Quando tenho direito a carro reserva no seguro de automóvel?

Quando tenho direito a carro reserva no seguro automóvelSaiba quando você tem direito a carro reserva no seu seguro de automóvel!

Quando acontece de nosso carro sofrer uma colisão por nossa responsabilidade ou por responsabilidade de um terceiro, pode ser que fiquemos sem carro por alguns dias até ele ser consertado (no caso de perda parcial) ou até comprarmos outro (no caso de perda total). O carro reserva é uma opção para se prevenir desses dias sem veículo, por isso é preciso atenção na hora de contratar o seguro, checando se há ou não cobertura desse serviço.

Leia também:
[cryout-button-color url=”#” color=”#47AFFF”]”3 vantagens pelas quais a franquia reduzida vale a pena no seguro”[/cryout-button-color]
[cryout-button-color url=”#” color=”#47AFFF”]”Higienização de carro está inclusa no seguro de automóvel?”[/cryout-button-color]

Neste artigo falaremos em que situações você tem direito a carro reserva no seguro de automóvel. Em caso de dúvida, escreva nos comentários!

Você tem carro reserva quando…
Contrata cobertura de carro reserva no seguro

Você tem direito ao carro reserva quando contrata essa cobertura no seguro. Sei que parece redundante dizer isso, mas por falta de conhecimento dessa informação tão básica, muitas pessoas deixam de adquirir esse serviço no seguro.

Cotação Seguro Carro - 2

Dicas na hora de contratar cobertura de carro reserva

Sabendo disso, valem algumas dicas na hora de contratar a cobertura de carro reserva no seguro:

  • Quantidade de dias disponíveis: O seguro pode estipular entre algumas opções de quantidade de dias de carro reserva. Geralmente as opções são de 7 ou 15 dias, ou até ilimitado. Na hora de contratar seu seguro, avalie o custo-benefício da quantidade de dias, lembrando que quanto mais dias um pouco mais caro ficará o preço do seguro.
  • Tipo de veículo: Para as pessoas que fazem questão de determinados diferenciais no carro reserva como ar-condicionado e direção hidráulica, é importante se atentar na hora da contratação. Algumas seguradoras permitem escolher entre carros reserva com mais diferenciais. Se você considera isso importante, procure a opção com diferenciais que melhor atendam sua necessidade.
  • Escolha em rede referenciada ou livre-escolha: Algumas seguradoras trabalham com dois tipos de escolha: você pode contratar cobertura de carro reserva em rede referenciada da seguradora, ou por locadoras de sua livre-escolha. As opções de rede referenciada são mais em conta do que as de livre-escolha.

Atenção!
Para usar o carro reserva a locadora pode exigir alguns pré-requisitos

A maioria das locadoras tem alguns pré-requisitos para pode locar o carro, que no geral é ser maior de 22 anos e ter cartão de crédito (esses critérios podem variar). Por essa razão antes de contratar o carro reserva é extremamente importante checar se você se enquadra dentro dos critérios da empresa e assim poderá usar o serviço.

Carro reserva é benefício gratuito em algumas seguradoras

  • Benefício gratuito para clientes: Algumas seguradoras oferecem carro reserva como benefício gratuito, dentro de até certa quantidade de dias – algumas 7 dias, outras 15 e outras até ilimitado.
  • Benefício em caso de escolha de oficina credenciada: Algumas seguradoras também oferecem o benefício de carro reserva se o carro for levado para uma oficina credenciada da companhia.

Pergunte a nós da Muquirana Seguros Online sobre as seguradoras de seu interesse, e ficaremos felizes em lhe passar ótimos preço nas melhores seguradoras que oferecem o carro reserva gratuito.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

113 Responses to Quando tenho direito a carro reserva no seguro de automóvel?

  1. Ilma diz:

    Bom dia! Meu carro bateu o motor, vou ficar sem carro por alguns dias. Tenho direito a carro reserva nesse caso? A minha apólice não explica .

    • Jessica diz:

      Ilma, bom dia!

      O carro reserva é garantido como cláusula opcional contratada ou benefício. Sem nenhum desses dois, não há garantia de diárias de carro reserva.
      Recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável pela apólice para checar se há carro reserva em um desses dois caminhos no seu seguro.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  2. Antonio Junior diz:

    Olá, minha proposta cobre carro reserva por durante 15 dias em caso de sinistro, porem gostaria de saber em caso de perda total, eu continuo com a cobertura de 15 dias apenas ou a asseguradora disponibiliza o carro ate a indenização ser concluída?

    • Jessica diz:

      Antonio, boa noite!

      A seguradora garante o número de diárias de carro reserva estipulado na apólice, independente de o processo de indenização integral levar mais dias para ser finalizado. O seguro tem opção de permanecer com o carro reserva após o limite de diárias garantido pelo seguro, porém arcando particularmente com as diárias excedentes.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  3. Maria Aparecida diz:

    Boa noite! Compre um up take, com uma semana de uso o ar condicionado estragou, me informaram que leva de 15 a 20 dias
    Para trocar a peça. Nesse caso quem pode ser acionado para um carro reserva? A concessionária ou o seguro.

    • Jessica diz:

      Maria, boa tarde!

      O carro reserva do seguro só pode ser acionado em caso de sinistro, não podendo ser utilizado durante manutenção. Recomendamos solicitar ao corretor responsável pela sua apólice para confirmar esta regra junto a sua seguradora para se certificar.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  4. José Jadson diz:

    queria saber se ja usei uma vez os 7 dias de carro reserva em um sinistro, posso usar novamente caso ocorra outro??

    • Jessica diz:

      José, bom dia!

      Geralmente as seguradoras trabalham com limite máximo que esgota conforme o uso. Ou seja, se foi contratado até 07 dias de carro reserva e em um sinistro foram usados 07 dias, num próximo sinistro não poderá ser utilizado novamente.

      Contudo, é importante solicitar ao corretor da apólice para verificar como funciona a cláusula ou benefício de carro reserva no sua seguradora especificamente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  5. Jhonatan diz:

    OLA BOM DIA BATERÃO NO MEU CARRO EU PARADO EM UM SINAL POREM O QUE BATEU NA TRASEIRA DO MEU CARRO NÃO TEM SEGURO ACIONEI MINHA SEGURADORA AI MEU CARRO VAI FICA PARADO PARA O CONSERTO AI ELES NÃO QUEREM ME PASSA UM CARRO RESERVA PARA MIM DURANTE O CONSERTO E AINDA QUEREM QUE EU LEVE O CARRO PARA AS OFICINA PARA FAZE ORÇAMENTO DO CONSERTO ISSO E CERTO OU ELE QUE TEM QUE PROCURA UM OFICINA ESPECIALIZADA???

    OBG

    • Jessica diz:

      Jhonatan, boa tarde!

      Para ter carro reserva por meio do seu seguro é necessário ter contratado cobertura específica de carro reserva e/ou a seguradora oferecer o mesmo como benefício gratuito. Recomendamos solicitar ajuda do seu corretor de seguros para verificar se o senhor contratou este serviço. Se não houver sido feita a contratação, não haverá cobertura.

      Como o senhor foi vítima, se não tiver carro reserva por meio do seu seguro, é possível negociar com o causador da colisão o ressarcimento das despesas que o senhor terá com carro reserva ou táxi particularmente. A recomendação é negociar com o causador o reembolso. Se não houver acordo sobre o reembolso, é necessário buscar conciliação nas Pequenas Causas ou com ajuda de um advogado.

      Se o carro será consertado por meio do seu seguro, o serviço poderá ser feito em oficina referenciada ou de livre-escolha.
      Na oficina referenciada a garantia do serviço é tanto da oficina quanto da seguradora. Geralmente a liberação do serviço é mais rápida nas referenciadas, já que são parceiras das seguradoras e trabalham dentro do preço médio delas.
      Já nas oficinas de livre-escolha a garantia é somente da própria oficina e é necessário haver acordo entre oficina e seguradora sobre o orçamento. Se houver divergência, a recomendação é solicitar ajuda do corretor para negociar com oficina e seguradora até chegarem num acordo ou, em última instância, remover o veículo para outra oficina.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  6. Gabriel diz:

    Jéssica, bom dia.

    Bateram no meu carro estacionado na rua. O responsável ficou de acionar o seguro do caminhão dele para arrumar meu automóvel. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de ter um carro reserva nesse período e se sim, como proceder.

    Obrigado!
    Gabriel

    • Jessica diz:

      Gabriel, bom dia!

      A cobertura de carro reserva para terceiros é cobertura opcional (e normalmente não é contratada). Recomendamos solicitar ao causador para verificar se há cláusula deste tipo contratada.
      Se não houver, será necessário tentar pleitear o reembolso desta despesa por meio da cobertura de danos materiais. Esta solicitação estará sujeita à análise, podendo ser aceita ou recusada pela companhia.
      Ocorrendo recusa, a recomendação é buscar negociar diretamente com o causador ou buscar instrução nas Pequenas Causas.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

      • Gabriel diz:

        Jéssica, boa tarde.

        Muito obrigado pelo retorno! Na sua opinião, seria melhor eu alugar um veículo durante esse período e tentar esse reembolso, ou melhor utilizar uber/taxi e tentar o reembolso?

        Grato,
        Gabriel

        • Jessica diz:

          Gabriel, boa tarde!

          Disponha! :D

          Entendemos que tanto o aluguel de um veiculo quanto o táxi/uber são passíveis de se tentar a solicitação de reembolso, desde que o senhor tenha os comprovantes. Por isso, em princípio, a dica é não optar por meios de locomoção que sejam difíceis de se comprovar as despesas posteriormente.

          Reforçando que a solicitação estará sujeita à análise da seguradora. Contudo, mesmo no caso de recusa da seguradora vale a mesma dica: não optar por caminhos que não lhe provejam comprovante, já que para buscar conciliação nas Pequenas Causas ou em processo judicial esses comprovantes também serão fundamentais.

          Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

          Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *