Quando tenho direito a carro reserva no seguro de automóvel?

Quando tenho direito a carro reserva no seguro automóvelSaiba quando você tem direito a carro reserva no seu seguro de automóvel!

Quando acontece de nosso carro sofrer uma colisão por nossa responsabilidade ou por responsabilidade de um terceiro, pode ser que fiquemos sem carro por alguns dias até ele ser consertado (no caso de perda parcial) ou até comprarmos outro (no caso de perda total). O carro reserva é uma opção para se prevenir desses dias sem veículo, por isso é preciso atenção na hora de contratar o seguro, checando se há ou não cobertura desse serviço.

Neste artigo falaremos em que situações você tem direito a carro reserva no seguro de automóvel. Em caso de dúvida, escreva nos comentários!

Cotação Seguro Carro – 2

Você tem carro reserva quando…
Contrata cobertura de carro reserva no seguro

Você tem direito ao carro reserva quando contrata essa cobertura no seguro. Sei que parece redundante dizer isso, mas por falta de conhecimento dessa informação tão básica, muitas pessoas deixam de adquirir esse serviço no seguro.

Dicas na hora de contratar cobertura de carro reserva

Sabendo disso, valem algumas dicas na hora de contratar a cobertura de carro reserva no seguro:

  • Quantidade de dias disponíveis: O seguro pode estipular entre algumas opções de quantidade de dias de carro reserva. Geralmente as opções são de 7 ou 15 dias, ou até ilimitado. Na hora de contratar seu seguro, avalie o custo-benefício da quantidade de dias, lembrando que quanto mais dias um pouco mais caro ficará o preço do seguro.
  • Tipo de veículo: Para as pessoas que fazem questão de determinados diferenciais no carro reserva como ar-condicionado e direção hidráulica, é importante se atentar na hora da contratação. Algumas seguradoras permitem escolher entre carros reserva com mais diferenciais. Se você considera isso importante, procure a opção com diferenciais que melhor atendam sua necessidade.
  • Escolha em rede referenciada ou livre-escolha: Algumas seguradoras trabalham com dois tipos de escolha: você pode contratar cobertura de carro reserva em rede referenciada da seguradora, ou por locadoras de sua livre-escolha. As opções de rede referenciada são mais em conta do que as de livre-escolha.

Atenção!
Para usar o carro reserva a locadora pode exigir alguns pré-requisitos

A maioria das locadoras tem alguns pré-requisitos para pode locar o carro, que no geral é ser maior de 22 anos e ter cartão de crédito (esses critérios podem variar). Por essa razão antes de contratar o carro reserva é extremamente importante checar se você se enquadra dentro dos critérios da empresa e assim poderá usar o serviço.

Carro reserva é benefício gratuito em algumas seguradoras

  • Benefício gratuito para clientes: Algumas seguradoras oferecem carro reserva como benefício gratuito, dentro de até certa quantidade de dias – algumas 7 dias, outras 15 e outras até ilimitado.
  • Benefício em caso de escolha de oficina credenciada: Algumas seguradoras também oferecem o benefício de carro reserva se o carro for levado para uma oficina credenciada da companhia.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel com a gente!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

123 respostas para Quando tenho direito a carro reserva no seguro de automóvel?

  1. juciara diz:

    Meu amigo bateu o carro em quase uma semana atrás numa curva em uma noite que chovia devido a pista está molhada o carro derrapou e bateu em um porte que ele não era pra está onde estava, pq o porte e entre a pista e uma calçada, tem muita gente que já denunciaram para que tirem o poste de onde esta, fora isso ele bateu e tem seguro, o reboque foi no devido lugar e levou o carro pra casa dele que está danificado apenas a frente amasso muito, no caso o seguro era pra ter levado o carro logo pra onde? Poderia levar o carro pra casa e esperar a analise com o carro em casa?

    • Jessica diz:

      Juciara, boa tarde!

      O guincho do seguro leva o veículo para o endereço de preferência do segurado. No geral, quando é expediente comercial, a recomendação é levar para uma oficina referenciada (ou de livre-escolha se o segurado desejar). Se já passou do expediente e os comércios estão fechados, o veículo pode ser removido para o pátio da seguradora ou para a residência do segurado, conforme ele preferir.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  2. SABRINA GALDINO diz:

    Ola Jéssica tudo bem,

    Possuo um Seguro Auto pela Sla America seguros e na apólice disponho de carro reserva em caso de sinistro.

    Porém, estou com o meu carro em uma oficna mecanica e muito provavelmente precisarei fazer o motor do carro por falta de manutenção do antigo dono.

    Pergunto-lhe, diante desse período em que vou ficar sem o meu auto, poderia esta acionando o carro reserva da minha apólice??

    • Jessica diz:

      Sabrina, boa tarde!

      O carro reserva do seguro pode ser utilizado no caso de sinistros cobertos na apólice (colisão, roubo, furto, alagamento etc.).
      Para casos de pane ou manutenção, será necessário verificar junto à seguradora. Para isso recomendamos solicitar ao corretor da apólice para checar essas informações para a senhora ;)

      Lembrando que fazendo seu seguro conosco, a senhora contará com departamento especializado para lhe atender em situações assim, verificando informações e fazendo todas as solicitações para a senhora. Quando for renovar seu seguro cote com a gente: http://muquiranaseguros.com.br :)

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  3. Fernando diz:

    Bom dia.
    Deixei meu carro em uma concessionária para fazer revisão e o mesmo foi furtado de dentro do estabelecimento. A concessionária me ofereceu um carro reserva até que se resolva a situação, porém o mesmo não conta com seguro total, ou seja, qualquer acidente que possa vir a ocorrer quando eu estiver utilizando o mesmo, terei que arcar com as consequências e prejuízos.

    O meu carro (o que foi roubado da loja) tem seguro total, inclusive com cobertura a danos de terceiros.

    A concessionária se recusa a me fornecer o carro reserva com o seguro total. Posso exigir que o carro reserva tenha cobertura de seguro total?

    Obrigado.

    • Jessica diz:

      Fernando, boa noite!

      Nos carro reservas oferecidos como cobertura ou benefício do seguro de automóvel, o contrato de locação é feito diretamente com a locadora. As locadoras geralmente incluem uma cláusula de seguro para a locação e solicitam um calção ou limite mínimo de cartão de crédito no valor da franquia deste seguro para um eventual sinistro. Portanto, nos carros reservas oferecidos dentro do seguro, geralmente existe a cobrança de franquia para danos ao veículo, porém a diferença acima da franquia é coberta pelo seguro previsto em contrato.
      O seguro cobre as diárias contratadas desse carro reserva, mas não se responsabiliza pela franquia ou seguro previsto em contrato.

      Sabendo disso, como a concessionária responsável pela perda de seu carro está oferecendo um carro reserva sem nenhum seguro, recomendamos negociar ao menos nesses termos, que é prática normal de mercado: uma franquia para caso de danos, mas de modo que valores superiores a esta franquia fica a encargo deles. Importante esta informação constar em contrato por precaução.
      Não recomendamos pegar o carro reserva sem seguro ou sem estes termos estarem previstos em contrato, pois a cobertura de terceiros do seu seguro não poderá ser usada se algo ocorrer com este “carro reserva” já que ele está sendo oferecido pela concessionária, que não se configura como terceiro de danos causados pelo veículo segurado.

      Se não for possível chegar a um acordo por essas vias, recomendamos consultar um advogado.

      Lembrando que se o senhor tiver cobertura ou benefício de carro reserva em seu próprio seguro, poderá acioná-lo pelas diárias contratados, até a data do pagamento da indenização integral quando o carro reserva deve ser devolvido.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  4. Larissa Luz diz:

    Fui o terceiro de uma colisão de veículo. Foi aberto sinistro junto à seguradora do motorista que provocou a colisão. Ao tentar acionar o meu carro reserva no sinistro da seguradora congênere (serviço o qual já utilizei por também ter sido vítima em colisão ocorrida há cerca de cinco anos), fui informada pela minha seguradora que, caso o orçamento da oficina referenciada não atinja o valor da franquia do meu seguro, eu não posso utilizar o carro reserva.

    Se eu fosse a responsável pela colisão faria todo o sentido do mundo – se eu causei o acidente, pago a franquia para conserto do meu carro e então tenho direito ao carro reserva, mas eu fui o TERCEIRO, não fui responsável pela colisão, pago todo ano pelo carro reserva para não ficar a pé e agora eu NÃO POSSO usar? Como assim? Isso procede?

    • Jessica diz:

      Larissa, boa tarde!

      Atualmente as seguradoras trabalham com esta regra de liberação do uso de carro reserva: O segurado pode usar a cobertura, mesmo sem acionar seu próprio seguro, desde que os custos do reparo atinjam a franquia.
      Entendemos e concordamos com seu ponto de vista, porém realmente é o procedimento padrão da grande maioria das seguradoras atualmente.

      Tratamos deste assunto neste outro post, caso queria dar uma olhada: “Seguro cobre carro reserva para terceiros?”

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  5. Wanderson Luiz Vieira diz:

    Boa noite,bateram em meu carro,tenho direito a um carro reserva?
    Sou o terceiro nesse caso é dependo do carro para levar meus filhos na escola e ir para o trabalho.

  6. Daniel do Nascimento diz:

    Fiz seguro do meu carro com carro reserva, fui então fazer o uso do benefício e quando cheguei na locadora que fui direcionado para pegar o carro me pediram uma calção de 1000,00 reais , mais em momento algum me informarão sobre isso na contratação e nem tem no meu contrato isso. o que deve fazer.

  7. sergenson nascimento diz:

    contratei a hdi seguros e na hora de solicitar o carro reserva me foi exigido um cartão com limite mínimo de 1.000,00 ou um cheque nesse valor pra poder retira o carro em uma locadora. isso é legal? pois não consta isso no contrato.

  8. alexandre rejes diz:

    bateram no meu carro ,querem fazer so parte do serviso alegando que o carro ja estava velho e com avarias,so tenho ele trabalho e atendo minha familia tenho direito deque?
    estou desde Dezembro tentando consertar o carro.
    laterar esquerda,tenho orç da PSV.

    • Jessica diz:

      Alexandre, bom dia!

      O seguro de terceiros deverá cobrir o reparos dos danos decorrentes da colisão causada pelo segurado. O seguro não cobre danos anteriores ao sinistro.
      Será necessário buscar um acordo com a seguradora quanto ao conserto e, não sendo possível chegar a um senso comum, buscar ajuda das Pequenas Causas ou de um advogado.

      Caso o senhor utilize o carro como meio de renda é possível solicitar indenização de lucros cessantes mediante apresentação de comprovantes de renda vinculados à atividade que utilize o veículo. A seguradora poderá solicitar alguns documentos para análise.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/tBvlFDUco7A

      Atenciosamente,

  9. Solange Roma diz:

    meu carro ferveu dai vai ficar 40 dias no concerto .
    o seguro me emprestou por 10 dias
    carro, quero saber se e a concessionaria e obrigada a me dar um carro nesse periodo.?

    • Jessica diz:

      Solange, bom dia!

      Recomendamos consultar diretamente a concessionária para checar se eles fornecem carro reserva.
      Como trabalhamos somente na área de seguros, não temos informação sobre este tipo de procedimento por parte das concessionárias.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

      Atenciosamente,

  10. Rafael diz:

    Estou pegando um carro reserva. Mais onde aluguei disse que pra outra pessoa dirigir o carro teria que está pagando 7 reais por dia, isso conferi? Sendo que em meu seguro conta eu como titular e a pessoa tbm está no seguro!

    • Jessica diz:

      Rafael, boa tarde!

      As regras de locação variam entre as locadoras. O seguro garante o pagamento do carro reserva para o segurado pelo dias contratados, respeitadas essas regras da locadora. Por isso, se a mesma informa que existe esta taxa para condutores adicionais, estando no contrato de locação, é uma cobrança legal.

      Contudo, caso tenha dúvidas sobre este procedimento, recomendamos solicitar a seu corretor para verificar junto à seguradora.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *