O que é perda total do veículo e quando é considerado PT?

Ouça ‘O que é perda total no seguro de automóvel e quando é considerado PT’ (EM ÁUDIO)

o que é perda total e quando é considerado ptSaiba o que é perda total (PT) do veículo e quais os critérios para um automóvel chegar a dar PT

O que é perda total de veículo? Parece uma pergunta simples, mas a falta de conhecimento sobre os critérios que determinam a perda total de um veículo muitas vezes causam surpresa na hora de acionar o seguro de automóvel.

Há dois tipos de “surpresas” mais comuns por parte do segurado quanto à perda total. Primeiro caso: Devido a uma colisão o veículo é danificado mas, aparentemente, não foi algo tão grave assim. No entanto o seguro considera perda total.  O segurado reluta em aceitar, pois acredita que os danos foram apenas parciais, e não totais. Segundo caso: O veículo aparentemente está destruído, todo amassado, mas não chega a dar perda total. Nesse caso, o segurado indigna-se em ver seu automóvel bastante destruído e não receber indenização integral.

Em ambos os casos, a surpresa e indignação decorrem de falta de conhecimento sobre os critérios do seguro para classificar os danos ao veículo como perda total.  Saber o que é a perda total e conhecer seus critérios evita surpresas indesejadas e garante seus direitos como consumidor no seguro de seu automóvel.

Cotação Seguro Carro – 2

Vídeo: Principais dúvidas sobre perda total no seguro de carro

Antes de começarmos, convido você a assistir nosso vídeo abaixo. Nele você terá suas principais dúvidas sobre este assunto respondidas. Damos mais detalhes no texto abaixo.

O que é perda total (PT) de veículo?

Perda total é quando, a partir do critério que explicamos abaixo, o segurado recebe indenização integral do seguro. Nestes casos não há cobrança de franquia e o segurado receberá o percentual contratado da Tabela FIPE (no caso de cobertura de valor referenciado) ou valor fixo escolhido no momento da contratação do seguro (no caso de cobertura de valor determinado).

Quais os critérios para ser considerado PT?

O seguro considera perda total do veículo segurado quando os custos da reparação ultrapassam 75% do valor do carro.

Esta informação consta nas Condições Gerais da apólice, as quais são basicamente as cláusulas contratuais do seguro. O critério dos 75% está de acordo com norma prevista pela SUSEP, a qual determina que as seguradoras podem escolher critérios de perda total de até 75% (não podendo ser superior a este percentual).

Usando o critério de 75% para perda total

Vamos ver uma exemplo, para ficar mais fácil de entender:

Suponha que você tem um carro o qual pela Tabela Fipe vale $ 50.000. Nesse caso, para ser considerado perda total, o custo de reparação do veículo tem que ser igual ou superior a $ 37.500 (75% de 50.000).

Sem querer você bate o carro e, ao levar à oficina, o orçamento para consertá-lo fica em 10.000. Neste caso, não há perda total, pois os custos ficaram abaixo de 37.500. Agora, se o orçamento tivesse ficado em R$ 38.000 então teria atingido (e ultrapassado) o limite de 75% do valor segurado, sendo considerado perda total.

Dica: No caso de carros muito antigos, é mais fácil chegar a dar perda total. Isso porque seu valor de mercado já está bastante depreciado. Isso, somado ao fato de o custo das peças ser alto, faz com que pequenos danos atinjam facilmente 75% do valor segurado.

O que acontece após a perda total?

Quando acontece perda total, estando o segurado de acordo, o CRV do veículo é transferido para a seguradora e o veículo passa a ser propriedade da seguradora. Feita esta transferência, seguro paga para o segurado o valor de indenização integral, conforme percentual contratado da Tabela FIPE. A referência utilizada pelo seguro é a Tabela FIPE do mês da liberação do pagamento da indenização.

Alguns segurados contratam mais do que 100% da Tabela Fipe, por exemplo 105%. Nesse caso, o segurado receberá 100% do valor do automóvel + 05% desse valor. Por exemplo: Suponha que seu carro vale 30.000 segundo a Tabela Fipe. Se você contratar cobertura de 105%  da Tabela Fipe, em caso de perda total receberá 30.000 + 1.500 = 31.500. Ou seja, 100% + 05%.

Existe também uma cobertura chamada “despesas extras“. No caso de perda total o segurado receberá a indenização integral mais as despesas extras contratadas.

Se o seu veículo é alienado (financiamento ou consórcio) o procedimento muda. Para esses casos recomendamos a leitura deste outro post: “Indenização integral no seguro de veículo financiado”.

Não chegou a dar perda total: O que acontece?

Quando não chega a dar perda total, dizemos que ocorreu “perda parcial”. Nesses casos, o seguro cobrirá os custos de reparação apenas quando eles ultrapassarem o valor da franquia. O segurado paga  a franquia, e o seguro paga os custos restantes.

E quando dou perda total no carro de outra pessoa?

As vezes a barbeiragem é grande e acabamos destruindo o carro de um terceiro. Para esses casos existe a cláusula de cobertura de danos materiais a terceiros. Para saber maiores detalhes dessa cláusula do seguro, recomendamos a leitura deste outro post: “Seguro de terceiros: como funciona?”

E nos casos de roubo: é perda total?

No caso de roubo ou furto em que o veículo não é recuperado, não é considerado perda total. Porém o segurado recebe indenização integral, assim como quando há perda total.

Cotação Seguro Carro

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

726 respostas para O que é perda total do veículo e quando é considerado PT?

  1. Ana Carla Fernandes Alves diz:

    Meu veiculo de madrugada pegou fogo em frente ao meu portão ( que dorme na rua) foi declarado PT, ainda não recebemos a indenização ( ainda aguardamos a burocracia ) mas estou “brigando” porque não retiraram o veículo da minha porta, as crianças da rua brincam no veículo com risco de se machucarem.É legal retirar somente após a indenização?
    Me ajude por favor.

    • Jessica diz:

      Ana Carla, bom dia!

      Logo que é aberto o sinistro informando que o veículo está muito danificado, o seguro envia o guincho para remoção para oficina ou pátio, inclusive para fazer a vistoria e formalização da perda total.

      Não é procedimento padrão não guinchar o veículo logo após abertura do sinistro, assim como não é procedimento padrão constatar perda total sem essa vistoria.

      Por isso recomendamos que entre em contato com a seguradora e solicite para que removam o veículo o quanto antes, inclusive indicando que há crianças próximas ao local que podem se machucar. Caso eles insistam em não remover o carro antes da liberação da indenização, recomendamos que faça uma reclamação na Ouvidoria da seguradora e peça para intervirem.

      Se você tiver um corretor de seguro, solicite a ele para interceder no seu caso e ajudá-la na resolução. Nós, particularmente, fazemos esse tipo de intermediação para nossos clientes e o consideramos imprescindível.

      Quando for comprar um carro novo, peça sua cotação de seguros à Muquirana Seguros Online ;)
      Ficamos a disposição!

  2. Reginaldo de Campos Soares diz:

    Na madrugada de sabado para domingo 07/09/2014 estava transitando numa avenida com meus familiares (esposa/cunhado e sogra), quando de repente um veiculo tirando raxa nesta avenida coliddiu na minha trazeira ocasionando uma batida muito forte onde a as postas dianteriras e traizas do lado esquerdo do motorista chegou a travar visivelmente no teto se recuou ou seja a coluna do carro foi afetada, o motorista embriagado foi detido altualdo com embriagues ao volante caretira aprenendida pois era provisoria minha foi vitima do acidente, resumindo o infrator não tem seguro, acionei minha seguradora apos realizar pericia policial e logo apos levei na oficina indicado pela seguradora onde o dono da oficina de disse que meu carro ñão dava PT, mesmo a coluna afetada, pois ele me disse que tem como espurgar e voltatr ao normal, disse que o valor do conserto ficara ± 6mil reais e o valor da tabela do carro é de R$22mil, minha duvida alem de eu perder o bonus por ter acionada miha segurado corro o risco de ficar com um carro desalinhado em virtude de afetar a coluna…Que devo fazer???Me ajude…

    • Jessica diz:

      Reginaldo, boa tarde!

      Primeiramente, ficamos muito felizes em saber que você e seus familiares estão bem diante de tamanha irresponsabilidade por parte do outro motorista.

      Sobre suas dúvidas:
      Para ser considerado PT é necessário que os custos de reparação do veículo atinjam 75% do valor do carro na Tabela FIPE.
      Nos casos em que isso não ocorre e o veículo é consertado em oficina credenciada da seguradora, o serviço deverá ter garantia de qualidade tanto da oficina quanto da seguradora. Eles deverão entregar o veículo em perfeito estado e você pode exigir essa garantia de ambas as partes.

      Caso você considere que o conserto não ficou bom, poderá solicitar para que seja refeito até ficar em perfeito estado.

      Vale ressaltar que, independente de o causador do acidente ter sido autuado, você pode acioná-lo juridicamente para receber seus prejuízos.

      Ficamos a disposição!
      Faça sua cotação de seguro com a Muquirana Seguros Online :)

      • Reginaldo de Campos Soares diz:

        Jessica, Boa Tarde!!!

        Muito obrigada pelos esclarecimentos, conversei com a oficina que está realizando as trocas das peças no orçamento conta varias trocas de peças até ai ok, porém em alguns constam recuperar e pintar como teto/laetrla trazeira esqerda externa/(corte a-a)/recuperação do banco trazeiro/assoalho trazerio com reforço/caixs de roda trazeira esquerda e o mais intrigante e temido por mim, RECUPERAR E PINTAR A LONGARINA TRAZEIRA ESQUERDA, perguntei ao responsavel pela oficina se este serviço ficaria perferfeito e ele me respondeu asim: PERFEITO SO QUANDO SAI DE FABRICA, ESTE SERVIÇO DEVE FICAR UNS 80%…
        Com está resposta da oficina estou totalmente desapontado com os serviços que serão ainda realizados em meu carro.
        Agora a respeito de eu estar acionando juridicamente para receber seus prejuízos o caminho é contratar um advogado ou posso entrar com este processo indenizatorio sozinho???

        carro.
        Agora em realção de eu estar

        • Jessica diz:

          Reginaldo, boa tarde!

          Não há de quê, estamos sempre a disposição! :)

          É realmente bastante absurdo a oficina lhe dizer algo assim.
          Se a oficina é credenciada do seguro ela não pode realizar o conserto sob estas condições. Por isso recomendamos que contate sua seguradora, informe o ocorrido e argumente que precisa de garantia total da qualidade do serviço (inclusive, formalizado por escrito), se não não estará de acordo.
          Se a oficina foi de sua livre escolha a seguradora não se responsabiliza pela garantia do serviço, cabendo esta somente à oficina. Neste caso o mais recomendado é escolher outra oficina que lhe dê garantia total do serviço.

          Em qualquer das situações acima, se não houver acordo entre você, oficina e seguradora, um caminho é solicitar novo orçamento em outra oficina e tentar novo acordo. Em última instância, se continuar não havendo acordo ou se o carro for entregue com avarias, será necessário acionar a seguradora juridicamente.

          A respeito de acionar juridicamente o causador do acidente, recomendamos que consulte um advogado para que lhe instrua quais os caminhos para exigir esses prejuízos do mesmo.

          Grande abraço!

  3. Marcus Pupo diz:

    Boa noite. Me envolvi num acidente de moto e o seguro deu perda total nela, não concordo com o orçamento deles mas não quero brigas. Perguntei se podia fazer um acordo pra ficar com a moto e receber uma indenização, eles disseram que sim. Perguntei se ia constar sinistro ou qualquer nota no documento e segundo eles nesse caso não? Ta certo isso? Legalmente é possível fazer isso? Obrigado

    • Jessica diz:

      Marcus, bom dia!

      Primeiramente, peço desculpas pela demora em responder!

      O que sabemos informar é que quando ocorre de fato perda total (com indenização integral ao segurado/terceiro, com transferência do veículo para o seguro), a seguradora informa ao DETRAN esta perda total e fica constatado no sistema do DETRAN que aquele carro é sinistrado.
      Como no seu caso houver acordo,sem ser feita indenização integral por perda total, acreditamos que a seguradora não passa as informações para DETRAN e, por isso, não fica constatado no sistema do DETRAN que o veículo é sinistrado.

      Recomendamos que procure a seguradora e pergunte se é realmente esse o procedimento deles, assim poderá ter mais certeza sobre essa informação.

      Ficamos a disposição!

  4. nerivaldo da silva matias diz:

    boa noite!
    meu carro foi roubado e recuperado,
    porém todo depenado , e o teto amassado
    segundo o mecânico
    o teto se troca.
    essa é minha duvida!!
    isso vai desvalorizar o meu carro
    sou obrigado a aceitar?

    • Jessica diz:

      Nerivaldo, bom dia!

      Segundo as Condições Gerais do seguro de carro, quando os custos de reparação do veículo não atingem 75% do valor do veículo na Tabela FIPE é considerado perda parcial, com possibilidade de conserto.

      No caso de oficinas credenciadas, tanto oficina quanto seguradora deverão dar garantia de qualidade do serviço, entregando o carro em perfeito estado.
      No caso de oficinas de sua livre escolha, não credenciadas na seguradora, a garantia do serviço é somente da oficina, mas também deverá ser dada.
      Se o serviço não ficar bom, você pode exigir que seja refeito até ficar em perfeito estado.

      Ficamos a disposição!
      Faça sua cotação de seguro conosco quando precisar!

  5. Teane diz:

    bati meu carro, e o orçamento deu 48% do valor, mas a seguradora ALLIANZ, deu perda total ,eu não aceitei pois o orçamento foi feito duas vezes e nas duas vezes o valor deu R$ 15.000 não entendo por que eles deram PT, o que fazer agora?

  6. Mário J da Silva diz:

    Uma Õnibus bateu no meu carro, fiz dois orçamentos e mandei para eles, entretanto, eles fizeram um menor alegando descontos pela concessionária nas peças. A proposta deles é me dar um cheque e eu arrumar o carro onde quiser ou na oficina que deu o orçamento menor. Tenho seguro e a franquia é cerca de R$ 950,00 da Azul. Seria melhor eu aceitar e correr atras de preços melhores para peças ou pagar minha franquia?

    • Jessica diz:

      Mário, boa tarde!

      Depende muito de sua avaliação
      Se a oficina que eles estão lhe indicando é de sua confiança, você pode aceitar a oferta deles e assim não perderá o bônus do seu seguro na renovação.
      Porém, se você não confiar na oficina e ficar na dúvida se o veículo ficará em perfeito estado, você pode acionar seu seguro onde o conserto tem a garantia da seguradora, mas terá o prejuízo da franquia e da perda de uma classe de bônus na renovação. Nesse caso, você pode solicitar o ressarcimento da franquia à empresa de ônibus.

      Ficamos a disposição!
      Faça sua cotação de seguro conosco :)

  7. Tarcizo Rossi da Rosa diz:

    Boa noite Jéssica. Meus parabéns pelo serviço de consultoria que você faz àqueles que tiveram ou tem problemas com seus veiculos segurados. Os questionamentos e respostas ajudam muito.

    Mas, sexta-feira minha esposa sinistrou minha camioneta. Tenho seguro da mesma. Devido ao capotamento várias peças da lataria foram danificadas, como capo, grade, teto, portas, retrovisores…

    Minhas dúvidas:

    a) de modo geral, as peças de lataria danificadas num acidentes, podem ser recuperadas, através de emassamentos, cortes, soldas, ou posso exigir da seguradora a reposição por uma peças nova e original?

    b) Fiz um orçamento prévio junto a uma autorizada do valor das peça que visivelmente têm que trocar. Nesta prévia chegou a R$ 37 mil em peças, de um carro que valor R$ 51 mil., portanto, em peças não chega a 75%. Minha pergunta, a mão-de-obra (cerca de R$ 6 mil) também é considerada no cálculo?

    c) No caso de não haver PT, tenho direito de pedir e acompanhar o processo de compra das peças ORIGINAIS? Poderei exigir do prestador de serviços e/ou seguradora uma cópia das NFs da compra dessas peças?

    Obrigado.

    Tarcizo

    • Jessica diz:

      Tarcizo, boa tarde!

      Obrigada pelos elogios! Ficamos muito felizes em ajudar!

      A) Dependendo do dano à peça, a seguradora pode optar pela reparação (quando for um pequeno dano) e trocar a peça (quando for um dano de grande proporção). Normalmente, quando há dúvidas, ela dá preferência por trocar a peça. No seu caso, pela forma como ocorreu o acidente (capotamento) provavelmente a maioria das peças tiveram grandes danos e serão trocadas por peças originais (mas é preciso a avaliação da oficina).

      B) O custo de reparos envolve custos das peças + mão de obra. Portanto, para verificação da perda total, são somados os dois custos.

      C) Sim. As seguradoras são obrigadas pela SUSEP a utilizar peças novas e originais de fábrica, e você pode solicitar as NFs.

      Ficamos a disposição!
      Na renovação do seu seguro, não deixe de pedir sua cotação conosco :)

  8. Rayssa diz:

    Bati meu carro quando estava estacionando… o outro carro vinha descendo e bateu na traseira, perto da roda do lado direito atras, com o impacto bati a frente do lado esquerdo em um post… o outro carro destruiu, mais o meu carro aparentemente não foi nada grave… meu carro inclusive saiu andando normalmente ate a oficina.
    A seguradora deu pt no meu carro… Porem meu carro é financiado eu eu quero que eles arrumem, nao quero o pt… tem algo que eu possa fazer pra eles arrumarem?

    • Jessica diz:

      Rayssa, bom dia!

      Para podermos passar maiores informações precisaríamos saber se o seguro que está sendo acionado é o seu próprio ou o seguro da pessoa que bateu no seu carro.

      Se a senhora estiver entrando como terceiro no seguro da pessoa que colidiu com seu carro, você pode tentar negociar junto à seguradora dela para receber parte dos custos do conserto e ficar com o carro. A liberação dependerá de acordo entre ambas as partes, mas é possível tentar.

      Se a senhora estiver acionando seu próprio seguro, constará na apólice do seguro que custos de reparação que ultrapassarem 75% do valor do veículo na Tabela FIPE implicam em perda total. Nesse caso, o que pode ser feito primeiramente é solicitar o orçamento do conserto à oficina, levá-lo a outra oficina de sua escolha e checar se os valores referente à perda total conferem. Com os valores da nova oficina você pode tentar argumentar com sua seguradora.

      Não havendo acordo para fazer o conserto ao invés da perda total, há duas opções:
      – Acionar a seguradora juridicamente para tentar receber o conserto através da Justiça.
      – Aceitar a perda total e receber a indenização integral da seguradora. Nesse caso, como o veículo é financiado, a seguradora quitará a dívida até o limite máximo de indenização contratado e você receberá a diferença que houver.

      Ficamos a disposição!
      Faça a cotação de sua renovação de seguro conosco :)

  9. Pingback:Seguro cobre danos por chuva de granizo? | Muquirana Corretora de Seguros

  10. Julio diz:

    Cara Sra. Jessica, bom dia!

    Bateram no meu carro, porém não tinham seguro e acessei o meu.

    Fizemos e fizeram vários orçamentos e todos davam Perda Total, pois ultrapassavam os 75%. De repente a seguradora conseguiu um valor com uma oficina, mas com peças que acreditamos serem peças usadas pois ficou metade do valor de todas as outras. Já fazem mais de 30 dias do carro batido e ainda nem tenho posição do seguro e nem iniciou o conserto.

    O carro é um táxi. E está parado. Estamos sofrendo muito. A seguradora é a AVANTI.

    Pergunto: eles podem colocar peças usadas? Como um orçamento pode dar tão diferente de 5 oficinas? O meu carro é um voyage 2013, se colocar peças usadas não vai dar mais mecânica, já que o carro é um táxi e as peças por si só, já gastam muito rápido? As peças usadas não vão desvalorizar meu carro na hora da venda? E se forem paralelas, desvaloriza o carro também? Posso exigir que sejam peças novas? E quanto a esta demora infinita?

    Estou deseperado!

    Obrigado.

    • Jessica diz:

      Julio, boa tarde!

      Consultamos no site da SUSEP e não consta cadastrado de seguradora com o nome de “AVANTI”.
      Precisamos saber se essa AVANTI é uma corretora de seguros ou uma cooperativa/associação para poder lhe passar maiores informações, pois pelo que estamos entendendo não se trata de uma seguradora regular.

      Ficamos no aguardo para poder lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *