Meu bônus subiu mas o preço do seguro também

Saiba por que o preço do seguro pode subir mesmo quando aumenta o bônus!

Ao renovar o seguro de seu veículo, muitas pessoas são duplamente surpreendidas: De um lado, o aumento da classe de bônus (e, portanto, do desconto!) é um regojizo para seu lado muquirana. De outro, a ingrata surpresa de que mesmo assim o preço do seguro subiu… Afinal, como isso pode acontecer?

Há diversos fatores que influenciam o preço do seguro e acabam diminuindo os efeitos do bônus. Mas isso não significa que eles não servem para nada. Chega mais, muquirana, e veja os detalhes…

Mas que diacho! Meus bônus subiu e o preço TAMBÉM!

Respire fundo, muquirana! Apesar de ser uma experiência um tanto quanto desgostosa, não é conspiração contra seu bolso. O cálculo do preço do seguro leva em conta diversas características do perfil do motorista (bônus, sexo e idade, por exemplo), mas também considera (e muito!) as características do veículo segurado.

Cotação Seguro Carro - 2

O aumento da classe de bônus (e do desconto que vem com ele), muitas vezes é menor que dois fatores: o aumento do índice de roubo e o aumento do custo de reposição de peças do seu carro. O bônus é insuficiente para baratear o preço do seguro se comparado ao ano anterior, mas sem ele, seria ainda mais caro este ano.

  • Aumento do índice de roubo de veículos

O roubo ou furto de automóveis é um dos principais crimes contra o patrimônio em todas as cidades brasileiras. Isso faz com que o seguro de automóvel seja protagonista no mercado segurador brasileiro. Male-má, o consumidor paga duplamente a conta pelos crimes: vive com medo e ainda paga mais caro no seguro.

Alguns automóveis são mais visados do que outros, e o índice de roubo também pode variar de região para região. A SUSEP divulga dados semestrais para cada modelo de veículo, por cidade ou região (clique aqui para conferir os dados do seu automóvel).

  • Aumento do custo de reposição de peças 

Ao comprar um automóvel muitas pessoas esquecem de considerar o custo de reposição de peças. Das mais simples às mais complexas, o custo dessas peças influencia seus gastos direta e indiretamente: Primeiro, você gasta mais em acidentes simples em que não precisa acionar o seguro. Segundo, gasta mais no seguro, pois ele incorpora esses custos na precificação do risco.

  • Faca de dois gumes: o desmonte ilegal

Essa situação muitas vezes coloca as pessoas numa situação na qual tentam fugir de um problema e acabam causando outro. O roubo de automóveis, entre tantos outros fatores, está estreitamente ligado ao desmonte ilegal.

Com o alto custo de reposição de peças, muitas pessoas buscam esse mercado negro. Acreditam estar economizando, mas com isso alimentam a criminalidade o que rebaterá em seus custos com um seguro mais caro.

E você, amigo muquirana?! Qual sua opinião sobre o assunto?

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

3 Responses to Meu bônus subiu mas o preço do seguro também

  1. Silvana diz:

    Fiz o seguro recentemente ,com 10 dias bateram no meu carro e o carro deu Pt . Irei ficar sem carro por um período ou até mesmo só poderei pegar outro daqui a 1 ano .o q acontece com o seguro ,já que eu paguei o valor por um ano?

    • Jessica diz:

      Silvana, boa tarde!

      Como ocorreu perda total, você receberá indenização integral com base no percentual contratado da Tabela FIPE. Se houver parcelas a vencer do seguro, estas serão descontadas do valor da indenização, pois é necessário quitar o seguro para receber a indenização.
      Depois de recebida a indenização integral, seu seguro será cancelado. A senhora perderá uma classe de bônus pelo sinistro e terá até 30 dias para refazer o seguro de um novo veículo para manter as classes de bônus restantes. Se o seguro não for refeito dentro deste prazo, os bônus começarão a ser perdidos.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D
      Assista aqui: https://youtu.be/w0BR45U-pB8

      Atenciosamente,

  2. Pingback: Bônus de seguro: como funciona? [com ilustrações!] | Muquirana Corretora de Seguros

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *