Por que seguro de táxi é mais caro que seguro de carro normal?

Saiba por que o seguro de táxi é mais caro que o seguro de carro convencional e quais as diferenças.

por que seguro de táxi é mais caro que seguro de carro normalSe você é taxista certamente já se perguntou por que o seguro de táxi é mais caro que o seguro de carro normal. Quais fatores determinam esse acréscimo no preço? Há como minimizar esses custos?

Leia também “Importância da cobertura de APP no seguro de táxi”

Neste texto explicaremos os principais fatores que determinam o maior preço do seguro de táxi em relação ao seguro de carro convencional. Se você tiver dúvidas, escreva nos comentários ou contate-nos para que possamos ajudá-lo!

Seguro de táxi VS Seguro de carro normal
Riscos diferentes = preços diferentes

O principal motivo que torna o seguro de táxi mais caro do que o seguro de carro “normal” é que o risco do táxi é maior, devido a natureza de seu uso. De maneira geral a ideia é que, comparado ao carro convencional, o táxi circula por muitos mais bairros, leva muito mais gente, tem quilometragem bem mais alta, enfim, está muito mais exposto ao risco.

Leia também: “Cobertura de lucros cessantes: diferencial no seguro de táxi”

O preço do seguro é calculado a partir do risco a que o veículo está sujeito. Quanto maior o risco, maior será o preço. Como o táxi tem maior risco em diversos aspectos, o seu preço acaba sendo relativamente maior. Vejamos alguns exemplos:

Cotação Seguro Carro - 2

Táxi tem maior risco de roubo

Cada vez mais vemos notícias nos jornal sobre taxistas que são assaltados durante o exercício de sua profissão. É uma realidade muito triste, que muitas vezes até coloca a vida desses profissionais em risco… Em alguns desses assaltos, o carro é levado, com destino principalmente aos desmanches ilegais.

Esse quadro negativo influencia no preço do seguro de táxi, que acaba agravando o risco de roubo e embutindo isso no preço.

Táxi leva diversos passageiros desconhecidos

Esse ponto está relacionado ao que dissemos acima. Como o taxista leva muitos passageiros desconhecidos, está muito mais exposto a situações de risco.

Táxi circula muito mais diariamente

A atividade do taxista exige necessariamente que ele circule muito mais pela cidade do que um motorista convencional. Pessoas comuns dirigem, geralmente, de casa até o trabalho ou faculdade e voltam. No máximo vão até uma área de lazer, como shoppings, parques etc. Já o taxista circula muito mais: num mesmo dia, pode ter que levar um passageiro do centro da cidade até o aeroporto, de um bairro de uma extremidade à outra da cidade, e assim por diante.

Isso faz com que o táxi fique muito mais tempo circulando no trânsito e, consequentemente, esteja mais tempo exposto a riscos de colisão, por exemplo. Não que o taxista vá bater o carro… O taxista é, em geral, ótimo motorista. Mas os outros motoristas (nem sempre tão bons assim) fogem do seu controle,  e isso também influencia no seguro de táxi.

Posso enquadrar meu táxi como carro normal para diminuir custos?

Pode haver quem pense que pode sair dessa situação pela tangente, enquadrando o veículo como carro convencional ao invés de táxi, para economizar com o seguro. Mas não é tão simples assim…

No documento do veículo consta a natureza de sua atividade: veículo de passeio, táxi etc.. Num caso de sinistro (colisão, roubo, etc.) em que o segurado recorra a indenização da seguradora, será exigida a apresentação do documento do veículo e outros documentos. Uma vez constatado que o veículo é, na verdade, um táxi, a seguradora negará o pagamento da indenização.

Não só isso, como ainda poderá processar o indivíduo por ter agido de má fé.

Por isso é muito importante que, ao contratar seu seguro de táxi, você procure instrução de um corretor de seguros especializado, para garantir seus direitos sem dores de cabeça. A Muquirana Seguros tem experiência neste mercado, então não deixe de nos contatar caso precise fazer o seguro de seu táxi.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Estamos de volta! Envie sua pergunta e responderemos toda sexta-feira. E por favor retribua nossa ajuda compartilhando nossos canais com amigos e familiares! :D

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *