Franquia seguro Hilux: é alta ou baixa?

Veja valor médio da franquia do seguro da Hilux e saiba se é alta comparado a outras caminhonetes!

A Hilux já conta com diversas gerações e até hoje muito procurada pelos amantes de caminhonetes. Para quem já tem este modelo ou pretende comprá-lo é importante avaliar o seguro, inclusive se atentando ao valor da franquia. No post de hoje mostraremos o valor médio da franquia do seguro Hilux, comparando a outros modelos de caminhonetes.

Faça sua cotação de seguro auto com a gente!

Cotação Seguro Carro - 2

Valor da franquia no seguro da Hilux

Para analisarmos a franquia do seguro da Hilux levantamos alguns dados de clientes da Muquirana Seguros Online que tem este modelo. Fizemos o levantamento de 03 modelos para as 03 seguradoras onde mais costumamos fechar o seguro da Hilux: Tokio Marine, Itaú e Bradesco. Calculamos o valor médio do carro, valor médio da franquia, desvio padrão e percentual da franquia em relação ao valor do carro. Você confere os resultados na Tabela 1 abaixo.

Para ficar mais fácil de entender, veja as explicações abaixo:

  • Valor carro: Os carros analisados na amostra vão de 96 mil a 107 mil. Para esta amostra que usamos, os carros de menor valores estão na Bradesco, o de valor intermediário estão na Itaú e os de valor maior estão na Tókio Marine. Isso não significa que seja sempre assim, mas sim que nesta amostra há esta caraterística.
  • Franquia média: A franquia básica da Hilux fica entre 7,6 mil e 9,9 mil, podendo ser maior ou menor conforme valor do carro. Importante reforçar que estamos falando da franquia básica, mas existem opções de franquia menores como destacamos no tópico abaixo.
  • Desvio padrão: O desvio padrão diz o quanto a amostra pode se distanciar da média. Quanto maior o desvio padrão, maiores podem ser as variações em relação à média. Nossa amostra é pequena, por isso não é possível tirar grandes conclusões sobre o desvio padrão – mas podemos grosseiramente dizer que as franquias variam menos na Itaú e mais na Tókio e no Bradesco.
  • Franquia em relação ao valor do carro: Com esses números pudemos ver que a franquia da Hilux tende a ficar entre 8% a 10% do valor do carro.

Franquia reduzida vale a pena para a Hilux?

Como a franquia básica da Hilux tende a ser de 8% à 10% do valor do carro, vale a pena o consumidor pesquisar opções de seguro com franquia reduzida. A franquia reduzida é uma franquia menor que a básica, podendo ser de 50% (metade) à 25% (metade da metade) da franquia básica.

Nossos clientes que tem Hilux costumam contratar a franquia de 25% já que a franquia básica é muito alta. Nossa dica é focar nesta opção sempre que possível, pois assim sua participação nos prejuízos será menor num eventual sinistro.

Como a franquia básica tende a ser de 8% à 10% do valor do carro, a franquia de 50% tenderá a ser de 4% à 5%, enquanto a franquia de 25% tenderá a ser de 2% à 2,5%.

Franquia da Hilux é alta ou baixa?

As franquias de caminhonetes não são baratas e a da Hilux não é diferente. Por isso com relação a outras caminhonetes de 100 mil para cima, a franquia está dentro do padrão. Já para outros modelos de veículo, trata-se de uma franquia relativamente alta.

A franquia do HB20, por exemplo, tende a ser de 7% à 8% (ver post aqui). Mas é óbvio que trata-se de um veículo de porte e padrão totalmente diferente, com custo de manutenção e reposição de peças muito menor.

Franquia pode variar com o tempo

É importante frisar que esta análise é válida para 2017. O cálculo da franquia pelas seguradoras varia de acordo com vários fatores, principalmente disponibilidade e custo de reposição de peças do modelo. Há ainda o risco de o modelo sair de linha e, neste caso, a tendência é aumentar o valor da franquia.

Para se certificar se não houve grandes mudanças nas informações que passamos acima, cote seu seguro em mais de uma seguradora e cheque se permanece na faixa de valores que apresentamos.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Estamos de volta! Envie sua pergunta e responderemos toda sexta-feira. E por favor retribua nossa ajuda compartilhando nossos canais com amigos e familiares! :D

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *