Pago franquia no seguro de carro quando não sou culpado?

pago franquia do seguro de carro quando não sou culpadoSaiba se você paga franquia do seguro de automóvel quando não é culpado mas precisa usar seu seguro!

Uma das dúvidas mais frequentes entre nossos clientes e leitores do blog é se precisam pagar a franquia do seguro de automóvel mesmo quando não são culpados pelo acidente.

É muito comum a vítima precisar usar seu próprio seguro, por exemplo quando uma pessoa que não tem seguro causa a colisão, ou quando o causador tem seguro mas não assume a culpa. Porém, também pode ser que o causador assuma a culpa e a vítima entre como terceiro no seguro dele.

Afinal, em qualquer desses exemplos, a vítima tem ou não que pagar a franquia? Neste artigo você descobre a resposta! Confira e escreva suas dúvidas nos comentários. Compartilhe também seu caso ou experiência, pois pode ajudar outros leitores que estejam em situação semelhante.

Aproveite também para pedir sua cotação com a gente :)

Cotação Seguro Carro – 2

Franquia é sempre obrigatória?
Depende!

A obrigatoriedade do pagamento da franquia no seguro depende de como você será enquadrado no seguro: 1) Ou você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente; 2) Ou você usa seu próprio seguro. Este segundo caso é comum nos casos em que o responsável pelo acidente não tem seguro ou não assume a culpa.

Vejamos cada uma dessas situações:

1) Nos casos em que você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente, você não paga franquia. A cobertura de terceiros do seguro de automóvel não cobra franquia nem do terceiro nem do segurado. Porém, para isso existem alguns pré-requisitos: O segurado-causador tem que assumir a culpa e a análise da seguradora dele também tem que concluir que ele foi culpado.

2) Por outro lado, sempre que você for usar seu próprio seguro por causa de uma perda parcial, a franquia é obrigatória. Essa obrigatoriedade independe de quem é a culpa do acidente. Isso significa que se você for usar seu seguro, mesmo sendo vítima, terá necessariamente que pagar a franquia.

Mas será que nos casos em que você é forçado a usar seu próprio seguro, não tem nenhuma saída? Se a culpa não foi sua, será que não há vias de minimizar seus prejuízos? Abaixo você confere as maneiras legais que você tem de recorrer caso não tenha culpa e precise usar seu seguro pagando a franquia.

Neste vídeo damos 10 exemplos de quando a franquia é ou não obrigatória. Recomendamos assistir para ficar fera no assunto ;)

Ainda há esperança!
Maneiras legais de diminuir seu prejuízo com a franquia quando você não é culpado

Se você não teve culpa no acidente de trânsito mas teve que usar seu próprio seguro, existem algumas maneiras de você proceder para diminuir seus prejuízos. Veja abaixo em qual situação você se enquadra e como proceder:

Responsável pelo acidente não tinha seguro e tive que usar meu seguro

Nesse caso a saída mais fácil e rápida é você solicitar ao responsável pelo acidente que pague a franquia do seu seguro para você. Como ele foi o causador do acidente, você tem o direito de solicitar isso.

No caso de o responsável pelo acidente se negar a pagar sua franquia, você pode acioná-lo nas Pequenas Causas ou com uma ação jurídica.

Responsável pelo acidente tinha seguro mas não quis usar para meu carro

Em algumas situações também acontece de o responsável pelo acidente ter seguro, mas não querer usar a cobertura de terceiros para você. Normalmente, nessas situações a pessoa não assume a culpa e por isso não quer usar a cobertura de terceiros.

Nesse caso, o mais recomendado é procurar conversar e mostrar ao responsável pelo acidente que o melhor caminho é acionar a cobertura de terceiros, afinal, não gera qualquer custo para ele. Se mesmo assim não houver acordo, você pode usar seu próprio seguro e posteriormente acionar o responsável pelo acidente para receber o ressarcimento da franquia que você terá que pagar.

E se EU fui o culpado?

Se você está lendo esse post porque foi causador de uma colisão e agora está sendo cobrado pela seguradora da vítima, recomendamos assistir este vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?”

Cotação Seguro Carro

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

968 respostas para Pago franquia no seguro de carro quando não sou culpado?

  1. reginaldo diz:

    estava saindo do supermercado,qdo ia entrar na avenida
    vinha um onibus na minha direção do lado esquerdo e parou me dando passagem. bem em frente do outro lado tinha outro ponto de onibus,com onibus no ponto.ao entra na avenida não percebi que vinha outro carro.qdo senti a batida.
    Será que eu estou errado.a avenida era de faixa dupla.

    • Jessica diz:

      Reginaldo, boa tarde!

      Será necessário de quem era a preferencial. Geralmente a preferencial é de quem já está na via, mas seria importante o senhor solicitar opinião do seu corretor fazendo um croqui.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  2. Luanda diz:

    Bati num carro que tinha seguro. No caso eu não tinha e era a culpada. O cara acionou o seguro dele e agora eu pago somente a franquia?

    • Jessica diz:

      Luana, bom dia!

      A vítima poderá solicitar ao causador o ressarcimento da franquia, enquanto que a seguradora poderá solicitar o ressarcimento da diferença acima da franquia que será coberta pelo seguro.
      Maiores informações neste vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?”

      A melhor maneira de se precaver deste tipo de situação no futuro é contratando um seguro de terceiros. Além de ter custo bastante acessível, ele garantirá assistência 24h para seu carro :)
      Para pedir uma cotação sem compromisso clique aqui.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  3. gelson diz:

    Me envolvi num acidente de transito o causador do acidente veio a falecer, meu carro esta a mais de 30 dias no detran para pericia a corretora diz que seguradora só vai liberar carro reserva após a pericia e onde fica meus direitos.

    • Jessica diz:

      Gelson, boa tarde!

      Para que haja liberação do carro reserva é necessário que os custos do reparo atinjam a franquia. Por conta disso, pode ser que a seguradora não tenha liberado por que com o carro no DETRAN ela não consegue enviar o vistoriador dela para checar se atingirá ou não a franquia.

      Por conta disso, recomendamos solicitar ao corretor da apólice para checar com a seguradora se é este o motivo da não liberação do carro reserva. Sendo este o motivo, verifique junto ao DETRAN se é possível que o vistoriador da seguradora vá ver o carro, sem interferir na perícia (pois isso geraria uma problema enorme, já que houve o falecimento do causador). Se não houver autorização do DETRAN, recomendamos verificar junto à seguradora um caminho alternativo, por exemplo o envio de fotos para análise.

      Se o motivo da não liberação do carro reserva for outra, recomendamos solicitar ao corretor da apólice para verificar e tentar intervir dentro do possível.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  4. Daiane diz:

    Obrigada Jessica, pelo conselho!

    Parabéns pelo canal!

  5. Daiane diz:

    Jessica, Boa Tarde!

    Gostaria de saber se por acaso ao colidir na traseira de um carro e o proprietário do mesmo acionar a seguradora e eu pagar a franquia, existe a possibilidade da seguradora me cobrar judicialmente futuramente o valor pago pela mesma? Como posso me cobrir caso exista essa possibilidade?

    Obrigada

    • Jessica diz:

      Daiane, bom dia!

      Sobre este assunto recomendamos assistir este vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?”
      A seguradora poderá cobrar do causador a diferença acima da franquia que for coberta pelo seguro.

      A contratação de um seguro de terceiros é sempre a melhor forma de se precaver deste tipo de risco, porém ela deve ser feita antes da ocorrência do sinistro para que ele tenha cobertura (clique aqui para cotar seu seguro de terceiros, sem compromisso. É rápido, barato e dá assistência 24h para seu carro). Se não houver sido contratada cobertura de terceiros antes do sinistro, os caminhos alternativos são a negociação ou então solicitar ajuda de um advogado para recorrer judicialmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  6. Diego Notine diz:

    Olá, bati meu carro atrás de outro mas meu carro não tem seguro só o que eu bati. É possível ele acionar o seguro pra concerta os dois veículos ele não sendo culpado?

    • Jessica diz:

      Diego, boa tarde!

      A cobertura de danos materiais a terceiros só pode ser utilizada quando o motorista segurado assume a culpa e é considerado culpado na análise da seguradora. Sem esses pré-requisitos não há cobertura para terceiros.

      Como o senhor foi responsável pela colisão, não recomendamos que o segurado assuma a culpa indevidamente, pois poderá ser considerado fraude.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  7. ouve uma colisao de tres veiculos na rodovia d pedro ouve um acidente com moto na pista contraria e o transito ficou parado na pista que eu trasitava parei atras co carro da trente e veiu por tras um carro em alta velocidade chocando se na traseira do meu veiculo que com o choque o meu carro atingio o carro da frente ,todos os tres veiculos tem seguro e foi feito o bo mas ao entrar em contato com o motorista ki causou o acidente nao concequi ate o no do fone ele cancelou e por ser de outra cidade e dificil localiza lo entrei em contato com a seguradora dele mas eles dissero ki so ele mesmo que pode acionar o ceguro ,como faço pra resolver isso pois nao posso acionar meu seguro pois terei ki pagar a apolice ? se posivel mi responda agradeço desde ja

    • Jessica diz:

      Aparecido, bom dia!

      Pedimos desculpas pela demora em responder, estou retornando de férias esta semana.

      Realmente o seguro só pode ser acionado com a autorização do segurado, por isso mesmo que seja evidente que o segurado foi culpado, a seguradora não tem autonomia para abrir o sinistro do terceiro sem a autorização expressa dele.
      Recomendamos tentar localizar o causador para negociar de ele acionar a cobertura de terceiros para o senhor ou então lhe ressarcir da franquia do seu seguro se for necessário acionar sua própria apólice. Não sendo possível localizá-lo ou chegar a um acordo sobre esses pontos, recomendamos consultar as Pequenas Causas ou um advogado para buscar uma solução judicial.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  8. Bianca diz:

    Bati no carro de um senhor de 80 anos foi minha culpa porém não fizemos b.o .Ele assionou o seguro dele é disse que assume a sua própria franquia que não há problema pois também terei que consertar meu carro. Nesse caso a seguradora pode me querer me cobrar pelo conserto do carro dele ?
    Por exemplo como ele nao foi o culpado e está acionando o seguro dele, a seguradora pode me obrigar a pagar o que foi gasto por ela?
    Lembrando que nao fizemos B.O, mas o senhor que bati no carro tem todos os meu dados.

    • Jessica diz:

      Pedimos desculpas pela demora em responder, estou retornando de férias esta semana.

      Sobre este assunto recomendamos assistir este vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?”
      Mesmo que o segurado abra mão do ressarcimento da franquia pelo causador, isso não destituí a seguradora do direito de cobrar a diferença acima da franquia que foi coberta pelo seguro. A despeito do B.O., se na descrição do acidente feita na abertura do sinistro a seguradora entender que o segurado foi vítima, ela poderá fazer a cobrança desta diferença.

      Lembrando sempre que a melhor maneira de se prevenir deste tipo de situação é a contratação de um seguro de terceiros. Além de ter preços acessíveis, garante também assistência 24h para seu carro. Peça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

      No demais, se a seguradora vier a cobrá-la recomendamos primeiramente tentar negociar valores e parcelamento. Se necessário, solicite instrução de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  9. Gisele Arantes. diz:

    Olá. Bateram no meu carro e a pessoa evadiu do lugar mas consegui pegar a placa e já levantei todos os dados da pessoa, eu vou acionar meu seguro com o boletim de ocorrência sou obrigada a pagar a franquia.

    • Jessica diz:

      Gisele, bom dia!

      A franquia é obrigatória sempre que o seguro é acionado para o conserto do próprio veículo segurado. Ela não é cobrada somente se for contratada cláusula de isenção de franquia, o que geralmente não é feito pois encarece bastante o seguro.
      Como vítima a senhora poderá solicitar o reembolso deste prejuízo ao causador. Como ele fugiu do local e a senhora conseguiu localizá-lo, recomendamos negociar amigavelmente mas, se necessário, levar às Pequenas Causas.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  10. Ana Paula diz:

    Bateram atras do meu carro em uma rodovia, um caminhão fez manobra irregular o carro da frente parou eu consegui parar sem bater nele, mais veio um carro atras e bateu no meu. Não aconteceu nada com meu carro mais o dele fez um bom estrago, ele quer que eu entre com seguro pois diz que parei bruscamente. o carro da frente não parou para eu pegar dados, como devo proceder se em meu carro não aconteceu nada!

    • Jessica diz:

      Ana, bom dia!

      Geralmente quem colide na traseira é considerado culpado, mas como o caminhão parou o trânsito para fazer a manobra irregular, entendemos que ele pode ser considerado culpado.

      Seu seguro só poderá ser acionado para o terceiro se a senhora assumir a culpa e se a análise de sua seguradora concluir desta forma também.
      Como não há consenso entre os envolvidos sobre de quem foia culpa e não foi possível pegar os dados dos demais envolvidos, recomendamos não assumir a culpa sem antes consultar um advogado sobre a questão.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *