Quando tem que fazer vistoria no seguro de carro? [5 exemplos]

quando tem que fazer vistoria no seguro de carroExistem casos em que a vistoria prévia é obrigatória na hora de contratar o seguro de carro. Veja lista de 05 situações em que a vistoria é obrigatória!

O seguro de automóvel tem diversas regras que nós procuramos explicar aqui no blog de forma fácil e acessível. Uma das regras de menor conhecimento do consumidor é sobre as situações em que vistoria prévia é obrigatória, podendo inclusive comprometer a cobertura do seguro se não for realizada dentro do prazo estipulado pela seguradora.

Neste post iremos listar as situações mais comuns nas quais a vistoria prévia é obrigatória. Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

Aproveite para pedir sua cotação conosco :D

Cotação Seguro Carro - 2

#1 Seguro novo de carro usado

Quando o consumidor faz um seguro pela primeira vez, chamamos de “seguro novo”.

Se o veículo para o qual este seguro está sendo feito é um semi-novo ou usado, a vistoria prévia é obrigatória. A não realização da vistoria comprometerá a cobertura do veículo e poderá gerar recusa por parte da seguradora, cancelando o seguro.

#2 Substituição de veículo por um usado 

Quando a pessoa já possui um seguro de automóvel vigente e troca de carro, é feito um endosso de substituição de veículo trocando o carro antigo pelo novo na apólice.

Se o veículo novo que está entrando no seguro for semi-novo ou usado (ou seja, não for zero km), a vistoria prévia é obrigatória. Se a mesma não for feita, o endosso de substituição não será emitido e poderá ser recusado, comprometendo a cobertura do novo carro.

Esta regra também vale para renovações nas quais há troca do veículo anterior por um outro carro, usado ou semi-novo.

#3 Renovação com quebra de vigência

O seguro de automóvel costuma ter duração de um ano. Passado este período, o segurado (você) faz a renovação. Se a renovação não é feita até a data do vencimento da apólice, ocorre “quebra de vigência”. Por conta disso, ainda que o carro segurado continue sendo o mesmo da apólice anterior, ao renovar o seguro a vistoria prévia será obrigatória.

Vale ressaltar que renovações sem quebra de vigência, ou seja, feitas em dia, não requerem vistoria.

Vamos ver um exemplo para ficar mais claro:

Exemplo 1: Suponha que Maria tem um seguro que vence dia 01 de outubro. Maria decide esperar um pouco e acaba por renová-lo somente no dia 03 de outubro. Como o seguro vencia dia 01 e ela só renovou no dia 03, houve quebra de vigência e a vistoria prévia será obrigatória.

Exemplo 2: Agora suponha que Maria renovou o seguro antes ou até dia 01 de outubro. Neste caso não houve quebra de vigência. Portanto, se ela mantiver o mesmo carro na apólice, não será necessário fazer vistoria prévia.

#4 Seguro cancelado e refeito

Pode ocorrer de um seguro ser cancelado no meio da vigência, por exemplo em decorrência de falta de pagamento.

Após o cancelamento o segurado pode optar por refazer este seguro. Neste novo seguro a vistoria prévia será obrigatória, mesmo que não haja alterações do veículo segurado na apólice anterior.

#5 Regularização de parcela em atraso

Se ocorre atraso no pagamento das parcelas do seguro, pode ser solicitada vistoria para que a situação seja regularizada. Geralmente as seguradoras estipulam uma quantidade de dias de atraso no pagamento para que a vistoria seja obrigatória.

É importante manter as parcelas do seguro em dia para evitar a necessidade da realização desta vistoria, assim como o cancelamento do seguro por falta de pagamento.

Quando não preciso fazer vistoria?

Acima nós listamos as situações mais comuns nas quais a vistoria prévia é obrigatória. Porém, há situações nas quais a vistoria é dispensada e por isso não precisa ser feita.

  • Seguro renovado em dia, sem troca do veículo ou inclusão de coberturas: Se você renovar seu seguro até a data de vencimento, o carro segurado continuar sendo o mesmo e não houver inclusão de coberturas diferenciadas, a vistoria é dispensada. Ou seja, você renova seu seguro sem precisar fazer vistoria.
  • Seguro de carro zero km, antes de tirar da concessionária: Se você faz um seguro novo ou um endosso de substituição para incluir um carro zero km, não há necessidade de fazer vistoria. Contudo, é importante ressaltar que o seguro deve ser transmitido antes de o carro zero km ser retirado da concessionária, enviando nota fiscal com carimbo com data de saída ao corretor para ele encaminhar à seguradora. Se o veículo for retirado da concessionária antes da transmissão do seguro, poderá ser solicitado vistoria prévia, além da perda de alguns benefícios conforme explicamos neste vídeo.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

4 Responses to Quando tem que fazer vistoria no seguro de carro? [5 exemplos]

  1. Karine Giacomassi diz:

    Olá preciso de uma ajuda, tinha um renault sandero 2013 que comprei zero km e sempre teve seguro. Agora comprei um semi-novo fiat punto 2015 e cancelei o seguro que eu tinha do sandero na metade da apólice e fiz um pro punto, porém, achei estranho quando a corretora me ligou e disse que a vistoria do carro semi novo é isenta e não preciso fazer. Devo confiar nesta informação? é possivel que um carro seminovo não precise de vistoria?

    • Jessica diz:

      Karine, bom dia!

      Há situações em que é possível solicitar a dispensa de vistoria, por exemplo quando o carro já era segurado na seguradora. Porém são exceções e não a regra. Recomendamos confirmar com a corretora responsável o motivo da dispensa de vistoria e solicitar a via da apólice emitida.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

  2. Igor diz:

    Ocorreu um erro por parte da seguradora, então n consegui efetuar o pagamento. Devo fazer uma nova vistoria??

    • Jessica diz:

      Igor, bom dia!

      Recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável pela apólice para checar se houve ou não solicitação de vistoria prévia para regularização da apólice. As regras e prazos de vistoria por falta de pagamento dependem de cada seguradora, por isso é necessário checar.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *