Indenização do seguro para carro que não consta na Tabela FIPE

Saiba como funciona a indenização do seguro para carro que não consta na Tabela FIPE

Indenização do seguro para carro que não consta na Tabela FIPEMuitos visitantes de nosso blog nos procuram com uma questão comum: Como funciona a indenização do seguro de automóvel para carros que não constam na Tabela FIPE? Essa situação é comum para carros muitos antigos e também modelos mais recentes que só foram lançados no exterior e são importados pelos próprios compradores para o país.

Você também deve se interessar:
“Franquia do seguro de automóvel pode ser parcelada?”
“Quais documentos são necessários em caso de sinistro?”
“Posso escolher entre oficina credenciada e não credenciada no seguro de auto?”

Cotação Seguro Carro - 2

Para ajudar o pessoal que está com essa pulga atrás da orelha escrevemos esse artigo que explica como funciona a indenização do seguro para carro que não consta na Tabela FIPE e algumas dicas de como proceder. Confira e deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!

Assista vídeo sobre o que é Tabela Fipe no Seguro de automóvel: clique aqui!

Meu carro não consta na Tabela FIPE…
Como fica a indenização do seguro?

 A maior dúvida de quem tem carros antigos ou novos que não constam na Tabela Fipe e contratou seguro é como fica a indenização em caso de perda total. No caso dos carros que constam na Tabela, a valor da indenização a ser recebido é de 100% (ou de 105% ou 110%, conforme contratação) da Tabela FIPE. Nos casos em que não há referência na Tabela FIPE, é preciso encontrar outras referências para precificação do veículo.

Na maioria desses casos a seguradora procurará um referência de mercado para o valor do veículo, que pode vir através de ofertas de veículos similares em lojas e concessionárias ou de outra Tabela. Se o conserto do veículo chegar à 75% desse valor referencial, será considerado perda total e a seguradora pagará ao cliente indenização integral no valor de referência apresentado.

Para saber o que é perda total e quando é considerado PT, clique aqui!

Dica: Faça uma breve pesquisa de mercado do valor do seu veículo

Em casos como esse, em que o veículo não consta na Tabela FIPE, recomendamos ao cliente fazer uma breve pesquisa de mercado para ter uma média do valor do seu veículo e poder negociar com a seguradora.

Se você se encontra nessa situação, procure 3 lojas que estejam vendendo veículo similar ao seu. Assim você terá um valor de referência para negociar a indenização com a seguradora.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

16 Responses to Indenização do seguro para carro que não consta na Tabela FIPE

  1. Meu carro um sandero Expression 1.0 foi assaltado a mão armada com 26dias de uso 650km rodado no entanto o seguro quer pagar pela tabela FIPE nesta caso tenho um prejuízo de 10 mil reais. O que fazer?

    • Jessica diz:

      Maria, bom dia!

      O seguro paga indenização conforme percentual contratado de Tabela FIPE e não valor de nota fiscal. Para ser pago valor de nota seria necessário contratar “cobertura de valor determinado” ao invés de “cobertura de valor referenciado”, o que é pouco usual.
      Por se tratar de carro zero km e o sinistro ter ocorrido antes de 90 dias, a seguradora deverá pagar o valor da Tabela FIPE com base no de um zero km e não de um semi-novo, devido a cobertura de garantia zero km obrigatória de 90 dias.

      Maiores detalhes no post: “Comprei zero km e deu PT. Seguro paga valor de nota ou FIPE?”

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  2. Regis diz:

    Bom dia, meu nome é Régis
    Possuo uma moto americana, ela pertencia a polícia do exército, não tem dela a venda e não possui na tabela fipe, na realidade achei apenas uma a venda na Internet, como o seguro contará minha moto neste caso?

    • Jessica diz:

      Regis, bom dia!

      Para veículos que não constam na Tabela FIPE é necessário passar cópia/foto do documento ao corretor para que ele solicite o enquadramento na seguradora. Se houver aceitação, a seguradora estipulará um valor médio de cobertura, com base em pesquisas de mercado, e o seguro será feito com cobertura de valor determinada (quando o valor seguroadoé “fixo”) e não valor referenciado (quando valor segurado usa como referência a tabela fipe).

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  3. Andréa Machado diz:

    Meu carro é Zero pegeout 2008 Allure 15/15. Quando cotamos seguros nenhuma seguradora quis fazer pois não consta na tabela FIPE. Ja se passou uma semana e a concessionária nada resolveu. Pelo o que eu sei, temos que fazer o seguro no prazo de 30 dias, para constar o valor do carro ZERO e não seminovo. O que temos que fazer para conseguir seguro. O 15/16 consta na tabela.

    • Jessica diz:

      Andréa, bom dia

      Os prazos das seguradoras para aceitação do enquadramento como “zero km” varia. Na grande maioria o prazo é de 30 dias a contar da saída do veículo a concessionária e/ou rodagem máximo de 1.000 km. Mas no Itaú, por exemplo, o prazo é de 05 dias.

      Como o carro não consta na Tabela FIPE será necessário enviar a nota fiscal ou documento do veículo a seguradora na qual deseja cotar, para a mesma fazer o enquadramento. Há três possibilidades: 1) a seguradora enquadra a partir do veículo de modelo e valor mais próximo do seu; 2) a seguradora aceita com cobertura de valor determinado (e não valor referenciado na Tabela FIPE); 3) a seguradora recusa o risco.
      Recomendamos que converse com seu corretor de seguros para tentar os dois primeiros caminhos. Nós também trabalhamos nesta área, por isso se desejar uma cotação sem compromisso preencha o formulário em nosso site.

      Aproveite e se inscreva em nosso canal no YouTube: clique aqui!

      Atenciosamente,

  4. Carlos Eduardo silva diz:

    Olá.. tinha um corcel gt 1977 e foi furtado no hipermercados extra oque devo fazer sem tabela fipe??

    • Jessica diz:

      Carlos, bom dia!

      Será necessário fazer um levantamento do valor médio de mercado deste veículo, através de uma pesquisa de 03 carros equivalentes ao seu para apresentar como referência ao hipermercado. Caso isso não seja possível, recomendamos que consulte um advogado para checar qual o caminho alternativo.

      Atenciosamente,

  5. Wagner diz:

    Comprei um Focus que não esta na tabela FIPE, e estou tendo dificuldade em fazer o seguro pelas principais corretoras, vcs poderiam me orientar e indicar alguma corretora que faça o seguro.

    • Jessica diz:

      Wagner, bom dia!

      Quando o modelo do veículo não consta na Tabela FIPE é necessário que o corretor solicite à seguradora que faça o enquadramento, para que então ela consiga fazer a precificação e passar a cotação.

      Nós podemos fazer isso para o senhor se desejar. Para isso preciso que, por gentileza:
      1) Preencha este questionário
      2) Nos envie cópia do documento do veículo para o e-mail atendimento@muquiranaseguros.com.br

      Ficamos a disposição!

      • Augusto diz:

        Olá, tenho um Fluence 1.6 expresssion, 13/14, ele nao tem FIPE,
        O seguro dele só conseguem cotar na Bradesco, está ficando caríssimo, o que eu faço ?

        • Jessica diz:

          Augusto, boa noite!

          É necessário cotar em outras companhias e ver se tem aceitação.
          Se não tiver ou se os preços ficarem acima do que é acessível para o senhor, existem opções como o seguro somente de roubo/furto e o seguro somente de terceiros. Trabalhamos com estes seguros, caso precise de uma cotação.

          Ficamos à disposição!

    • Marco diz:

      Focus SE 1.6 Manual Sedan 2014/2014? Eu tenho um!

      A Porto Seguro faz por um preço muito bom. Aproximadamente 5% do valor do carro. A Liberty também. Aliás, a Liberty é a seguradora utilizada pela própria Ford para assegurar a frota interna.

      Outras seguradoras pedem valores absurdos.

      Abraço e boa sorte com o carrão.

  6. Tatiana Lopes diz:

    Olá Jéssica, bom dia! Preciso muito da sua orientação. Meu carro foi batido por uma Mercedes a 83 dias atras, o dono do veiculo acionou o seguro, mas como o meu carro é um carro antigo não foram encontradas todas as peças originais no mercado. Sendo assim a seguradora deu PT e agora quer me pagar um valor muito abaixo das pesquisas encontradas em meu estado, o meu carro não consta na tabela FIPE e fiz uma pesquisa e achei um valor baixo e todos os outros numa mesma média, mandei para a seguradora e eles querem me pagar o menor valor cotado. omo seria correto esse calculo? E esse tempo todo, 83 dias de demora, é correto isso?
    Desde já agradeço pela sua atenção.

    • Jessica diz:

      Tatiana, boa tarde!

      A partir do momento em que são passadas 3 ou mais cotações para referência do valor do veículo, a seguradora pagará o menor valor. Isso porque ela entende que com esse valor é possível você repor o mesmo veículo.

      A respeito da demora de 83 dias, recomendamos que entre em contato com a seguradora e questione o motivo da demora, pois de fato esse prazo não é normal.

      Continuamos a disposição!

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *