Qual o prazo e passo a passo da aceitação do seguro de carro

Conheça o funcionamento e prazos de aceitação do seguro de automóvel!

Texto de Tarciza Dalcol, sócia-proprietária da Muquirana Seguros Online

qual o prazo e passo a passo para aceitação do seguro de carroO que é o processo de aceitação de um seguro de automóvel?

O contrato de seguro traz garantias sobre o veículo segurado em situações como roubo, colisão, incêndio etc. Esse contrato prevê o pagamento de indenização para prejuízos e despesas ocorridas com o carro, desde que devidamente comprovadas. A aceitação do seguro de carro é quando a seguradora (que oferta o seguro) aceita os termos dessa garantia.

Quais são os passos para se estabelecer um contrato de Seguro de Automóvel? 

Orçamento: O primeiro deles, é a manifestação das partes (cliente e seguradora) em celebrar este compromisso. Nesta fase o cliente solicita um orçamento e o corretor de seguros, profissional especializado no ramo, fornece opções de preços e coberturas de diferentes seguradoras ao cliente.

Leia também: “O que o seguro de automóvel cobre?”

Proposta: Uma vez escolhido o melhor orçamento, será feita uma proposta à seguradora. Essa proposta é elaborada pelo corretor de seguros com o aval do cliente. A seguradora, por sua vez, analisará a proposta feita pelo proponente (ainda não segurado) e terá um prazo máximo de 15 dias para comunicar a aceitação ou recusa da proposta, sempre com a devida justificativa.

Cotação Seguro Carro - 2

A seguradora poderá solicitar documentação complementar para análise e aceitação do risco uma única vez e se tratando de pessoa física e mais de uma vez quando se tratar de pessoa jurídica. Essas solicitações devem ser devidamente justificadas e, nestes casos, pelo prazo de 15 dias o contrato ficará suspenso até que todos os documentos solicitados tenham sido entregues à seguradora.

Apólice: Depois que a proposta é aceita pela seguradora e a primeira parcela do seguro é paga, a apólice do seguro é emitida. A apólice é o contrato entre segurado e seguradora que determina os detalhes do compromisso entre as duas partes.

O que acontece se o segurado, após ter pago a primeira parcela, tiver sua apólice recusada?  

Em algumas situações (raras, mas acontece) o cliente paga a primeira parcela antes de o seguro ter sido devidamente aceito pela seguradora. Se houver adiantamento do pagamento total ou parcial do seguro e após isso a proposta foi recusada pela seguradora, o veículo ainda terá cobertura por 2 dias úteis após o recebimento da recusa, e os valores pagos serão devolvidos integralmente.

Leia também: “O que é e como funciona a Tabela Fipe no seguro de carro?”

Se passado esse prazo e a seguradora não se manifestar, caracteriza-se a aceitação do seguro por parte da seguradora.

Qual a vigência total de um Seguro de Automóvel?

O início e término da vigência do contrato de seguro se darão às 24 horas das respectivas datas especificadas na apólice.

Como se dá o pagamento do seguro? 

Importa ressaltar que é o pagamento do seguro e de eventuais endossos que garante ao segurado o direito a uma indenização, proveniente dos riscos e limites cobertos pela apólice de seguro contratado. O não pagamento de qualquer parcela acarretará o cancelamento do seguro.

Saiba mais sobre os detalhes do Seguro Automóvel, conversando com um especialista da Muquirana Seguros através do chat no site ou de nossos contatos:

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *