O que o seguro de automóvel cobre?

Saiba quais são as coberturas do seguro de automóvel e como elas funcionam

Hoje em dia é praticamente impossível ter um automóvel e não ter um seguro para protegê-lo. Mas na hora de contratar o seguro de carro muitas pessoas se lembram apenas das coberturas de roubo e colisão, e esquecem-se de diversas outras situações (tão importantes quanto essas!) que o seguro de automóvel cobre. Conheça essas coberturas e descubra como elas protegem o seu bolso de prejuízos que você nem imagina, muquirana!

Situações extremas como queda de cometas e acidentes nucleares não são cobertos pelo seguro. Mas, cá entre nós, numa situações dessas minha última preocupação seria o meu carro rs! Mas outros riscos mais prováveis são cobertos pelo seguro e fazem toda a diferença quando são usados. Veja alguns exemplos e deixe suas dúvidas nos comentários!

O que é “cobertura do seguro”?
As múltiplas faces do “risco”

De maneira geral, podemos dizer que o seguro é uma prevenção contra o risco de acontecer algo inesperado com seu automóvel ou com terceiros no trânsito, causando prejuízo financeiro. Ou seja: o seguro protege dos prejuízos que você possa ter frente a situações sobre as quais você não tem controle ou como prever.

As coberturas do seguro dizem quais riscos serão indenizados se de fato vierem a se concretizar. Por isso é extremamente importante conhecer as coberturas do seu seguro de automóvel, pois são elas quem dizem quais são seus direitos como segurado.

O que o seguro cobre?
Principais coberturas do seguro de automóvel

Todo seguro é composto de coberturas básicas e coberturas opcionais. As coberturas básicas são obrigatórias, previstas por Lei supervisionada pela SUSEP (Superintendência do mercado de seguros). Já as coberturas opcionais, como o próprio nome já diz, são de livre escolha do cliente. O seguro de automóvel segue essa regra: tem coberturas obrigatórias e opcionais, mas geralmente as pessoas lembram apenas das coberturas obrigatórias. Veja abaixo todas elas:

 Coberturas básicas

Colisão, incêndio, roubo ou furto: Essas coberturas cobrem dano parcial ou total do veículo em caso de batida, incêndio, roubo ou furto.

Dano total é quando os custos de reparação do veículo atingem até 75% do valor segurado na Tabela Fipe.  Os casos mais comuns de dano integral são o roubo sem recuperação do veículo ou colisões muito fortes que arrebentam o carro inteiro – a famosa “perda total”.

Saiba o que é, para que serve e como funciona a Tabela FIPE clicando aqui.

Já o dano parcial, é quando os custos de reparação do veículo não atingem 75% do valor segurado. Nesse caso, o seguro só cobrirá os custos se eles ultrapassarem o valor da franquia contratada.

Faça-já-cotação-do-seu-seguro-de-automóvel

Saiba o que é franquia no seguro de automóvel e quando você não tem que pagá-la clicando aqui.

Coberturas opcionais

Danos a terceiros: Esta é uma das coberturas mais importantes no seguro de automóvel, e muitas vezes não recebe a devida atenção do segurado na hora de contratar o serviço. Ela cobre danos materiais ou corporais que você possa vir a causar a terceiros no trânsito. Por exemplo, quando você bate no carro de alguém, os custos para arrumar o carro da outra pessoa são cobertos por essa cláusula do seu seguro. Situações de acidentes de trânsito em que alguém se machuque e decida indenizá-lo também são cobertas por essa cláusula. Para saber mais, clique aqui.

Passageiros: Essa cobertura funciona de maneira similar à cobertura de danos a terceiros. Ela garante os danos corporais que passageiros de seu automóvel venham a sofrer em caso de acidente no trânsito.

Carro reserva: Oferece carro reserva por 7, 15 ou 30 dias enquanto o veículo estiver na oficina. É importante para pessoas que não podem correr o risco de ficar sem automóvel.

Proteção de vidros: Cobre os custos com troca ou reparo em caso de quebra ou trinca de vidros (pára-brisas, laterais e traseiro), retrovisores externos (lente, espelho e carcaça), lanternas e faróis. Geralmente você pode escolher uma proteção mais básica ou mais completa. A franquia para todos os casos é, no geral, baixa e justifica a contratação da cobertura opcional.

Seguro da franquia: Caso o primeiro sinistro do seguro atinja ou ultrapasse o valor da franquia, essa cláusula opcional garante que o seguro cobrirá também o valor da franquia.

Leia também: “Franquia normal ou franquia reduzida: qual a melhor opção?”

Higienização em caso de alagamento: Muito importante nessas épocas de chuva, quando você sai para jantar de carro e volta de canoa…. Essa cláusula garante a higienização do veículo quando este é atingido por enchentes, inundações e alagamentos. Para quem não sabe, a higienização é muito mais profunda que um processo de limpeza normal. Ela vale apenas nos casos em que os custos de reparação não atingem a franquia.

Acessórios: Para automóveis com acessórios como caixa de som, rodas diferenciadas e bancos chiques, esse cláusula é importante. Garante que o valor segurado considerará também o valor desses acessórios que em certa medida valorizam o veículo.

Lucros cessantes: Importante para profissionais que utilizam o veículo como meio de renda – taxistas, principalmente. Garante que nos casos de sinistro em que o profissional venha a ficar sem o carro, que é seu meio de sustento, ele terá o lucro do período compensado pelo seguro.

Confira para que serve e como funciona o seguro para lucros cessantes e despesas fixas clicando aqui.

Carta verde: Para quem vai viajar de carro pelo Mercosul, esta é uma cobertura obrigatória. Ela protege terceiros que possam ser afetados durante a viagem.

Aproveite a confira nosso vídeo sobre como funciona o seguro de automóvel:

Faça já cotação do seu seguro de automóvel: clique abaixo ou nos contate!

fazer-pedido-de-cotação-de-seguro

atendimento@muquiranaseguros.com.br

(19) 3304 9920

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas pela UNICAMP, atualmente cursa MBA em Trends Innovation na Inova Business School. É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, um projeto inovador focado no atendimento humanizado e diferenciado. Atua como Gerente de Qualidade na Skill Seguros e dirige a Comissão de T.I. do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Marcado , .Adicionar aos favoritos o permalink.

93 Responses to O que o seguro de automóvel cobre?

  1. Christiano Mendes de Moraes diz:

    Boa tarde!
    Tenho um seguro e tive um sinistro , um ônibus colidiu na lateral do meu veículo e como meu para choque já tinha um trincado ele términou de quebrar e como paguei a franquia solicitou a troca mas negaram o seguro pode negar trocar?

  2. RAFAEL ROCHA diz:

    Bom dia, tive uma colisão na garagem de minha casa, onde bati com meu carro na parede vindo a danifica lá, tenho seguro tanto do carro quanto residencial, pelo fato de eu mesmo ter danificado dentro do meu terreno alguns dos dois seguros cobrirá ?
    Aguardo, obrigado!

    • Jessica diz:

      Rafael, boa tarde!

      O seguro do carro poderá ser acionado para cobrir os danos do seu veículo. Para isos você deverá pagar a franquia obrigatória e a seguradora pagará a diferença.
      Você não poderá usar a cobertura de danos materiais a terceiros do seguro de carro para consertar a parede da sua casa, pois você não pode ser considerado terceiro de si mesmo.

      O seguro residencial dificilmente cobrirá pois para isso seria necessário ter cobertura de impacto de veículos (são poucas as pessoas que optam pela contratação desta cobertura pela falta de conhecimento do risco) e, ainda que tivesse, seria necessário verificar se não consta exclusão nas Condições Gerais com relação a impacto de veículo do proprietário da residência segurada. Por conta desses detalhes, recomendamos que contate seu corretor de seguros e peça para verificar as coberturas e condições gerais de sua apólice e de sua seguradora em específico.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com dicas sobre seguros: clique aqui!

      Atenciosamente,

  3. conrado diz:

    meu carro pegou fogo e queimou todo. ele estava andando normalmente e pegou fogo sem explicação.
    a seguradora se recusa a pagar.
    disse q foi por falta de manutenção.
    mas tenho manutenção a 45 dias antes do ocorrido.

    • Jessica diz:

      Conrado, boa tarde!

      Se o motivo da recusa pela seguradora é falta de manutenção e você possui atestados que comprovam que a manutenção estava em dia, recomendamos que apresente estes documentos a seguradora e procure negociar uma solução. Se ela insistir na recusa, uma alternativa é fazer uma vistoria especial no veículo para tentar identificar a origem do incêndio e usar essa informação para negociar com a seguradora ou, em última instância, levar o caso à Justiça.

      Vale ressaltar que os seguros de automóvel não cobrem defeitos de fábrica. Se for constatado defeito de fábrica, é necessário recorrer ao fabricante.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com dicas sobre seguros: clique aqui!

      Atenciosamente,

  4. Kenned diz:

    Oi jessica, tenho uma dúvida.

    Deixei meu carro no estacionamento dentro da univer e quando voltei vi tinha batido no para-choque do meu carro e nao vi quem foi. Nesse caso, o seguro cobre o reparo, ou seja, pintara?

    • Jessica diz:

      Kenned, boa tarde!

      Caso os custos do reparo atinjam a franquia obrigatória, você poderá acionar o seguro. Neste caso, você pagará a franquia e a seguradora pagará a diferença acima da franquia, para reparar e pintar a pela danificada.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com dicas sobre seguros: clique aqui!

      Atenciosamente,

  5. diego clemente diz:

    oi meu carro tem seguro e o meu arcondicionado acabou de parar o seguro cobre reparos:?

  6. talita diz:

    O meu capu vaiter q trocar, ai vai dar diferença de cor no carro, a seguradora e obrigada a pintar o resto do carr?

    • Jessica diz:

      Talita, bom dia

      Segundo as Condições Gerais do seguro a seguradora cobre a reposição ou conserto das peças danificadas no sinistro. Demais peças que não tiverem sido danificadas não terão cobertura através do seguro. Por conta disso, o seguro não cobre a pintura total do carro, cobrindo apenas da peça danificada. Para pintar o restante do veículo é necessário fazer no particular.

      Aproveite e se inscreva em nosso canal no YouTube: clique aqui!

      Atenciosamente,

  7. Henrique flores diz:

    Oi,o caminhão que eu dirijo tem seguro pra terceiros,eu bati numa parede e derrubei um ar condicionado e saira R$3.000,00 para arrumar,eu tenho direito a acionar o mesmo???

    • Jessica diz:

      Henrique, boa tarde!

      Se seu seguro tiver cobertura de danos materiais a terceiros o mesmo poderá ser acionado para cobrir todos os danos materiais causados ao terceiro.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com vídeos de dicas e dúvidas sobre seguros: assista aqui! :)

      Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! Todas dúvidas são respondidas. :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *