O que é SUSEP?

O QUE É SUSEPDescubra o que é SUSEP e qual a importância dela para você, consumidor!

Os consumidores que se iniciam no mercado de seguros muitas vezes se assustam com o linguajar técnico e com o grande número de informações que envolvem um seguro. Seja qual for o tipo de seguro – seguro de automóvel, seguro residencial, seguro de vida etc. etc. etc. – sempre há muitas dúvidas de como isso funciona.

Uma dúvida bastante generalizada é o que é SUSEP. Essa palavra, “SUSEP”, aparece em tudo quanto é canto quando o assunto é seguro patrimonial ou pessoal, por isso decidimos explicar aqui no blog do que se trata.

Cotação Seguro Carro – 2

O que é SUSEP:
Definição técnica

Vamos começar do mais difícil para depois simplificar: A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência privada, capitalização e resseguro. É uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda que foi criada no Decreto-Lei nº 73 em 21 de novembro de 1966.

Ok, ok, ok… Mas o que isso quer dizer? Vamos ver!

O que é SUSEP:
Definição para todo mundo entender

O mercado de seguros no Brasil está sujeito a diversas diretrizes e normas jurídicas, as quais tem por principais objetivos:

  • a proteção ao consumidor, garantindo que seus direitos sejam respeitados e que os produtos oferecidos sejam adequados e justos;
  • o funcionamento saudável do mercado, coibindo fraudes e práticas de concorrência predatória pelas empresas envolvidas.

O papel da SUSEP é basicamente garantir que isso ocorra, fiscalizando o mercado e fazendo com que as empresas cumpram essas normas sempre. É a SUSEP quem fiscaliza as seguradoras e corretoras de seguros, zelando pelos interesses dos consumidores. Se alguma dessas entidades comete fraude ou de alguma forma desrespeita as normas do mercado segurador, é a SUSEP quem deverá ser buscada para denunciar o caso e obter assistência jurídica.

Quando dizemos que a SUSEP é uma autarquia queremos dizer que ela faz essa fiscalização de forma independente, não dependendo de apoio externo.

Também é a SUSEP quem fiscaliza as seguradoras em atividade para garantir que elas terão recursos para indenizar seus segurados/clientes mesmo se ocorrer uma “onda” de sinistros, em que seja necessário pagar muitas indenizações ao mesmo tempo. A garantia de que a seguradora sempre poderá pagar a indenização ao segurado só existe porque a SUSEP fiscaliza os fundos de reserva que as seguradoras são obrigadas a manter para situações inesperadas. Empresas que funcionam fora da fiscalização da SUSEP não tem essa garantia, podendo deixar o segurado na mão por falta de recursos para pagar as indenizações.

Neste outro post nós mostramos que 2 principais diferenças entre seguradoras e cooperativas são exatamente esses dois pontos que colocamos acima:

1) As cooperativas não são fiscalizadas pela SUSEP. Enquanto as seguradoras estão sujeitas a penalidades pela SUSEP se desrespeitarem o consumidor, as cooperativas não. Isso faz com que o número de fraudes entre cooperativas seja muito alto, diferente das seguradoras regulares.
2) Como as cooperativas não são fiscalizadas pela SUSEP, elas não são obrigadas a ter um fundo de reserva. Isso faz com que possa ocorrer de a cooperativa não ter recursos para pagar a indenização ao cliente. Já as seguradoras tem a garantia do pagamento, pois são obrigadas a ter um fundo de reserva que é fiscalizado pela SUSEP.

A importância da SUSEP para o consumidor

Portanto, a SUSEP é importante para você, consumidor, por vários motivos: É a SUSEP quem você buscará se for vítima de fraude no mercado de seguros ou se tiver seus direitos desrespeitados. É a SUSEP quem garante que sua seguradora sempre terá recursos para lhe indenizar em caso de sinistro, mesmo que a seguradora esteja a beira da falência. É a SUSEP que garantirá que o mercado de seguros não seja usado para especulações (tanto pelo consumidor quanto pelas próprias empresas corretoras ou seguradoras), não distorcendo a função do seguro que é a proteção contra risco e não o ganho financeiro.

Por isso, valem duas dicas essenciais para o consumidor: Sempre que você for contratar um seguro tenha certeza que está contratando com uma seguradora e uma corretora regulamentada pela SUSEP. Fuja de empresas não regulamentadas, pois elas não compõe o mercado fiscalizado de seguro. Abaixo mostramos como consultar para saber se a empresa é regular:

Se você é novato no mercado de seguros e não sabe a diferença entre seguradora e corretora, recomendo a leitura deste outro post: Qual a  diferença entre corretora e seguradora?

“Preciso falar com a SUSEP
Onde?

Agora que você já sabe o que é a SUSEP e qual sua importância para consumidor, nada mais justo do que saber onde e como contatá-la caso precise. Confira abaixo:

  • Horário: 9h30 às 17h.
    (atendimento presencial inicia às 9h).
  • Telefone de atendimento ao consumidor: 0800 021 84 84
  • Endereços:
    Rio de Janeiro (RJ) (Sede): Av. Presidente Vargas, 730 – Centro – Cep: 20071-900 (veja o mapa aqui)
    São Paulo (SP): Rua Formosa, 367 – 26º andar – Edificio CBI – Cep: 01049-000  (veja mapa aqui)
    Brasília (DF): Setor Bancário Sul, Quadra 1 – BL.K – 13º andar – Ed. Seguradora Cep: 70093-900 (veja mapa aqui)
    Porto Alegre (RS) Rua Coronel Genuíno, 421 – 11º andar – Cep: 90010-350 (veja mapa aqui)
    Santa Efigênia (BH): Rua Piauí, 220 – 3º andar  – Cep: 30150-320 (veja mapa aqui)

Para outras informações de contatos, por exemplo para corretores de seguros ou seguradoras, recomendamos que acessem esta página da SUSEP onde há todos os contatos.

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

46 respostas para O que é SUSEP?

  1. Claudete Soares Tavares diz:

    Quando se trata de seguro de vida…o que fazer para saber se o esposo deixou mesmo um seguro de vida?

    • Jessica diz:

      Claudete, boa noite!

      Recomendamos que a esposa contate o corretor de seguros e banco do falecido, que serão os dois canais através do qual ele deverá ter contratado um seguro de vida.

      Se não for possível fazer desta forma a única maneira e ligar em cada seguradora para checar se existe uma apólice de seguro de vida em nome do falecido esposo.

      Meus pêsames pela perda.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/w0BR45U-pB8

      Atenciosamente,

  2. Pingback:Cobertura APP não pode ser contratada sozinha | Muquirana Corretora de Seguros

  3. Pingback:Edital da SUSEP sobre novo seguro popular | Muquirana Corretora de Seguros

  4. Gilberto Chaves diz:

    Tenho Seguro pela Bradesco e meu carro teve uma avaria e eles deram PT no veiculo, agora eu nao quero pois o veiculo esta com pendencias junto a bancos e também com uma ação na justiça, me comprometi em fazer uma carta me responsabilizando pelo concerto e eles não estão querendo devolver meu carro como proceder?

    • Jessica diz:

      Gilberto, boa tarde!

      Peço desculpas, mas não temos como ajudar neste caso.
      Recomendamos que peça ajuda a seu corretor de seguros para tentar negociar com a seguradora. No contrato do seguro, a seguradora garante ao segurado que no caso de perda total é paga indenização integral, por isso para fazer de forma diferente disso é necessário acordo com a seguradora, que pode aceitar ou negar. Em última instância, será necessário tentar resolver a situação na Justiça com orientação de um advogado.

      Ficamos à disposição

  5. Pingback:Seguro viagem e assistência viagem: qual a diferença? | Muquirana Corretora de Seguros

  6. Pingback:Seguro não pode consertar carro com danos acima de 75% | Muquirana Corretora de Seguros

  7. Pingback:Circulares SUSEP: O que são e onde encontrar? | Muquirana Corretora de Seguros

  8. Pingback:Indenização de perda total de veículo financiado no seguro | Muquirana Corretora de Seguros

  9. Pingback:Mitos e verdades sobre perda total no seguro de carro | Muquirana Corretora de Seguros

  10. Pingback:O que é SUSEP em seguros? - Muquirana Corretora de Seguros Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *