O que é apólice de seguro?

o que é APÓLICE de seguroAprenda o que é apólice de seguro e quais os principais pontos que você deve checar na sua apólice!

O seguro é um tipo de serviço com bastantes detalhes técnicos, que pode gerar desde as dúvidas mais simples até as mais complexas sobre seu funcionamento, cláusulas e contratos. No blog da Muquirana Seguros Online nós desmitificamos esse universo do seguro para você, tornando suas informações mais transparentes e acessíveis. A matéria de hoje não é diferente: hoje você aprenderá o que é apólice de seguro, conhecerá os direitos que ela lhe garante como segurado e dicas do que você sempre deve checar na sua apólice.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

O que é a apólice?

A apólice é o contrato entre você (segurado) e a empresa (seguradora), onde estão determinados os seguintes pontos:

  • o bem segurado (por ex.: seu carro no seguro de automóvel ou sua casa no seguro residencial)
  • as coberturas e garantias (por ex.: cobertura de incêndio, roubo etc. e até outros benefícios, por ex.: assistência 24h etc.)
  • os direitos e deveres das partes contratantes (o que cabe a você, como segurado, e o que cabe à seguradora).

Em resumo, a apólice é o contrato que diz absolutamente tudo o que está ou não coberto no seu seguro, em que circunstâncias há ou não há cobertura e o que cabe à você e o que cabe à seguradora.

Dica:
O que devo olhar na apólice do meu seguro?

Antes de seu seguro “virar” apólice, é feita uma proposta. Para evitar erros na sua apólice, é importante checar os dados da proposta antes e se houver erros, corrigir antes da transmissão.

Cotação Seguro Carro - 2

Depois de transmitido, não deixe de checar:

  • O bem segurado está correto? Nos casos de seguro de carro, verifique se o modelo do carro na apólice é exatamente o seu. Nos casos de seguro residencial, verifique não apenas o endereço, mas o tipo de residência (casa habitual, casa de veraneio, apartamento etc.). Se o bem estiver especificado incorretamente, poderá ocorrer recusa da indenização em caso de sinistro.
  • O perfil de risco está correto? Se o perfil de risco na apólice estiver incorreto, isso pode gerar problemas num eventual sinistro. Por isso, confira sempre se o perfil de risco confere com a realidade e se não houve erros de digitação ou respostas por engano.
  • A forma e dados de pagamento estão corretos? Verifique se a forma de pagamento (débito em conta corrente, boleto, cartão de crédito etc.) e o parcelamento (à vista ou em várias parcelas) estão corretos. Depois disso, cheque se o dados conferem: no caso de débito em c/c verifique se os dados da conta e agência estão certinhos; no caso do cartão de crédito, se o nº do cartão e outras informações conferem; etc. Se os dados de pagamento estiverem incorretos e por essa razão o seguro não for pago em dia, ele poderá ser cancelado.
  • As coberturas conferem com aquelas que você contratou? Por último (e não menos importante!) confira sempre se as coberturas do seguro na apólice conferem com aquelas contratadas por você. Confira os limites máximo de indenização contratados e outros serviços como vidros, carro reserva etc. Cheque também o valor da franquia.

Sem apólice não há cobertura

Para que o seguro esteja valendo é obrigatório que ele tenha uma apólice. Sem apólice emitida não há garantia de cobertura. Por essa razão é muito importante solicitar ao seu corretor que faça o acompanhamento da emissão desse documento e verifique se não há pendências ou problemas (nós fazemos isso tudo para nossos clientes).

É importante se atentar ao prazo de emissão da apólice do seguro e contatar seu corretor em caso de atrasos.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

6 Responses to O que é apólice de seguro?

  1. Wendell diz:

    Quando a apólise é cancelada, eu perco tudo o que já gastei? ou posso procurar o meu corretor para regularizar?

    • Jessica diz:

      Wendell, boa tarde!

      Quando o seguro é cancelado por falta de pagamento não há restituição de valores pagos previamente.
      Para seguros de danos (automóvel, residencial etc.) haverá cobertura pelo prazo proporcional dado pela Tabela de Prazo Curto. Mas não restituição de valores pagos anteriormente.

      É possível regularizar os pagamentos e evitar o cancelamento desde que esteja dentro do prazo de regularização estipulado pela companhia.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  2. Paulo diz:

    Leva ao spc o cancelamento por falta de. Pagamento da apolica de seguro

    • Jessica diz:

      Paulo, bom dia!

      A falta de pagamento do seguro não leva o nome para o SPC. O bem segurado fica sem cobertura e após o prazo de regularização da parcela a apólice é cancelada, sem restituição proporcional (Tabela Prazo Curto) do valor pago anteriormente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  3. Pingback: Seguro auto paga qual mês da Tabela FIPE para perda total? | Muquirana Corretora de Seguros

  4. Pingback: Prazo de emissão da apólice do seguro | Muquirana Corretora de Seguros

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *