Limite de guincho no seguro auto: como funciona?

Veja como funciona o limite de utilização do guincho no seguro de automóvel!

Nosso visitante Ronaldo nos enviou a seguinte dúvida:

“Boa noite!
Estou em dúvida como funciona o guincho 400km.
Exemplo: Se eu estiver 330km de casa estou segurado?
Ou conta ida e volta?”

Confira nossa resposta:

Olá sr. Ronaldo, tudo bom? :)

O guincho é um dos serviços oferecidos dentro da Assistência 24h dos seguros de automóvel. Geralmente este serviço conta com dois tipos de limite de utilização:

  • Número de utilizações:
    As seguradoras podem trabalhar com limite no número de utilizações do guincho por:a) Vigência (ao longo do ano):
    Há seguradoras que trabalham com o limite máximo de 03 utilizações de guincho ou serviços de assistência auto na vigência. Isso significa que ao longo do ano o segurado poderá utilizar o guincho ou outros serviços até 03 vezes, não havendo cobertura da 4ª vez em diante.
    Também há seguradoras que trabalham com assistência 24h ilimitada, ou seja, o segurado poderá utilizar o guincho ou serviços de assistência quantas vezes for necessário ao longo do ano.

    b) Por evento (para cada ocorrência):
    Além do limite de utilização ao longo do ano, a seguradora pode colocar um limite máximo de utilização do guincho por evento. Isso significa que mesmo tendo direito a 03 ou ilimitadas utilizações ao longo do ano, o segurado não poderá utilizar o guincho mais de uma vez na mesma ocorrência.

O segundo tipo de limite é:

  • Quilometragem por evento: 
    As seguradoras trabalham com diferentes planos de assistência 24h, sendo que a maior variação entre eles é a quilometragem de guincho por evento.
    Planos limitados: Há seguradoras que oferecem planos de assistência básico com 300 km, 400 km ou 500 km de guincho. Nesses casos, o segurado poderá utilizar no máximo a quilometragem prevista no plano contratado, para um mesmo evento.
    Contagem da quilometragem: Esta quilometragem começa a contar do local onde o veículo está parado até o destino. Portanto ele não conta a km que o guincho precisará se deslocar até chegar ao local onde o veículo está parado, mas apenas a distância entre local do veículo até o novo destino.
    Quilometragem adicional: Se o segurado tiver um plano de assistência de guincho 400km e precisar deslocar o veículo por 500km, o seguro cobrirá os 400 km e o segurado deverá arcar particularmente com os 100km restantes.Já em planos de quilometragem ilimitado, não há este limite de distância.

Com essas informações em mente, no caso da dúvida do sr. Ronaldo ele estará coberto se ele precisar do guincho para transportar seu carro por 330km até sua casa, já que tem um plano de 400 km por evento. A recomendação é apenas checar se não há também um limite de utilização ao longo do ano, para aproveitar o serviço de assistência da melhor maneira possível.

Esperamos que essas informações ajudem. Lembrando que você sempre pode escrever suas dúvidas nos comentários!

Aproveite e peça sua cotação de seguro de carro conosco!

Cotação Seguro Carro - 2

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

8 Responses to Limite de guincho no seguro auto: como funciona?

  1. nice ribeiro diz:

    são quantos utilizaçoes na vigência do seguro na liberty seguros?

    • Jessica diz:

      Nice, boa noite!

      Recomendamos solicitar ao corretor responsável pela apólice o limite de utilização do serviço desejado, dentro do plano de assistência contratado. Os limites variam conforme modalidade de seguro (a Liberty tem o Automóvel Consciente; Auto Perfil, Auto Essencial e Auto Exclusivo – a senhora verá qual é o seu no topo da proposta do seu seguro) e o plano de assistência contratado.

      Neste link a senhora vê todos as modalidades. Clicando na sua, desça até o fim da página e clique em “Manualdo segurado”. Lá terá o limite de cada serviço para cada plano.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs

      Atenciosamente,

  2. roberto diz:

    Boa noite meu seguro é da porto seguro rastradores, tenho direito a 100 km de guincho caso precise de mais km tem como usar o mesmo guincho e depois a seguradora cobrar o valor usado a mais ou depois dos 100km larga o carro em qualquer kugar eeu me viro

    • Jessica diz:

      Roberto, bom dia!

      A quilometragem adicional (acima do limite de 100km cobertos pelo seguro) é cobrada pelo prestador (guincheiro) diretamente do segurado. A seguradora não costuma intermediar esse acerto, a não ser que o guincho não seja terceirizado e o serviço seja de prestação direta da seguradora.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I

      Atenciosamente,

  3. ANDREIA diz:

    ESTOU CONTRATANDO UM SEGURO E A KM É DE
    Assistência 24 horas (Guincho): 400km,
    QEURIA SABER QUE DISTANCIA QUE DA ESTES 400K, É POUCO? É MUITO?

    • Jessica diz:

      Andreia, bom dia!

      A quilometragem de guincho é contada de onde está o veículo até onde ele será levado.
      Se a senhora costuma viajar para lugares de no máximo 400km de distância até sua cidade, essa quilometragem é adequada. Se a senhora viaja para distâncias superiores a 400km, é recomendável contratar limite de guincho superior ou ilimitado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  4. Francisco de assis diz:

    Tenho cobertura de Guincho ilimitada, no Brasil e Mercosul,em viagem pela argentina, se tiver uma pane posso exigir o Guincho até minha casa

    • Jessica diz:

      Francisco, boa noite!

      Desculpe a demora em responder.
      Recomendamos solicitar ao corretor de seguros responsável pela apólice para verificar junto à sua segurador a regra de utilização de guincho. Algumas seguradoras solicitam para que seja feito endosso de extensão de perímetro para Mercosul antes da viagem, porém se a Assistência já inclui o Mercosul entendo que não seria necessário este procedimento. O corretor responsável poderá confirmar direitinho no seu contrato especificamente.

      Não sendo necessário o endosso de extensão de perímetro para Mercosul e havendo quilometragem ilimitada, o guincho deverá remover o veículo para o endereço do segurado ou oficina próxima de confiança desde que em país com cobertura.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *