Por que fazer seguro de vida? Proteja sua família!

por que fazer seguro de vida - proteja sua famíliaConfira os principais motivos por que fazer seguro de vida para proteger sua família!

Muita gente contrata o seguro de vida pensando especialmente em proteger a família na sua falta, num caso de morte por exemplo. O que muita gente não imagina é que o seguro de vida garante essa proteção não apenas no caso de morte, mas também em vida. Neste post explicaremos exatamente isso, mostrando os principais motivos por que fazer seguro de vida para proteger sua família em diversas situações não apenas de morte do segurado.

Ao final do texto indicamos um outro post onde explicamos como o seguro de vida também protege você mesmo, e não apenas sua família. Não deixe de dar uma olhada, pois são assuntos muito importantes para sua proteção pessoal e não somente familiar.

Se tiver dúvidas escreva nos comentários. Peça também sua cotação conosco!

Cotação Seguro Vida - 2

Proteção familiar no seguro de vida:
Foco na estabilidade financeira!

Quando falamos em seguro de vida pensando na proteção familiar, o foco tem que estar na garantia de estabilidade financeira caso você, provedor ou provedora da renda familiar, vier a faltar. Essa falta não ocorre somente com sua morte, mas também em outras situações como invalidez permanente, doenças sérias ou doenças mais simples mas que o impossibilitam de continuar trabalhando e limitam sua renda.

É por isso que quando falamos no seguro de vida para proteger nossas famílias, temos que pensar em mais do que a cobertura de morte. É isso que faremos abaixo.

Como o seguro de vida protege sua família?

Você verá que alguns assuntos que trataremos parecem difíceis de lidar, pois nos fazem pensar em coisas que ninguém gosta de pensar. Perguntas como “E se você ficar inválido?” ou “E se você vier a falecer?” nunca são agradáveis de se ouvir. Porém, se você possui dependentes, como filhos, enteados e cônjuge, então é imprescindível tratar desse assunto, pois se qualquer dessas coisas ocorrer, eles serão diretamente afetados podendo passar grandes apuros pela falta de renda. Por isso é importante termos coragem de pensar nesses assunto, com consciência e maturidade.

Coberturas para morte

Algumas perguntas ajudam a entender a importância desse seguro e quais coberturas ajudam dentro de cada circunstância.

Se você vier a falecer…

  • …sua família terá recursos para sobreviver nos próximos meses? 

Quem pensa que o seguro de vida está aí para deixar a ex-esposa ou ex-esposo rico, está muito enganado. O valor da indenização do seguro de vida é pensado para que durante os meses após sua morte, sua família continue tendo a mesma renda que você provia, até se restabelecer através de outras fontes de renda. A ideia não é deixá-los milionários, mas sim bem estruturados, com boa estabilidade financeira e sem passar apuros.

  • …sua família terá recursos para pagar toda documentação, burocracias e funeral?

Infelizmente vivemos numa sociedade em que temos que pagar algo até quando morremos. São diversos custos como documentação e outras burocracias.

Há ainda outros custos de extrema importância para a família, como o funeral, flores e cerimonialista.

Nem todas as famílias estão financeiramente preparadas para esses gastos, principalmente quando a morte ocorre inesperadamente num acidente ou doença fulminante. O seguro de vida dá garantia de que sua família terá recursos para fazer tudo isso usando uma pequena fração da indenização. Sua família terá ainda direito à assistência funeral, que além de ajudar com os custos desse evento, também ajuda na organização num momento de extrema fragilidade emocional.

  • …a herança será liberada rapidamente? E os impostos?

Mesmo as famílias que contam com boas heranças ainda podem passar apuros por conta do bloqueio dos bens em inventário. Bens e ativos financeiros vão todos para inventário. A liberação do inventário pode demorar dependendo das circunstâncias, além de a herança sofrer ainda desconto de alguns impostos.

O seguro de vida não sofre taxação de impostos e também não entra em inventário. A liberação da indenização por morte deve ocorrer no máximo em até 30 dias após a entrega da documentação, sendo por isso uma reposição de renda rápida e garantida para sua família.

Coberturas em vida

O seguro de vida não garante a proteção de sua família apenas no caso de morte. Ele também protege enquanto você está vivo. Muitas pessoas desconhecem essas informações e eu, particularmente, as considero ainda mais importantes do que a cobertura de morte.

Todos temos consciência de que um dia iremos falecer e de alguma forma nos preparamos para isso – mas quantas pessoas se precavem ou sequer pensam no risco de não poderem mais trabalhar ou de terem alguma doença grave? É essencial pensar nisso, ainda mais sabendo que um seguro de vida não custa caro.

Vamos ver alguns exemplos que deixam isso claro:

Como sua família ficará se…

  • …você não puder mais trabalhar permanentemente?

Novamente, estamos entrando num assunto difícil de se falar, mas extremamente importante tanto para você quanto para sua família. Existem diversos casos de pessoas que sofreram algum tipo de acidente e tiveram invalidez permanente, total ou parcial. Essas pessoas ficam impossibilitadas de continuar exercendo seus trabalhos e com isso perdem sua renda exatamente quando mais precisam.

Imagine um médico cirurgião que perde a visão. Um pintor que perde o movimento das mãos. Um jogador de futebol que perde o movimento das pernas. A questão aqui não é fazer sensacionalismo, mas mostrar como cada profissão depende fundamentalmente de nosso corpo – de alguns membros corporais mais do que outros.

Se algo assim ocorresse, não apenas você como toda sua família seriam afetados, pois perderiam uma importante fonte de renda. Com a cobertura de invalidez permanente do seguro há a garantia de que numa situação assim tanto você quanto sua família terão recursos financeiros para se estabilizar e buscar novas soluções sem passar necessidades.

  • …você não puder trabalhar temporariamente?

Ainda há situações menos graves, mas que também podem colocar sua família em aperto financeiro. Profissionais autônomos ou empregados que dependem de renda variável praticamente não podem ficar afastados por doenças ou lesões, pois perdem a renda. Mas há situações em que é impossível: Imagine um cabeleireiro destro que machuca o polegar direito e não consegue usar a tesoura. Ou um taxista que quebra um dos braços acidentalmente. Ou um vendedor porta à porta que pegou pneumonia e teve que ficar de repouso. Nenhum deles ficou inválido, apenas teve que se afastar por uns dias até melhorar. Mas nesses dias perderam a renda e nem sempre a família tem como compensar essa perda momentânea.

Existe uma cobertura no seguro chamada “Diárias por incapacidade temporária”, em que o profissional recebe uma indenização por cada dia que fica impossibilitado de trabalhar, mediante apresentação de laudo médico. Isso garante que você e sua família não ficarão sem renda numa situação pontual.

Vale ressaltar que para essa cobertura as seguradoras exigem comprovação de renda. Atualmente os comprovante aceitos são holerite (para empregados) e declaração de imposto de renda (para autônomos ou profissionais sem vínculo), não sendo aceitos outros tipos como extrato bancário ou decore.

  • …se você for diagnosticado por câncer ou alguma doença terminal?

A descoberta de um câncer maligno ou de uma doença terminal é capaz de desestruturar emocional e financeiramente uma família. O seguro de vida ajuda nessas horas também e por isso é altamente recomendado para pessoas que já tem históricos de parentes com doenças assim.

Há uma cobertura chama “Antecipação por diagnóstico de doença” que garante antecipação de parte da indenização da cobertura de morte para a pessoa ainda em vida, desde que seja diagnosticada uma doença terminal e irreversível pelo médico. Esse dinheiro pode ajudar sua família a começar a se restabelecer, assim como pode ser usado por vocês para realizar sonhos e viagens juntos.

Também existe um cobertura de “Diagnóstico de câncer”, geralmente voltada para mulheres por conta do câncer de mama. Essa cobertura garante uma indenização (sem nenhum vínculo com a cobertura de morte) que pode ajudar sua família a custear seus tratamentos, cirurgias etc., assim como pode ser usado por você para outros sonhos e vontades.

Proteção para VOCÊ mesmo

Além de proteger sua família, o seguro de vida também protege você mesmo. Recomendamos a leitura deste outro post onde tratamos deste assunto: “Por que fazer seguro de vida? Motivos para você”.

Cotação Seguro Vida

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

6 Responses to Por que fazer seguro de vida? Proteja sua família!

  1. Paulo Fernandes diz:

    Pretendo adquirir um seguro de vida. Em caso de desistência após, por exemplo, 20 anos, recebo alguma restituição?

    • Jessica diz:

      Paulo, boa tarde!

      Nos seguros de vida usuais não existe possibilidade de resgate parcial ou total.
      Se o senhor tem a intenção de resgatar parte do valor é necessário fazer um seguro de vida resgatável. Ele associa o seguro de vida (cobertura para risco de morte e invalidez permanente) com a previdência privada (cobertura para sobrevivência, com determinado rendimento).

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  2. Amanda diz:

    Ola cuanto me pode sair um seguro de vida para uma senhora de 65 anos? E se me podes dar nomes de empresas q trabalham com seguro de vida. Obrigada

  3. Pingback: Seguro de vida para médicos: quais as melhores coberturas? | Muquirana Corretora de Seguros

  4. Pingback: Seguro de vida para dentistas: principais vantagens | Muquirana Corretora de Seguros

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *