Lei do desmanche: como funciona?

Veja passo a passo de como funciona a “Lei do desmanche” (Lei nº 12.977)

Em maio deste ano foi aprovada a Lei nº 12.977, conhecida como “Lei do Desmanche” ou “Lei do Desmonte”, que tem por objetivo a regularização dos desmanches de veículos. Neste artigo você confere como funciona a Lei do Desmanche e também como ela poderá afetar o mercado de seguro de automóvel com a viabilização do seguro popular.

Importante: Neste post preparamos um resumo sobre os principais pontos da Lei. Contudo é importante ressaltar que somos uma corretora de seguros, por isso não temos grandes informações sobre detalhes mais minuciosos. Se você trabalha na área de desmanche e precisa de instruções, recomendamos contatar o pessoal do Pro-Data, que vem fazendo um forte trabalho de instrução de como se enquadrar dentro da nova Lei. Veja os contatos deles abaixo:

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Lei do desmanche em linhas gerais
Lei, prazos e benefícios

O nome “Lei do desmanche”(ou “Lei do desmonte”) é uma forma popular de se referir à Lei nº 12.977 aprovada pela presidente Dilma Russef em 20 de maio de 2014, a partir do projeto elaborado pelo deputado federal e presidente da Fenacor, Armando Vergilio (SD-GO).

A lei do desmanche já está em vigor em São Paulo e deverá entrar em vigor a nível nacional em junho de 2015.

Você pode conferir a Lei nº12.977 no site do Planalto, clicando aqui.

O principal objetivo da Lei do Desmanche é regularizar a atuação de desmanches de carros, inibindo a atuação de desmanches ilegais muitas vezes associados ao roubo/furto de veículos para venda ilícita de peças, ao viabilizar o controle da origem de peças automotivas usadas ou recondicionadas.

Além do combate ao roubo e furto de veículos, a nova lei também trará outros benefícios como a possibilidade de reciclagem e descarte de veículos de maneira menos nociva ao meio ambiente e a criação de seguros populares (veremos este ponto mais a frente).

Como funciona a lei do desmanche?
Principais regras para as empresas de desmontagem

Como dissemos, a lei do desmonte regulariza o desmanche de veículos – em outras palavras isso significa que ela determina regras de como as empresas de desmontagem devem atuar. Abaixo você confere as principais regras.

Regras para a empresa de desmonstagem

  • Registro no DETRAN: As empresas de desmontagem deverão ser registradas no órgão executivo de trânsito do Estado.
  • Dedicação exclusiva e regular: As empresas de desmontagem deverão se dedicar exclusivamente a esta atividade, além de seguir todas as regras de praxe para empresas (ter alvará, inscrição nos órgãos fazendários, administradores nomeados etc.).
  • Documento de registro deve ficar exposto: Quando a empresa de desmontagem é aprovada pelo DETRAN é emitido um documento que lhe permite funcionar. Esse documento deve ficar exposto em local visível aos consumidores no estabelecimento.
  • Validade do registro: O primeiro registro tem validade de um ano. A partir da primeira renovação passa a ter validade de 5 anos. A concessão tanto do primeiro quanto dos demais registros terão obrigatoriedade de fiscalização in loco (ou seja, presencial) do DETRAN.

Regras para o procedimento de desmontagem

  •  Nota fiscal: Assim que o veículo a ser desmontado entrar no estabelecimento, a empresa deverá emitir nota fiscal de entrada do carro.
  • Certidão de baixa do registro: A desmontagem do veículo somente poderá começar após a emissão da certidão de baixa do registro.  O requerimento desta certidão deverá ser feito no prazo de 5 dias úteis após a entrada do veículo no estabelecimento.
  • Prazo de desmontagem: O veículo deverá ser totalmente desmontado (ou ao ponto de não poder retornar à circulação) dentro do prazo de 10 dias úteis após a baixa do registro.
  • Comunicado ao DETRAN: Após a desmontagem a empresa tem até 3 dias úteis para comunicar ao órgão executivo de trânsito do Estado (DETRAN) sobre a desmontagem ou inutilização do veículo.
  • Cadastro das peças em banco de dados do CONTRAN: As peças que forem ser destinadas a reutilização deverão ser cadastradas em até 5 dias úteis após o desmonte no banco de dados do Contran, respondendo a todas as normas de qualidade estipuladas pelo órgão (por exemplo, requisitos de segurança e forma de rastreabilidade).
  • Informações ao consumidor: As empresas de desmontagem deverão disponibilizar informações claras e suficientes ao consumidor sobre a procedência das peças.
  • Peças que não atenderem requisitos de qualidade: As peças que não atenderem aos padrões de qualidade do Contran deverão ser destinadas à sucata dentro de 20 dias úteis após a desmontagem.
  • Arquivo morto: As empresas de desmontagem deverão manter em arquivo, pelo prazo de 10 anos, as certidões de baixa dos veículos desmontados no estabelecimento. Isso vale tanto para empresas em funcionamento quanto para empresas que encerrarem suas atividades.

Multas

Quem não cumprir as regras estabelecidas pela Lei do Desmanche estará sujeito a multas e sanções. Abaixo você confere os valores.

  • Infrações leves: multa de R$2.000
  • Infrações médias: multa de R$4.000
  • Infrações graves: multa de R$8.000
  • Infrações reincidentes dentro do prazo de 1 ano, terão o valor da multa dobrado.
  • O acúmulo de multas no valor de R$20.000 dentro de 1 ano impossibilitará o estabelecimento de receber novas veículos pelo prazo de 3 meses.
  • Empresas de pequeno porte (micro e pequenas empresas) tem desconto de 50% nas multas (menos na questão da suspensão por acúmulo de multas)

Influência da lei do desmanche no seguro de automóvel

A grande vantagem da lei do desmanche para o mercado de seguros de automóvel é a possibilidade de oferta de “seguros populares”, com foco em carros mais antigos ou com dificuldades de reposição de peças. Neste outro post (clique para ler) nós nos aprofundamos nesta questão, mostrando como o seguro popular vem evoluindo ao longo do tempo e as novas perspectivas com a aprovação da lei do desmanche. Não deixe de conferir!

Fontes:
PlanaltoCQCS | Folha de São Paulo | TV Globo

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

84 respostas para Lei do desmanche: como funciona?

  1. Diego diz:

    Jessica, você teria mais algum tipo de informação sobre desmonte de peças automotivas?

    Caso tenha poderia me enviar por e-mail?
    Obrigado

    • Jessica diz:

      Diego, bom dia!

      Tenho buscado algumas informações pela internet, em sites especializados e sites do governo.

      Seguem algumas indicações, que também estou lhe enviando por e-mail:
      DETRAN-SP – Lei do Desmonte: Aqui tem um material bem legal, com toda legislação, comunicados e também lista de empresas no estado de SP.
      Site “Lei do Desmanche” Neste site eles costumam compartilhar atualizações e dicas sobre a Lei do Desmanche, e respondem dúvidas também. Também tem uma página no Facebook.
      Lei 12.977 – Lei do Desmanche: A Lei completa que passou a regulamentar o Desmanche Legal em 2014.

      Ficamos a disposição!

  2. George Donatti diz:

    OLá Jéssica, boa tarde!

    Para as motos que estão consideradas como Sucata, como eu posso arrematar? Sou pessoa física e iria utilizar a moto para colocar as peças em outra moto que eu possuo… ou até mesmo colocar a moto na trilha

    Obrigado

    George

    • Jessica diz:

      George, boa tarde!

      Recomendo que consulte empresas legalizadas do setor de desmanche para lhe passarem informações sobre como fazer este procedimento sem ter problemas.

      Com a nova lei do desmanche, acredito que pode haver problemas em utilizar peças que não tenham origem comprovada e selo de qualidade.

      Ficamos a disposição!

  3. Ivan diz:

    E sobre motocicletas, a Lei também abrange os desmanches de motos?

    • Jessica diz:

      Ivan, bom dia!

      Sim, a lei do desmanche também abrange desmanche de motos, pois elas são consideradas “veículos”.

      Na Lei do Desmanche (que o senhor pode conferir aqui) consta:

      “Art. 2o Para os efeitos desta Lei, entende-se por:

      I – desmontagem: a atividade de desmonte ou destruição de veículo, seguida da destinação das peças ou conjunto de peças usadas para reposição, sucata ou outra destinação final; e

      II – empresa de desmontagem: o empresário individual ou sociedade empresária que realize as atividades previstas nesta Lei.”

      Ficamos a disposição!

  4. fernanda gonçalves lisboa diz:

    quanto tempo o detran custuma liberar a autorizaçao para o funcionamneto da empresa depois de apresentar todas as documentaçao necessaria para essa nova lei do desmonte

    • Jessica diz:

      Fernanda, bom dia!

      Como nós atuamos no mercado de seguros, as informações que temos se restringem ao funcionamento geral da lei do desmanche e seu impacto nos seguros de automóvel.

      Para informações mais detalhadas como prazos e procedimentos burocráticos, recomendamos que consulte a secretaria responsável em sua cidade.
      Existem alguns sites especializados no assunto, como este aqui: http://www.leidodesmanche.com.br.

      Ficamos a disposição!

  5. Paulo Roberto Teixeira Pinto diz:

    Esta nova lei para funcionamento dos desmanches deverá ter um técnico mecânico ou engenheiro mecânico para assumir a responsabilidade técnica?

    Sem mais, agradeço a atenção.

    Paulo R. T. Pinto

    • Jessica diz:

      Paulo, bom dia!

      Sua pergunta é muito importante!

      A lei é bastante nova e por isso os detalhes sobre funcionamento ainda são pouco difundidos e difíceis de encontrar.

      O que encontrei foi o seguinte: A Lei aprovada pelo governo federal (Lei nº 12.977 de 20 de maio de 2014) não menciona nada a respeito de responsável técnico, o que deixa a questão em aberto.

      A necessidade de um responsável técnico e habilitado aparece na Lei Estadual de São Paulo (Lei 15.276 de 02 de janeiro de 2014). Essa lei veio antes da federal e diz que “§ 2º – Além dos requisitos previstos nesta lei ou em regulamento, as empresas de desmontagem referidas no inciso I deste artigo deverão: (…) 4 – ser assistidas por responsável técnico com capacitação para a execução das atividades de desmontagem de veículos e de recuperação das respectivas partes e peças; 5 – obter certificado de capacitação técnica fornecido por órgão oficial ou entidade especializada, conforme disciplina estabelecida pelo DETRAN-SP;
      6 – apresentar atestado de antecedentes criminais e certidão de distribuições criminais do responsável técnico”
      .

      Como não está muito claro acredito que será necessário consultar o DETRAN de sua região e confirmar qual curso de capacitação técnica exigido.

      No DETRAN-SP já há informações sobre como cadastrar o responsável técnico e outros usuários no sistema do E-CRV, como você pode ver aqui. Porém não encontrei informações claras sobre a função do responsável técnico em si.

      Desculpe não poder ajudar com muito mais informações! Se por um acaso você descobrir algo mais e puder compartilhar conosco seria muito bacana para ajudar outras pessoas com a mesma dúvida ;)

      Grande abraço!

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