Pro-rata e prazo curto: diferença no seguro de carro

pro rata e prazo curto - diferença no seguro de carroSaiba a diferença do cálculo pro-rata e da tabela de prazo curto no seguro de automóvel!

Sempre que o seguro de automóvel é cancelado é feito um cálculo para verificar se há alguma restituição de valor ao segurado (cliente). Esse cálculo proporcional pode ser feito na base “pro-rata temporis” ou com base na Tabela de Prazo Curto. Neste post explicaremos a diferença entre esses dois métodos e em que caso cada forma é utilizada.

Confira e escreva nos comentários! Peça também sua cotação de seguro de carro com a Muquirana Seguros Online!

Cotação Seguro Carro - 2

Diferença entre pro-rata e prazo curto

Pro-rata quer dizer “proporcionalmente” ou “divisão proporcional”. No caso do seguro o termo mais correto é “pro-rata temporis”, que significa “proporcionalmente ao tempo”.

Quando um seguro é cancelado e o cálculo de restituição é feito com base pro-rata temporis, a seguradora restituí ao segurado (cliente) o valor proporcional ao tempo de cobertura não utilizado. Por exemplo, se o seguro ficou vigente por 60% do tempo total e então foi cancelado, restam 40% de tempo sem cobertura. Neste caso, será restituído 40% do prêmio pago.

Prazo Curto é uma outra forma de 1) fazer este cálculo de restituição no caso de pedido de cancelamento do segurado ou 2) para determinar quantos dias de cobertura o segurado tem garantido quando o seguro é cancelado por falta de pagamento. Diferente do cálculo pro-rata, o prazo curto usa uma tabela de referência – a Tabela de Prazo Curto.

Abaixo você confere a Tabela de Prazo Curto. Para saber como usar esta Tabela leia este outro post: “Como funciona a Tabela de Prazo Curto?”

Tabela de Prazo Curto de seguro

Quando é usado o pro-rata e o prazo curto?

  • Pro-rata: É usado no caso de rescisão por parte da Seguradora, ou seja, quando a própria seguradora cancela o seguro.
  • Prazo Curto: É usado no caso de rescisão por parte do Segurado (cliente), ou seja, quando você opta por cancelar o seu seguro. E também para os casos de seguros cancelados por falta de pagamento.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

18 Responses to Pro-rata e prazo curto: diferença no seguro de carro

  1. Armando Mari de Camargo diz:

    Jéssica, boa tarde!

    O cancelamento do seguro, a pedido do segurado, é a partir da data de solicitação do mesmo ou protocolo do pedido junto a seguradora ou a cia realiza o cancelamento a partir da data de cobertura técnica da apólice?

    • Jessica diz:

      Armando, boa tarde!

      O cálculo de cancelamento considera a data do dia ou, se for ser programada para o futuro, a data preenchida pelo corretor no momento do cálculo de cancelamento. Esse cálculo virará uma proposta e posteriormente uma apólice, que terá vigência inicial exatamente nesta mesma data preenchida no cálculo.

      Por isso para fazer o cálculo é necessário checar com o corretor da apólice qual data foi preenchida no cálculo de endosso de cancelamento, pois será esta a considerada pela seguradora ao usar a Tabela de Prazo Curto.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  2. debora milchewski diz:

    Bom dia.
    Fiz seguro de automóvel em 4 parcelas, já paguei as parcelas e o seguro está com prazo de 240/365 e vendi o automóvel e solicitei o cancelamento. Como faço o cálculo da restituição?

    • Jessica diz:

      Debora, boa tarde!

      Em nosso blog disponibilizamos uma planilha gratuita onde a senhora preenche as informações e ela faz o cálculo.
      Para fazer o download da planilha veja este outro post.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

    • Boa Noite !

      Qual o tempo máximo que eu tenho que esperar para restituição do meu seguro: Ele foi feito em Fev/2017 e cancelei em Junho 2017
      Valor do seguro : R$ 2.199,00 ( Dois Mil e Cento e Noventa e Nove Reais )
      No aguardp,

      Obrigado !

      • Jessica diz:

        Marcos, boa noite!

        A proposta de endosso de cancelamento já traz nela o valor a ser restituído.
        Uma vez transmitida a proposta de endosso, a seguradora tem até 15 dias para emitir este endosso. A data da restituição deverá constar no endosso ou ser informada pela seguradora em carta. O senhor também pode solicitar para o corretor responsável verificar esta data com a seguradora ou contatar diretamente a seguradora no 0800.

        A devolução pode ser feita mediante cheque, crédito em conta corrente ou ordem de pagamento.

        Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

        Atenciosamente,

  3. Antônio Luiz Ferreira da Silva diz:

    Jéssica,parabéns,voceé excelente.

  4. Rafael diz:

    Olá fiz um seguro parcelei e 4 vezes paguei a primeira e utilizei apenas 20 dias e pedi o cancelamento eles estão me reembolsando quase 50% da primeira parcela isto está correto ??

    • Jessica diz:

      Rafael, boa noite!

      O senhor deverá usar a Tabela de Prazo Curto, olhando na coluna dos duas de cobertura quantos dias o senhor teve e qual o prêmio devido por esses dias. Depois compare com o quanto o senhor pagou na primeira parcela. A diferença será o que a seguradora deverá lhe restituir.

      Recomendamos solicitar ao corretor da apólice para lhe ajudar a fazer este cálculo, pois ele terá os números necessários (valor de parcela, quantidade exata de dias de cobertura etc.).

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

      Atenciosamente,

  5. Dimensão Agrícola diz:

    Boa tarde.
    Fiz um seguro anual de automóvel, divididos em 5 pagamentos. Após 3 meses tive o carro roubado, e a seguradora para fazer a indenização do sinistro está me cobrando as 2 parcelas que faltam. Devo pagar? Tenho direito de restituição das parcelas pagas e não usadas, pois usei somente 3 meses de 12 ?

    • Jessica diz:

      Dimensão, bom dia!

      Quando ocorre indenização integral no meio da vigência, quando o seguro ainda está sendo pago, a seguradora desconta as parcelas pendentes da indenização.
      Isto está previsto nas Condições Gerais do seguro, pois o prêmio do seguro (preço) deve ser pago integralmente independente de o sinistro ter ocorrido no início ou no fim da vigência.

      Ficamos a disposição!

  6. Leonardo Rodrigues diz:

    Eu sou obrigado a pagar a franquia mesmo antes de terem começado a mexerem na moto,ou so quando terminarem?

    • Jessica diz:

      Leonardo, boa noite!

      A franquia é paga à oficina após a entrega do veículo.
      Você pode pagar antes se desejar, mas em qualquer serviço é sempre recomendado pagar somente depois de feito.

      A seguradora não tem nenhuma intermediação no pagamento da franquia à oficina, sendo apenas o valor estipulado no contrato do seguro (apólice).

      Ficamos à disposição!

  7. Guilherme diz:

    Excelente! Meus parabéns pelo Blog

  8. Regina diz:

    Gostaria de saber se eu tenho que pagar a franquia de um sinistro de carro, na qual não foi eu quem provoquei os danos.

    • Jessica diz:

      Regina, boa tarde!

      Desculpe pela demora em responder. Tirei alguns dias de férias e só estou terminando de colocar as dúvidas do blog em dia agora.

      Você só pode ser cobrada pela franquia do seguro de outra pessoa quando é considerada culpada pela colisão.
      Se você não é culpada, não tem qualquer motivo para fazer essa indenização, inclusive porque significaria que está assumindo a culpa.

      Ficamos a disposição!

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *