Pago franquia no seguro de carro quando não sou culpado?

pago franquia do seguro de carro quando não sou culpadoSaiba se você paga franquia do seguro de automóvel quando não é culpado mas precisa usar seu seguro!

Uma das dúvidas mais frequentes entre nossos clientes e leitores do blog é se precisam pagar a franquia do seguro de automóvel mesmo quando não são culpados pelo acidente.

É muito comum a vítima precisar usar seu próprio seguro, por exemplo quando uma pessoa que não tem seguro causa a colisão, ou quando o causador tem seguro mas não assume a culpa. Porém, também pode ser que o causador assuma a culpa e a vítima entre como terceiro no seguro dele.

Afinal, em qualquer desses exemplos, a vítima tem ou não que pagar a franquia? Neste artigo você descobre a resposta! Confira e escreva suas dúvidas nos comentários. Compartilhe também seu caso ou experiência, pois pode ajudar outros leitores que estejam em situação semelhante.

Aproveite também para pedir sua cotação com a gente :)

Cotação Seguro Carro – 2

Franquia é sempre obrigatória?
Depende!

A obrigatoriedade do pagamento da franquia no seguro depende de como você será enquadrado no seguro: 1) Ou você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente; 2) Ou você usa seu próprio seguro. Este segundo caso é comum nos casos em que o responsável pelo acidente não tem seguro ou não assume a culpa.

Vejamos cada uma dessas situações:

1) Nos casos em que você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente, você não paga franquia. A cobertura de terceiros do seguro de automóvel não cobra franquia nem do terceiro nem do segurado. Porém, para isso existem alguns pré-requisitos: O segurado-causador tem que assumir a culpa e a análise da seguradora dele também tem que concluir que ele foi culpado.

2) Por outro lado, sempre que você for usar seu próprio seguro por causa de uma perda parcial, a franquia é obrigatória. Essa obrigatoriedade independe de quem é a culpa do acidente. Isso significa que se você for usar seu seguro, mesmo sendo vítima, terá necessariamente que pagar a franquia.

Mas será que nos casos em que você é forçado a usar seu próprio seguro, não tem nenhuma saída? Se a culpa não foi sua, será que não há vias de minimizar seus prejuízos? Abaixo você confere as maneiras legais que você tem de recorrer caso não tenha culpa e precise usar seu seguro pagando a franquia.

Neste vídeo damos 10 exemplos de quando a franquia é ou não obrigatória. Recomendamos assistir para ficar fera no assunto ;)

Ainda há esperança!
Maneiras legais de diminuir seu prejuízo com a franquia quando você não é culpado

Se você não teve culpa no acidente de trânsito mas teve que usar seu próprio seguro, existem algumas maneiras de você proceder para diminuir seus prejuízos. Veja abaixo em qual situação você se enquadra e como proceder:

Responsável pelo acidente não tinha seguro e tive que usar meu seguro

Nesse caso a saída mais fácil e rápida é você solicitar ao responsável pelo acidente que pague a franquia do seu seguro para você. Como ele foi o causador do acidente, você tem o direito de solicitar isso.

No caso de o responsável pelo acidente se negar a pagar sua franquia, você pode acioná-lo nas Pequenas Causas ou com uma ação jurídica.

Responsável pelo acidente tinha seguro mas não quis usar para meu carro

Em algumas situações também acontece de o responsável pelo acidente ter seguro, mas não querer usar a cobertura de terceiros para você. Normalmente, nessas situações a pessoa não assume a culpa e por isso não quer usar a cobertura de terceiros.

Nesse caso, o mais recomendado é procurar conversar e mostrar ao responsável pelo acidente que o melhor caminho é acionar a cobertura de terceiros, afinal, não gera qualquer custo para ele. Se mesmo assim não houver acordo, você pode usar seu próprio seguro e posteriormente acionar o responsável pelo acidente para receber o ressarcimento da franquia que você terá que pagar.

E se EU fui o culpado?

Se você está lendo esse post porque foi causador de uma colisão e agora está sendo cobrado pela seguradora da vítima, recomendamos assistir este vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?”

Cotação Seguro Carro

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

968 respostas para Pago franquia no seguro de carro quando não sou culpado?

  1. rute diz:

    Bati num carro se a culpa for atribuida aos dois pago franquia? E se o seguro nao cobrir a despesa total do carro do outro? Obrigado

    • Jessica diz:

      Rute, bom dia!

      A franquia é obrigatória sempre que o segurado aciona o seguro para fazer o conserto do próprio veículo. Esta cobrança independe de o segurado ser culpado ou vítima.

      A restituição da franquia pode ser solicitada ao causador quando o segurado se considera vítima.

      As seguradoras dificilmente entendem que ambos envolvidos são culpados, buscando interpretar a situação e apreender quem foi o causador. Se a seguradora do outro envolvido concluir que a senhora foi culpada, ela buscará sua companhia para fazer o acerto. Se ela buscar diretamente a senhora, informe a seu corretor para que ele avise sua seguradora para fazerem o acerto.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  2. Meirilaine diz:

    bati no carro e não tenho seguro. Já paguei o q devia p o seguro e agora o proprietário do veiculo acionou o juizado de pequenas causas p q eu pague a franquia.
    eu sou obrigada tbem a pagar a franquia ?

    • Jessica diz:

      Meirilaine, boa tarde!

      Quando o seguro é acionado o segurado paga a franquia e a seguradora cobre a diferença acima da franquia.
      Nos casos em que o segurado é vítima, ele poderá solicitar o ressarcimento da franquia ao causador. Já a seguradora poderá solicitar o ressarcimento da diferença coberta pelo seguro.
      Essas negociações são independentes e o acerto de um não isenta o causador da responsabilidade no acerto com o outro.

      Para se proteger de situações assim no futuro, recomendamos a contratação do seguro de terceiros. Ele tem preço bacana e garante assistência 24h para seu veículo :) Peça sua cotação aqui!

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  3. Wilcléia diz:

    meu pai bateu o veículo em outro carro, acionamos o seguro que autorizou o conserto. Mas o terceiro demorou para levar o carro para consertar, quando ele resolveu ir a seguradora quebrou (NOBRE), e estamos sem seguro. Só que agora ele (terceiro) entrou na justiça contra o nosso corretor, que me ligou informando o ocorrido. Ele pode fazer isso?? Tem algum direito??? O que devo falar para o meu corretor?? Como ele pode proceder???

    • Jessica diz:

      Wilcléia, boa tarde!

      Estamos acompanhando a liquidação extrajudicial da Nobre. Não trabalhávamos com esta seguradora, mas temos colegas do ramo que trabalhavam e foram surpreendidos com este situação.
      A informação que temos é que as apólices da Nobre deixaram de ter validade a partir da liquidação e, portanto, sinistros em aberto não terão mais cobertura. Nossa recomendação neste caso é procurar instrução de um advogado para recorrer judicialmente contra a Nobre e contatar a SUSEP.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  4. Bom dia!
    Eu fui culpada em uma colisão e como não tenho seguro, a pessoa acionou o seu e irei pagar pela franquia. Meu carro também quebrou, posso usar essa franquia dela para consertar o meu também?

    • Jessica diz:

      Deborah, bom dia!

      A cobertura de danos materiais a terceiros só pode ser utilizada quando o segurado assume a culpa e a análise da seguradora dele também conclui desta forma. Como o segurado foi vítima e não causador, a apólice dele não poderá ser utilizada para consertar o seu veículo.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  5. Benedito Edmar diz:

    Bateram no meu carro,e ofereçam pagar conserto numa oficina e não pagar minha franquia porque eles não possuem. O valor é menor que a franquia. Se eu aceitar, perco algo em meu seguro?

    • Jessica diz:

      Benedito, boa tarde!

      Se o seguro do seu veículo não for acionado, não haverá nenhuma perda na próxima renovação. Haveria perda de bônus e cobrança da franquia apenas se o seguro fosse acionado para realizar o conserto.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  6. JAIDE NASCIMENTO SANTOS diz:

    Bom dia, quando se passa o endereço incorreto, e duvidas de como foi o acidente, o seguro pode nao querer pagar? (bateram atras rodei com o veiculo e fugiram)

    • Jessica diz:

      Jaide, boa tarde!

      Caso o endereço incorreto tenha sido decorrente de um erro de digitação ou um engano no momento de checar o endereço para abrir o sinistro, basta informar a seguradora e fazer a correção no processo. O corretor da apólice poderá lhe ajudar a providenciar esta correção junto à seguradora.

      Por outro lado, se a divergência de endereço for decorrente de omissão ou distorção proposital das informações referentes ao sinistro, a seguradora poderá abrir sindicância para verificar o ocorrido e até recusar cobertura por má-fé.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  7. jhonatan santos diz:

    oie bati em um carro e nao tenho seguro o outro tinha paguei a franquia do carro dele no valor de 2.100 e agora a seguradora deles me mandaram uma carta querendo cobra o conserto do carro do cara no valor de 9.700 pode isso? vlw

  8. Maria Clara diz:

    Bati em outro carro, estava errada, a vítima acionou o seguro, eu não possuo, e agora estão me cobrando a franquia no valor em torno de 1.100,00 reais, pedi que fizessem um orçamento em uma oficina particular e deu 800,00 reais o concerto, mas o corretor insiste (praticamente me coagindo) que eu pague a franquia, pq acha que vai ser melhor para a vítima etc, ele até propôs a parcelar o valor, mas eu tenho medo que me acionem novamente no futuro alegando que o concerto deu um valor maior que a franquia, gostaria de saber meus direitos, se eu posso fazer um documento algo assim, garantindo que não vão me acionar novamente e pedir um outro relacionado tudo que foi gasto no carro da vítima. E eu não tenho nem contato com a vítima, parece que ela prefere que o corretor resolva tudo, tenho até minhas dúvidas que ela já tenha pago a franquia. Bom, agradeço desde já.

    • Jessica diz:

      Maria Clara, boa tarde!

      Para que o segurado possa acionar o seguro é necessário que os custos do reparo ultrapassem a franquia. Portanto, se a franquia do segurado é de R$1.100 o conserto tem que ficar acima deste valor. A seguradora cobrirá a diferença acima dos 1.100 e o segurado pagará os 1.100.
      Se ele optar por acionar o seguro e lhe solicitar o ressarcimento da franquia, é possível negociar o parcelamento, mas isso dependerá da negociação entre vocês. Recomendamos solicitar para que façam um recibo em duas vias (uma sua e outra do segurado) assinada por ambas as partes, constando o valor da franquia e que se refere ao “sinistro ocorrido na data xx/xx/2016 no veículo x”. Para precauções além desta recomendamos consultar um advogado.
      O pagamento da franquia ao segurado não isenta o causador da cobrança que pode haver da seguradora, sobre a diferença acima da franquia que foi coberta pelo seguro. Isso significa que mesmo fazendo o acerto da franquia com o segurado-vítima, a seguradora ainda assim poderá lhe cobrar a diferença, pois são cobranças independentes.
      Recomendamos assistir este vídeo sobre o assunto: “Seguradora pode cobrar causador?”

      Caso não concorde com o orçamento da oficina pela vítima, será necessário tentar negociar e em última instância buscar instrução nas Pequenas Causas ou de um advogado.

      Para o futuro recomendamos contratar um seguro de terceiros para se prevenir de situações como essa. É um seguro com preço acessível e que garantirá assistência 24h para seu carro. Peça sua cotação aqui.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  9. Carlos Alberto Rodrigues diz:

    Fui responsável por um acidente (bati atras de outro carro), a vítima acionou seu seguro, estão me cobrando a franquia, sou obrigado a pagar a franquia imediatamente? Posso pedir que façam um orçamento em uma outra oficina? Atualmente estou sem condições financeiras, posso parcelar esse valor? se eu pagar a franquia, o seguro pode me acionar novamente no futuro? E eu não tenho seguro.
    Obrigado desde já.

    • Jessica diz:

      Carlos, bom dia!

      A negociação do ressarcimento da franquia é feita diretamente com a vítima/segurado. Será necessário conversar com ele e verificar se ele concorda em parcelar esse ressarcimento. Outra possibilidade é negociar de parcelar diretamente com a oficina, já que a franquia é paga a ela.
      A seguradora da vítima/segurado poderá lhe cobrar a diferença acima da franquia que será coberta pelo seguro. Maiores detalhes neste vídeo.

      Sobre a oficina, a vítima tem direito de escolher onde consertar o veículo. Se houver grandes divergências sobre o valor e serviços do orçamento, é possível negociar com a vítima de fazer um segundo orçamento em outra oficina. É necessário buscar um acordo sobre o local, respeitando a livre-escolha da vítima.

      Recomendamos fazer a contratação do seguro de terceiros para se proteger dessas situações no futuro. Ele tem preço acessível e garantirá assistência 24h para seu carro. Faça sua cotação aqui.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  10. Roney Bento de Souza diz:

    Tenho seguro e sofri um acidente, é necessário que eu assuma por escrito a culpa para que o terceiro seja ressarcido do prejuízo ? O Boletim de Ocorrência não é suficiente neste caso ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *