Prazos do seguro RC Médico: como funcionam?

Entenda o que é vigência, prazo complementar e prazo suplementar no seguro de RC Médico!

Um dos pontos que mais desperta dúvidas no seguro de responsabilidade civil profissional para médicos (“RC Médico) é o funcionamento de seus prazos: vigência, retroatividade, prazo complementar e prazo suplementar. No post de hoje explicaremos o que é e como funciona cada um desses prazos. Também usaremos exemplos didáticos.

Aproveite e faça a cotação do seu seguro RC Médico conosco. Somos especialistas!

Cotar Seguro RC Médico

Vigência

O prazo comum a toda e qualquer apólice é a “vigência”. Trata-se do período de início e fim da validade do contrato e suas garantias. Durante o período de vigência o estipulante (no caso, o médico) tem cobertura para fatos geradores (atos, erros ou omissões) e reclamações (por escrito, por exemplo e-mail, carta, mensagem, notificação extrajudicial ou judicial) referentes a esse fato que ocorrerem.

Imagem 1 – Vigência no seguro RC Médico

Prazo Complementar

Ao contrário da retroatividade, que “olha para trás” – em outras palavras, “para o passado” – o prazo complementar olha “para frente” ou “para o futuro”.

Ele garantirá que fatores geradores ocorridos dentro da vigência tenham cobertura se a reclamação destes fatos ocorrerem um ano após o vencimento original da apólice. Não cobertura para fatos geradores que ocorram após o vencimento, mas para fatos geradores que dentro do período da vigência original só venham a ser reclamados até 01 ano após seu vencimento.

O prazo complementar costuma ser oferecido gratuitamente pelas seguradoras.

Cotação Seguro Carro – 2

Maiores detalhes neste post.

Imagem 2 – Exemplo Prazo Complementar

Prazo Suplementar

O prazo suplementar funciona com o mesmo fundamento do prazo complementar, porém sua contagem inicia a partir do vencimento do prazo complementar. Além disso, o prazo suplementar geralmente é pago, enquanto que o prazo complementar costuma ser gratuito.

Em resumo, haverá cobertura para fatos geradores que ocorreram durante a vigência original mas cuja reclamação do terceiro (paciente) só ocorreu depois, dentro do prazo suplementar.

Imagem 3 – Prazo Suplementar no seguro RC Médico

Tudo junto

Unindo todas as informações chegamos na Imagem 3 acima. Veja que a vigência original da apólice é o único momento em que o estipulante (médico) tem cobertura para reclamações de fatos ocorridos na vigência. Nos demais períodos isso muda: a retroatividade estende o período para o passado referente a fatos geradores, mas não para reclamações. Já os prazos complementar e suplementar estendem para o futuro o período em que podem ocorrer reclamações referente a fatos ocorridos na vigência original, mas nunca referente a novos fatos ocorridos nos novos prazos.

Faça a cotação do seu seguro RC Médico com nossos especialistas!

Cotar Seguro RC Médico

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *