Meu bônus subiu mas o preço do seguro também

Saiba por que o preço do seguro pode subir mesmo quando aumenta o bônus!

Ao renovar o seguro de seu veículo, muitas pessoas são duplamente surpreendidas: De um lado, o aumento da classe de bônus (e, portanto, do desconto!) é um regojizo para seu lado muquirana. De outro, a ingrata surpresa de que mesmo assim o preço do seguro subiu… Afinal, como isso pode acontecer?

Há diversos fatores que influenciam o preço do seguro e acabam diminuindo os efeitos do bônus. Mas isso não significa que eles não servem para nada. Chega mais, muquirana, e veja os detalhes…

Mas que diacho! Meus bônus subiu e o preço TAMBÉM!

Respire fundo, muquirana! Apesar de ser uma experiência um tanto quanto desgostosa, não é conspiração contra seu bolso. O cálculo do preço do seguro leva em conta diversas características do perfil do motorista (bônus, sexo e idade, por exemplo), mas também considera (e muito!) as características do veículo segurado.

Cotação Seguro Carro – 2

O aumento da classe de bônus (e do desconto que vem com ele), muitas vezes é menor que dois fatores: o aumento do índice de roubo e o aumento do custo de reposição de peças do seu carro. O bônus é insuficiente para baratear o preço do seguro se comparado ao ano anterior, mas sem ele, seria ainda mais caro este ano.

  • Aumento do índice de roubo de veículos

O roubo ou furto de automóveis é um dos principais crimes contra o patrimônio em todas as cidades brasileiras. Isso faz com que o seguro de automóvel seja protagonista no mercado segurador brasileiro. Male-má, o consumidor paga duplamente a conta pelos crimes: vive com medo e ainda paga mais caro no seguro.

Alguns automóveis são mais visados do que outros, e o índice de roubo também pode variar de região para região. A SUSEP divulga dados semestrais para cada modelo de veículo, por cidade ou região (clique aqui para conferir os dados do seu automóvel).

  • Aumento do custo de reposição de peças 

Ao comprar um automóvel muitas pessoas esquecem de considerar o custo de reposição de peças. Das mais simples às mais complexas, o custo dessas peças influencia seus gastos direta e indiretamente: Primeiro, você gasta mais em acidentes simples em que não precisa acionar o seguro. Segundo, gasta mais no seguro, pois ele incorpora esses custos na precificação do risco.

  • Faca de dois gumes: o desmonte ilegal

Essa situação muitas vezes coloca as pessoas numa situação na qual tentam fugir de um problema e acabam causando outro. O roubo de automóveis, entre tantos outros fatores, está estreitamente ligado ao desmonte ilegal.

Com o alto custo de reposição de peças, muitas pessoas buscam esse mercado negro. Acreditam estar economizando, mas com isso alimentam a criminalidade o que rebaterá em seus custos com um seguro mais caro.

E você, amigo muquirana?! Qual sua opinião sobre o assunto?

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

3 respostas para Meu bônus subiu mas o preço do seguro também

  1. Silvana diz:

    Fiz o seguro recentemente ,com 10 dias bateram no meu carro e o carro deu Pt . Irei ficar sem carro por um período ou até mesmo só poderei pegar outro daqui a 1 ano .o q acontece com o seguro ,já que eu paguei o valor por um ano?

    • Jessica diz:

      Silvana, boa tarde!

      Como ocorreu perda total, você receberá indenização integral com base no percentual contratado da Tabela FIPE. Se houver parcelas a vencer do seguro, estas serão descontadas do valor da indenização, pois é necessário quitar o seguro para receber a indenização.
      Depois de recebida a indenização integral, seu seguro será cancelado. A senhora perderá uma classe de bônus pelo sinistro e terá até 30 dias para refazer o seguro de um novo veículo para manter as classes de bônus restantes. Se o seguro não for refeito dentro deste prazo, os bônus começarão a ser perdidos.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D
      Assista aqui: https://youtu.be/w0BR45U-pB8

      Atenciosamente,

  2. Pingback:Bônus de seguro: como funciona? [com ilustrações!] | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *