Franquias podem variar entre seguradoras?

Entenda como franquias variam entre seguradoras nos seguros de automóvel!

Uma pergunta bastante razoável feita por alguns consumidores-segurados é por que o valor da franquia varia entre diferentes seguradoras. No post falaremos sobre este assunto com alguns exemplos reais.

Somos especialistas em seguro de automóvel. Faça sua cotação conosco!

Cotação Seguro Carro – 2

Por que franquias não são
padronizadas?

Apesar de todo seguro de automóvel ter franquia para cobertura de casco, não existe um padronização sobre as regras que definem o valor desta franquia.

Cada seguradora é livre para estipular a franquia conforme o modelo do veículo e dentro de tabelas de taxação mensais (algumas, inclusive, trabalham com taxação semanal ou quinzenal).

Essa liberdade em arbitrar sobre a franquia é de extrema importância para que o seguro funcione.

Quando a seguradora determina o valor da franquia ela está dizendo quanto o segurado precisará participar dos prejuízos no caso de sinistro de perda parcial. Isso impacta diretamente nos seus resultados da carteira daquela seguradora e, em tese, pode acabar sendo repassado para outros consumidores por conta da mutualidade que existe em qualquer carteira de seguros.

Se uma seguradora ajusta mal os valores de suas franquias e acontece de sofrer com alta sinistralidade em sua carteira de automóvel para determinado modelo de carro, os próprios consumidores podem sofrer com isso. Para compensar um erro de taxação de franquia num determinado mês, os prêmios (preços) e franquias de seguros vendidos posteriormente para outros consumidores-segurados tendem a ser maiores.

Isso não significa que para ter uma gestão bacana a seguradora necessariamente precisa trabalhar com grandes franquias. Muito pelo contrário: a melhor seguradora é aquela que consegue oferecer a menor franquia possível, sem com isso comprometer seus resultados.

Quanto pode variar
franquia entre seguradoras?

A variação de franquias entre diferentes seguradoras do ramo de automóvel pode ser muito pequena ou muito grande. É difícil definirmos uma regra padrão, na medida em que para diferentes modelos de veículos as diferenças podem variar.

Uma seguradora “A” que tem franquia muito maior que a seguradora “B” para o veículo Onix, pode ao mesmo tempo ter uma franquia muito menor para outro modelo, por exemplo o Golf.

Imagem 1

Cotação Seguro Carro – 2

Franquias de cláusulas acessórias: Essas mesmas informações valem para franquia de coberturas acessórias, como por exemplo vidros, faróis, retrovisores e lanternas. Na Imagem 2 abaixo você confere exemplo de como essas diferenças podem aparecer nos seus orçamentos.

Importante: As imagens são apenas exemplos pontuais. As seguradoras que aparecem nos orçamentos podem ter franquias maiores ou menores entre si a depender do modelo do veículo.

Quais cuidados ter
ao comparar franquias?

Quando comparamos franquias, o primeiro instinto é optar por aquela que tem a franquia mais em conta. Porém, é importante que o consumidor não faça essa análise de forma isolada, comparando sempre franquia e prêmio (preço) em conjunto.

Pode acontecer de uma seguradora ter uma franquia um pouquinho mais barata, porém o prêmio (preço) proporcionalmente mais caro. Quando isso ocorre, é importante avaliar as demais coberturas, e não só a franquia. para se certificar que a diferença de preço compensa.

Imagem 3

Na Imagem 3 acima você confere um exemplo desse tipo de situação. Veja que a franquia da Mapfre é 2,7% menor que da Liberty, mas o prêmio (preço) é 21% maior. É recomendável que o consumidor-segurado avalie as demais coberturas e não apenas a franquia.

Faça cotação do seu seguro auto com nossos especialistas!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Uma resposta para Franquias podem variar entre seguradoras?

  1. Pingback:Tudo sobre franquia no seguro auto – Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *