Qual é o bônus máximo de seguros?

bônus máximo de seguroDescubra qual é o bônus máximo em seguros e quanto ele lhe garante de economia!

A classe de bônus é uma informação muito importante na hora de renovar seu seguro, pois lhe garantirá um desconto que você não teria sem o bônus. Neste post responderemos qual o bônus máximo em seguros, quanto de economia ele pode lhe garantir na renovação do seu seguro e o que você precisa fazer para chegar nesse bônus máximo. Vamos lá?

Leia a matéria e compartilhe com seus amigos! Aproveita e escreva suas dúvidas nos comentários :)

Quais tipos de seguro tem bônus?

Antes de começarmos é importante saber quais tipos de seguro oferecem o benefício da classe de bônus, para não haver confusão. O mais comum e conhecido pela grande maioria é o seguro de automóvel. Outros tipos de seguro como  seguro residencial, seguro empresarial e seguro de condomínios já vem oferecendo esse benefício em algumas seguradoras (Tókio Marine, por exemplo).

Nosso foco neste artigo será o bônus no seguro de automóvel. Porém, se tiver dúvidas sobre o bônus nos demais tipos de seguro, escreva nos comentários ou nos contate.

Qual o bônus máximo no seguro?

O bônus máximo varia entre as seguradoras, de acordo com as regras previstas nas Condições Gerais de cada uma delas. No geral, a grande maioria trabalha com classe de bônus máxima de 10 (dez), mas a seguradora Itaú Auto RE por exemplo permite ultrapassar em muito essa classe de bônus.

Cotação Seguro Carro - 2

Quanto vale o bônus máximo em desconto?

Antigamente os bônus equivaliam diretamente a um percentual de desconto. A começar por bônus 1 = 10% de desconto, para cada classe adicional ganhava-se mais 5%, limitado ao acumulado máximo de 30% de desconto. Então alguém com bônus 1 tinha 10% de desconto; bônus 2 tinha 15%; bônus 3 tinha 20%; bônus 4 tinha 25%; e bônus 5 em diante tinha 30%.

 Com o tempo isso mudou, e hoje funciona de uma maneira diferente.

Atualmente o bônus é uma das variáveis de precificação do seguro e, nesse sentido, seu peso varia entre as seguradoras. Isso significa que o bônus continua servindo como um desconto, porém o tamanho desse desconto depende da forma de precificação de cada seguradora. Nas Condições Gerais do seguro você encontrará o bônus definido como um “desconto especial”, mas não encontrará valores percentuais específicos, exatamente por essa razão que explicamos.

  • Algumas seguradoras dão peso maior para o bônus na hora de precificar o seguro. Nesse sentido quanto maior o bônus, maior o desconto.
  • Outras seguradoras dão peso menor para o bônus na hora de precificar o seguro. Nesses casos a diferença de preço com bônus 4 e 5, por exemplo, acaba sendo pouca.

O que tenho que fazer para chegar ao bônus máximo?

Neste outro artigo “Bônus de seguro: como funciona? [COM ILUSTRAÇÕES]” explicamos as regras para ganhar classes de bônus no seguro, mas de maneira geral é muito simples: a cada ano que você renova seu seguro, sem interrupção de vigência e sem tê-lo utilizado para sinistros (colisão, roubo etc.) ou para terceiros, você ganhar uma classe de bônus.

Portanto, para você chegar ao bônus máximo de 10, por exemplo, você precisa renovar seu seguro por 10 anos ininterruptos e sem nunca tê-lo utilizado.Por isso, se você já tem bônus máximo, pense bastante antes de abrir mão do mesmo, pois pode demorar bastante para recuperá-los!

Se você tem bônus máximo e por alguma razão vai parar de fazer seguro do seu carro, antes de cancelar ou de deixar de renovar, procure transferir seus bônus para um filho ou filha, pai ou mãe, ou cônjuge. Assim ao menos você não perde um benefício conquistado em tanto tempo!

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

4 Responses to Qual é o bônus máximo de seguros?

  1. FLAVIO diz:

    TENHO UM SEGURO EMPRESARIAL COM CLASSE DE BONUS 5 E TÔ VOLTANDO PARA 4. EU ESTOU PERDENDO QUANTOS %? HOUVE UM SINISTRO NA MINHA EMPRESA.

    • Jessica diz:

      Flavio, boa tarde!

      Cada seguradora atribui um peso ao bônus nas renovações, mas podemos dizer que em média cada bônus pode representar entre 5% e 8% de desconto.

      Para se certificar do quanto foi essa diferença o ideal é fazer duas cotações: uma bom bônus 05 e outra com bônus 04, assim o senhor poderá auferir qual o % de desconto dado pela sua seguradora em específico.

      Também trabalhamos com seguro empresarial e temos excelentes condições :)
      Vou lhe enviar um e-mail sem compromisso!

      Atenciosamente,

  2. jose paulo diz:

    Tenho um seguro com bonus maximo ( seguro itau).
    Comprei um novo carro e transferi esse seguro para o carro novo que comprei.

    Como fiquei 15 anos sem precisar usar o seguro tenho direito a algum ressarcimento em dinheiro?

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *