quem deseja ficar na média em termos de custos e benefícios, é a opção certa.

Franquia reduzida

A franquia reduzida tem o benefício de ser metade da franquia normal e por essa razão ela tende a encarecer um pouco o preço do seguro. Ela é recomendada para quem contrata o seguro pensando em se proteger de colisões que tenham conserto (ou seja, que não são perda total).

  • Portanto, se você está contratando um seguro de carro com foco na proteção contra colisões de pequena e média monta, a franquia reduzida é interessante pois (1) aumentará a possibilidade de acionar o seguro e (2) repassará maior parte do prejuízo para a seguradora.

Financeiramente (ou seja, em termos de custo-benefício), a franquia reduzida também pode ser mais vantajosa. Neste vídeo (aqui) explicamos como avaliar quando financeiramente a franquia reduzida vale mais a pena que  a franquia normal.  Aqui também mostramos 3 vantagens pelas quais a franquia reduzida vale a pena.

Franquia dobrada

A franquia dobrada, como o próprio nome diz, é o dobro da franquia normal. Aí haverá quem pergunte: “Mas por que alguém iria querer o dobro de franquia?”.

Há quem prefira a franquia dobrada para economizar no preço do seguro. No geral, é uma opção para quem tem carros mais antigos, cujo custo do seguro com franquia normal ou reduzida fica muito alto em relação ao valor de mercado do carro. Essas pessoas optam pela franquia dobrada focando nas coberturas de roubo/terceiros/perda total/assistência, “abrindo mão” da cobertura de perda parcial já que para usá-la ficará muito custoso com a franquia dobrada.

  • Nesse sentido, a franquia dobrada é recomendada para quem precisa economizar no seguro e não tem tanto interesse na cobertura de perda parcial, priorizando preço e as demais coberturas (roubo/furto, perda total, terceiros e assistência 24h).

Mas vale a pena ressaltar: Nem sempre a franquia dobrada gera grande diferença no preço com franquia normal. Se a diferença for pouca, vale a pena fazer o seguro com franquia normal ou estudar outras possibilidades como o seguro somente para terceiros.

Tá na dúvida? Consulte nossa corretora!

Se você continua na dúvida de qual a melhor opção de franquia para você, nos consulte! Ficaremos felizes em atendê-lo, apresentando as opções que melhor atendem seu perfil e suas necessidades.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

2 Responses to Franquia normal, franquia reduzida e franquia dobrada no seguro

  1. Carlos Antônio diz:

    Bom dia meu seguro e cooperativa no contrato estar o valor de 1200.0 franquia mas eles me informaro q valor dobra por que eu não tenho 3 meses de seguro ainda mas no contrato não tem cláusula nada se referindo esse informaro informado por eles a pergunta é , .Eles pode fazer isso sem estar no contrato?

    • Jessica diz:

      Carlos, boa tarde!

      Não trabalhamos com cooperativas e associações, mas somente com seguradora regulares.
      Nosso instrução neste caso seria buscar os órgãos de defesa do consumidor assim como abrir denúncia na SUSEP (órgão que regulamenta o mercado de seguros).
      Acredito que este tipo de prática é considerada abusiva, na medida em que a franquia deve ser fixa e estipulada no contrato de forma clara, não podendo haver este tipo de arbitragem que somente penaliza o consumidor.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *