Quais os seguros indicados para uma construção civil?

Veja lista explicativa de seguros importantes para construção civil, instalação ou montagem!

Construtoras e empreiteiras devem estar atentas ao gerenciamento de risco. Dentro esse plano para minimização de riscos, está a contratação de seguros que permitam transferir à seguradora aqueles riscos inesperados e para os quais dificilmente pode-se arbitrar de alguma forma.

No post de hoje listaremos os seguros que toda construção civil deve levar em consideração dentro do seu planejamento físico-financeiro. Mostraremos quais os riscos cobertos em cada modalidade e exemplos de seu funcionamento.

Somos especialistas em seguros RC Obras, Risco de Engenharia e seguro garantia executante. Clique abaixo para cotar a modalidade de que precisa ;)

Cotar Seguro Garantia de Contratos

Cotar Seguro Responsabilidade Civil – RC Operações – RC Obras – RC Prestação de Serviços

Seguro garantia executante construtor

Todo contrato de construção exige algum tipo de garantia de execução e, às vezes, trabalhista. No geral as construtoras e empreiteiras conhecem as opções de carta fiança (fiança bancária) ou caução. Porém, existe uma opção mais em conta e atrativa: o seguro garantia executante construtor, com cobertura opcional para garantia trabalhista.

A apólice do seguro dá garantia ao segurado (contratante) de execução do contrato no caso de quebra por não conformidade ou prazo pelo tomador (contratado).

Para maiores detalhes, leia: “Seguro garantia construção: como funciona?” e “Seguro garantia construção é caro?”.

Seguro Riscos de Engenharia

Além de garantir o contrato de construção, é importante construtora ou empreiteira proteger a própria obra e os bens desta construção. Para isso existe o seguro para Riscos de Engenharia: no caso de danos físicos à obra ou bens e equipamentos usados ali, contará com cobertura.

Na Imagem 1 abaixo você confere exemplo de cobertura básica deste tipo de seguro.

Imagem 1 (clique para ver) – Exemplo de cláusula de cobertura de seguro Riscos de Engenharia Tokio Marine, versão jan/2018

O foco do seguro de Riscos de Engenharia está nos bens da própria obra e não em bens de terceiros. Para terceiros é necessário seguro descrito abaixo.

Seguro RC Obras Civis, Instalações e Montagens

O seguro RC Obras Civis, Instalações e Montagens tem foco na responsabilidade civil da construtora ou empreiteira sobre danos causados a terceiros durante a realização da obra ou instalação ou montagem.

Diferente do seguro de Riscos de Engenharia cujo foco está na própria construtora/empreiteira, esse seguro foca em danos materiais e danos corporais a terceiros. É o caso, por exemplo, quando um acidente na obra causa danos a imóveis ao redor ou transeuntes que passavam por perto.

A cobertura é dada para danos que ocorrem durante o processo de obra.

Cobertura RC Empregador

Dentro do seguro RC Obras Civis é possível contratar cobertura RC Empregador. Trata-se de cobertura para danos pessoais a trabalhadores com vínculo empregatício que atuam na obra, instalação ou montagem. Caso ocorra acidente de trabalho dentro da obra com morte ou invalidez do trabalhador vitimado, esse cobertura será acionada.

É uma cobertura muito importante para proteger tanto empregados quanto a própria construtora/empreiteira.

Outros seguros interessantes

Os seguros acima são os mais importantes e indispensáveis para obras civis. Porém, todos tem início e fim com o processo da obra e cobertura somente para eventos que ocorram dentro do espaço da obra. Para sinistros fora daquele espaço ou ocorridos após a finalização e entrega da obra, não haverá cobertura.

Para as empresas que desejam se proteger também nessas circunstâncias, vale a pena conhecer as seguintes modalidades:

Seguro RD Equipamentos: Os equipamentos podem sofrer danos dentro e fora da obra. Também estão sujeitos a outros problemas, como danos elétricos, incêndio, raio, explosão, entre outros. Para se prevenir de prejuízos desta ordem, é importante considerar contratação de seguro RD Equipamentos.

Há disponibilidade para equipamentos móveis e estacionários.

O “RD” é sigla para Riscos Diversos. Trata-se de ramo de seguros para seguros que não sejam empresariais, residenciais, pessoais ou de automóvel.

Seguro RC Operações: Se a construtora ou empreiteira tem espaço físico próprio onde faz armazenagem e estoque de recursos e/ou estaciona seus veículos e equipamentos, pode estudar também o seguro RC Operações. Ele objetiva protegê-lo de danos pessoais a terceiros dentro de seu espaço físico, podendo incluir o RC Empregador.

Faça cotação desses seguros conosco. Nossa equipe lhe orientará e ajudar a buscar o melhor custo-benefício!

Cotar Seguro Garantia de Contratos

Cotar Seguro Responsabilidade Civil – RC Operações – RC Obras – RC Prestação de Serviços

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *