O que é 50% da franquia obrigatória no seguro de automóvel?

o que é 50 porcento da franquia obrigatória no seguro de automóvelDescubra o que é “50% da franquia obrigatória no seguro de automóvel!

Para quem está contratando seguro de carro pela primeira vez o seguro e seus termos técnicos acaba parecendo um bicho de sete cabeças. Mas não precisa ser assim! Neste blog da Muquirana Seguros Online nós desmistificamos a linguagem técnica do seguro, traduzindo as coberturas e cláusulas do seguro para um linguagem mais simples e didática. Neste artigo faremos isso para um termo que recorrentemente confunde os clientes: afinal, o que é “50% da franquia obrigatória” no seguro de automóvel?

Leia também:
Franquia normal ou franquia reduzida: qual a melhor opção?”
Franquia no seguro pode ser parcelada?
Desconto na franquia do seguro de carro: como conseguir?
Pago franquia no seguro de automóvel quando não sou culpado?

Se você continuar com dúvidas após a leitura do post, escreva nos comentários para que possamos tirar essas dúvidas!

Faça-já-cotação-do-seu-seguro-de-automóvel

“No seguro diz que contratei 50% da franquia obrigatória…
isso é bom ou ruim?”

Se você tem essa dúvida, é bom e ruim. Calma lá, vamos explicar rsrsrs! Abaixo você confere o que é 50% da franquia obrigatória e porque é bom para você. Também confere qual o lado ruim dessa dúvida.

Se você não sabe o que é ou como funciona a franquia no seguro de carro, antes de ler as dicas abaixo leia este outro post (clique aqui!). Nele explicamos o que é franquia no seguro.

O lado bom…
O que é 50% da franquia obrigatória no seguro?

O seguro de automóvel normalmente tem duas opções de franquia: a franquia normal e a franquia reduzida. A franquia normal é aquela que equivale a 100% da franquia, enquanto que a franquia reduzida é 50% da franquia normal. Ou seja, a franquia reduzida é metade da franquia normal.

A grande confusão é que a franquia normal também pode ser chamada de “franquia obrigatória” e a franquia reduzida pode ser chamada de “50% da franquia obrigatória”. São nomes diferentes para a mesma coisa.

Portanto, se no seu seguro consta que você contratou 50% da franquia obrigatória isso é muito bom! Significa que você contratou metade da franquia normal, reduzindo seus custos caso precise usar o seguro para consertar seu carro.

O lado “ruim”…
Essas dúvidas deveriam ser esclarecidas antes da contratação do seguro

Agora vem a parte, entre aspas, ruim. Não tem nada de ruim em contratar 50% da franquia obrigatória, afinal, você estará economizando caso precise usar o seguro. Mas se a dúvida sobre o assunto só surgiu depois de já ter contrato o seguro, vale a dica: é importantíssimo tirar todas suas dúvidas com o corretor de seguros antes de contratar o seguro.

O corretor de seguro é o profissional especializado para tirar suas dúvidas e instruí-lo sobre todos os aspectos do seguro. Sempre procure o auxílio e instrução de uma corretora de seguros especializada, como a Muquirana Seguros Online, para tirar suas dúvidas antes de fechar o seguro. Assim você garante que estará contratando aquilo que realmente precisa e quer contratar.

Faça já cotação do seu seguro de automóvel: clique abaixo ou nos contate!

fazer-pedido-de-cotação-de-seguro

atendimento@muquiranaseguros.com.br

(19) 3304 9920

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

2 Responses to O que é 50% da franquia obrigatória no seguro de automóvel?

  1. Murilo Farias diz:

    mas afinal, qual o lado “ruim” de contratar o seguro com a franquia reduzida??? qual a real diferença, exceto os valores, este te oferece menos opções caso necessite utiliza-lo?

    • Jessica diz:

      Murilo, bom dia!

      O lado “ruim” da franquia reduzida é somente que ela faz subir o preço do seguro.
      Isso pode não ser necessariamente ruim, dependendo do quanto o preço sobe.

      Se o acréscimo no preço for proporcionalmente menor ao desconto de 50% na franquia, a franquia reduzida é bastante vantajosa. Em outras palavras, se o acréscimo no preço do seguro for menor que 50%, vale bastante a pena contratar a franquia reduzida.

      Se por outro lado o acréscimo no preço for proporcionalmente maior ao desconto de 50% na franquia, a franquia reduzida não é tão vantajosa assim. Isso significa que se o acréscimo no preço do seguro for maior que 50%, a franquia normal (e não a reduzida) pode ser mais vantajosa.

      Aqui estamos falando somente em termos financeiros. A pessoa pode preferir a franquia normal ou franquia reduzida usando outros critérios pessoais.

      Ficamos a disposição!

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *