O que é perda parcial no seguro de automóvel?

O que é perda parcial no seguro de automóvelSaiba o que é perda parcial no seguro de automóvel e em que situações isso é importante para você!

Ao contratar o seguro a maioria das pessoas tem como prioridade a proteção contra roubo, furto e colisões que possam danificar e até inutilizar o veículo permanentemente. Nos casos de colisão, pode ocorrer o que o seguro chama de “perda parcial” do veículo. Neste artigo explicaremos o que é perda parcial no seguro de automóvel e o que fazer caso seu veículo sofra perda parcial.

Leia também: “O que é perda total e quando é considerado PT no seguro de automóvel?”

Se você tiver dúvidas, escreva nos comentários ou nos contate! Ficaremos felizes em atendê-lo.

Cotação Seguro Carro – 2

Perda parcial X Perda total

Uma boa maneira para entender o que é perda parcial é comparar a situação de perda parcial com a situação de perda total. Como o próprio nome já diz, a perda parcial é quando o veículo é parcialmente perdido, enquanto que na perda total o veículo é totalmente perdido.

O que termina se o veículo foi parcialmente ou totalmente perdido, é o seguinte critério:

  • Se o custo de reparação do veículo ficar abaixo de 75% do valor do carro na Tabela FIPE, é considerado perda parcial;
  • Se o custo de reparação do veículo ficar acima de 75% do valor do veículo na Tabela FIPE, é considerado perda total.

No vídeo abaixo você confere melhor esses critérios, para entender o que é perda total. Entendendo o que é perda total você entende o que é perda parcial.

Em resumo

Numa linguagem mais leiga perda parcial é sempre que o veículo sofre algum dano e precisa ser consertado, mas não chega a dar perda total.

Como funcionará o seguro nos casos de perda parcial?

Nos casos de perda parcial o cliente pagará a franquia do seguro e a seguradora pagará todo o restante dos custos de reparação do veículo. Abaixo você confere algumas dicas sobre a franquia a ser paga em caso de perda parcial:

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

19 respostas para O que é perda parcial no seguro de automóvel?

  1. Bruno Carlos diz:

    Olá eu sofri um acidente e a policia decretou grande monta e eu não tenho seguro, o que eu faço? Arrumo ou não meu veículo? se caso arrumar corro algum risco?

    • Jessica diz:

      Bruno, bom dia!

      Pelo que sabemos existem alguns procedimentos quando os danos são classificados pela polícia como grande monta, dentre os quais inclui-se fazer uma vistoria de qualidade para certificar que o carro pode voltar a circular em segurança.

      Recomendamos que consulte um despachante veicular ou o órgão de trânsito de sua cidade para lhe instruírem sobre todos os procedimentos.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/KB2_YQPImuE

      Atenciosamente,

  2. Bom dia ! Meu veículo foi furtado. Devo pagar franquia ?

  3. Boa noite meu carro sofreu danos devido a uma enchente o motor encheu de agua e travou, minha duvida…o motor tem que ser trocado ou reparado??o seguro disse que vai reparar mas na minha opinião tem que ser trocado por um novo. .qual é a opinião de vcs???

    • Jessica diz:

      Paulo, boa tarde!

      Para ser considerado perda total com indenização integral do veículo é necessário que os custos de reparação atinjam 75% do valor do carro na Tabela FIPE.

      Se a troca do motor e reparação de demais danos sofridos pelo veículo não atingir este percentual, a seguradora poderá optar pelo reparo com troca do motor e troca/reparação das demais peças afetadas, desde que dê garantia de segurança e qualidade do serviço prestado.

      Vale ressaltar que não há cobertura para motor no seguro, para situações como quando o motor funde ou por problemas de fábrica. No caso do senhor existe a cobertura pois os danos ao motor ocorreram devido a enchente, que é um risco coberto em todos apólices de seguro de automóvel completo.

      Ficamos a disposição!

  4. Pingback:Seguro contra roubo e furto de carros no Paraná | SeguroAuto

  5. Pingback:Seguro contra roubo e furto de carros no Paraná | Muquirana Corretora de Seguros

  6. Pingback:Posso cobrar franquia do seguro? | Muquirana Corretora de Seguros

  7. Pingback:É verdade que seguro de carro cobra franquia 1 vez só? | Muquirana Corretora de Seguros

  8. Pingback:Mitos e verdades sobre perda total no seguro de carro | Muquirana Corretora de Seguros

  9. Pingback:5 diferenças entre seguro popular e seguro auto tradicional | Muquirana Corretora de Seguros

  10. Pingback:Franquia seguro terceiros: tenho que pagar? | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *